“CROMOSSÔNIA” LA CREACIÓN AUDIOVISUAL A TRAVÉS DE LA CROMESTESIA: PERCEPCIÓN SINESTÉSICA DE MÚSICA Y COLOR
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2025-12-05
Autores
Ramos Fernandez Carlos Andres
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Se entende por Sinestesia à percepção simultânea de dois ou mais sentidos de um indivíduo, onde percebe um estímulo a partir de informações sensoriais; o anterior aplica à cromestesia, um dos ramos que baseia na percepção da visão e audição, produto da associação de som-cor. Por meio de um projeto audiovisual aborda-se sua relação e como o videoclipe e a performance audiovisual podem ser potenciais meios de expressão. A partir de alguns antecedentes no assunto comprova-se que autores como Oskar Fischinger na música visual e Aleksandre Scriabin no espetáculo sinfônico de luzes criaram mecanismos para exteriorizar sua percepção subjetiva relacionada às cores e como exercem suas obras focando no aspecto cromestésico.
O propósito deste projeto é criar e testar um método que permita associar frequências de som com tons de cor e também aplicar um recorte de som-cor numa obra de videoclipe por meio de uma composição musical.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.
Palavras-chave
Sinestesia, videoclipe, performance-audiovisual, composição-musical