Análise Espacial Multicritério para um Traçado Ferroviário Preliminar com SIG-T e AHP: O Caso da Conexão entre os Portos Secos de Cascavel e Foz do Iguaçu
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Data
2025-12-22
Autores
Ramos, Adriana Zamora
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Resumo
Durante a fase de projeto de uma ferrovia, a definição do traçado é uma etapa crítica no plane
jamento dessa infraestrutura, envolvendo decisões complexas que impactam custos logísticos,
eficiência operacional e sustentabilidade ambiental. Este trabalho tem como objetivo propor e
analisar um traçado ferroviário preliminar para a conexão estratégica entre os portos secos de
Cascavel e Foz do Iguaçu (PR), utilizando uma abordagem de Análise Espacial Multicritério
que integra o Processo de Análise Hierárquica (AHP) e Sistemas de Informação Geográfica
aplicados a Transportes (SIG-T). A metodologia consistiu na estruturação de uma base de
dados geoespaciais (altimetria, hidrografia, uso do solo, entre outros) e na consulta a um pai
nel de especialistas para ponderação de variáveis. Inovou-se ao aplicar algoritmos em Python
para a verificação automatizada da Razão de Consistência (RC) das matrizes de julgamento,
o que resultou na depuração e otimização do modelo inicial de nove para cinco critérios fun
damentais. Os resultados indicaram que a Altimetria (35,85%) e a Hidrografia (27,16%) são
os fatores determinantes para a viabilidade do trecho. A aplicação do algoritmo de Caminho
de Custo Mínimo (Least Cost Path) sobre a superfície de adequabilidade gerou um traçado
que minimiza os volumes de terraplenagem e evita zonas de conflito ambiental, validando a
hipótese de que a eficiência geométrica é prioritária na região oeste paranaense. Conclui-se que
a integração AHP-SIG, suportada por validação estatística, oferece uma ferramenta robusta
para subsidiar a tomada de decisão em fases de pré-viabilidade.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil de Infraestrutura.
Palavras-chave
Planejamento Ferroviário, Análise Multicritério (AHP), SIG-T, Otimização de Traçado