TCC - Engenharia Civil de Infraestrutura

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ILATIT - Centro de Tecnologia e Infraestrutura - Bacharelado em Engenharia Civil

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    Parâmetros de dosagens de concretos com cimento LC3: um levantamento de indicadores da literatura.
    (2024) Cavaler, Giovanna Carla
    O setor cimenteiro é um dos maiores emissores de CO2 globalmente, tornando a busca por alternativas mitigatórias de essencial importância. A redução das emissões de CO2 pode ser obtida pela diminuição da quantidade de clínquer no cimento, impulsionando a pesquisa em materiais cimentícios suplementares (SCMs). O LC3 (Limenstone Calcined Clay Cement), um tipo de cimento composto por argila calcinada e calcário, surgiu como uma solução promissora. No entanto, a utilização deste cimento apresenta grandes desafios, pois suas propriedades de trabalhabilidade são afetadas pela alta finura e pela estrutura em forma de folha da argila calcinada. Este estudo tem por objetivo estabelecer parâmetros para dosagens de concretos com cimento LC3 para auxiliar na viabilização do uso em concretos. Este estudo consiste em uma pesquisa de caráter aplicado que utiliza uma abordagem quantitativa, integrando os métodos de revisão sistemática da literatura e meta análise com coleta de dados secundários e a partir destes dados estabeleceram-se alguns parâmetros como, quantidade de cimento LC3 em função da resistência, relação a/c em função da resistência, volume de agregado e volume de água, além da obrigatoriedade no uso de aditivos para a aquisição de uma trabalhabilidade adequada, Estes parâmetros servem para balizar as dosagens com cimento LC3. Como resultado da pesquisa realizada foram obtidos que para resistências de até 50 Mpa foram obtidos 310 kg/m³ de cimento para uma relação ac de 0,4 a 0,6 e para resistências superiores a 50 MPa foram obtidos 310-400 kg/m³ de cimento e uma relação a/c de 0,35.
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    Metodologia multicritério como ferramenta de diagnóstico e avaliação de mobilidade turística para a região de Foz do Iguaçu/PR.
    (2024) Santos, Diego dos
    Este estudo investiga a aplicação da metodologia multicritério como ferramenta de diagnóstico e avaliação de mobilidade turística na região de Foz do Iguaçu, PR, desenvolvida a partir da metodologia MIVES, um modelo integrado de valor para avaliações sustentáveis. A mobilidade urbana desempenha um papel crucial no desenvolvimento sustentável das cidades, impactando diretamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos visitantes. Para abordar essa questão complexa, criou-se uma árvore de indicadores que abordou aspectos de infraestrutura turística, mobilidade e acessibilidade nos dez pontos turísticos escolhidos da região. A pesquisa envolveu a coleta de dados por meio de questionários e observações de campo, seguida de uma análise quantitativa e qualitativa e calibração dos dados. Os resultados revelaram diferenças significativas na qualidade da infraestrutura turística entre os destinos estudados, com algumas áreas demonstrando necessidade de aprimoramentos. Itaipu Binacional e Ecomuseu Itaipu se destacaram em componentes urbanos, estacionamento e conforto para pedestres, enquanto o Templo Budista e o Kattamaran II apresentaram pontuações mais baixas em diversos critérios, como sinalização e circulação de veículos leves. A pesquisa conclui que a aplicação da metodologia multicritério oferece uma abordagem abrangente para avaliar a mobilidade turística, subsidiando a tomada de decisão para melhorias na região, visando o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos em Foz do Iguaçu.
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    Estudo de caso: gestão de fluxo de informações de pedidos e execução de revestimento cerâmico em uma obra em Ciudad del Este.
    (2024) Correia, Gabriel Angelo da Silva
    A gestão na indústria da construção civil tem exigido cada vez mais a adoção de métodos que gerem fluidez na obra do início ao fim da sua execução. Essa fluidez pode ser afetada por atraso na chegada, mal armazenamento e má execução dos materiais de construção civil. Esses fatores geram retrabalhos, aumento do custo da obra e atraso no prazo de entrega. Logo, este trabalho tem como objetivo criar um método de investigação do fluxo formal de informações de pedidos e execução de revestimento cerâmico em um edifício em execução em Ciudad Del Este – Paraguai, e consequentemente propor um método de fluxo de informações, baseando-se em técnicas da construção enxuta (Lean Construction) e cadeia de suprimentos e aplicá-lo na execução da parte de acabamento da obra. O método utilizado se baseou em pesquisa bibliográfica, estudo de caso exploratório através de entrevista semiestruturada com responsável técnico onde, através dos dados qualitativos obtidos, se possibilitou a definição do fluxo de informações na obra de estudo e a criação de um fluxo formal de informações de pedidos e execução de revestimento cerâmico baseado em BIM 4D, resultando em uma padronização e diminuição de 47% no tempo dos pedidos e execução dos insumos considerados no estudo de caso.
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    Análise comparativa da eficiência de operabilidade de um projeto hidrossanitário desenvolvido com programas de Building Information Modeling (BIM).
    (2024) Wollmann Silva, William
    A tecnologia BIM (Building Information Modeling) desempenha um papel crucial na otimização e aprimoramento dos projetos na engenharia civil. Essa abordagem, que integra informações e dados em um modelo virtual tridimensional, tem ganhado destaque pela sua capacidade de proporcionar maior eficiência, precisão e colaboração ao longo de todo o ciclo de vida de uma obra. Nesse contexto, programas como QiBuilder e Revit têm se destacado como ferramentas essenciais para a modelagem e o dimensionamento de projetos hidrossanitários, oferecendo recursos avançados e facilitando o trabalho dos profissionais da área. Neste contexto, este trabalho tem o propósito de realizar uma análise comparativa buscando avaliar a eficiência de operabilidade entre esses dois programas, no que se refere a modelagem e ao dimensionamento de um projeto hidrossanitário de uma tipologia residencial de dois pavimentos. Para isso, tomou-se como base um projeto residencial composto por dois pavimentos, no qual foram lançadas as instalações de água fria e esgoto sanitário e comparados os resultados obtidos. Dessa forma, concluiu-se que o QiBuilder é mais eficiente que o Revit (sem a utilização de ferramentas de programação visual) quando se diz respeito a projetos hidrossanitários, pois oferece relatórios de dimensionamento mais completos e possibilita realizar o lançamento dos sistemas automaticamente.
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    Otimização topológica de treliças bidimensionais pelo método dos elementos finitos.
    (2024) Da Silva, Tiago Henrique Gonçalves
    A otimização estrutural visa encontrar os valores ideais para variáveis, garantindo que todas as restrições sejam respeitadas, e utiliza critérios matemáticos e mecânicos para identificar projetos ótimos de estruturas ou elementos. Sua importância reside na maximização da confiabilidade, eficiência de custos e sustentabilidade ambiental. O contínuo desenvolvimento de novas construções proporciona uma oportunidade para aplicar avanços recentes na otimização estrutural, visando sistemas estruturais mais eficientes, mantendo os objetivos de projeto. A otimização topológica é um método que determina a distribuição ideal de material em um domínio de projeto, baseando-se na análise do comportamento mecânico da estrutura, considerando aspectos como flexibilidade, frequências naturais e distribuição de tensões. O objetivo do presente trabalho é determinar a distribuição de barras em treliças bidimensionais por meio da otimização topológica e do método dos elementos finitos. Este estudo propõe a otimização topológica de treliças bidimensionais através do método dos elementos finitos, no qual foram realizadas otimizações em três treliças com diferentes configurações de barras. Para o desenvolvimento do trabalho, foi elaborado um algoritmo em Fortran para otimização topológica. Esse algoritmo foi responsável por eliminar barras e nós que atendessem ao critério de otimização. Além disso, para auxiliar o algoritmo de otimização, foi implementado um código em Fortran para determinar os esforços e deslocamentos atuantes na treliça pelo método dos elementos finitos. Os resultados mostram a obtenção de diferentes distribuições de elementos nas treliças analisadas, resultando na redução do número de barras e, consequentemente, no peso total da estrutura.
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    Uso de métodos simplificadores para determinação da descarga de sedimentos totais em rios: caso rio Amambai - MS.
    (2023) Pontes, Álef Kevin de Oliveira
    Este estudo de pesquisa teve como principal objetivo a identificação de um modelo matemático eficiente para antecipar a descarga de sedimentos no Rio Amambai, localizado entre os municípios de Itaquiraí e Naviraí, no estado do Mato Grosso do Sul, utilizando um banco de dados histórico de descarga de sedimentos. A complexidade do comportamento dos sedimentos em cursos d'água justifica a prática comum de enviar equipes a campo para coleta de amostras e a realização de análises laboratoriais necessárias, resultando em ônus considerável para as empresas. Os modelos matemáticos destacados nesse contexto foram o Método Modificado de Einstein e o Método Simplificado de Colby, ambos reconhecidos no cenário brasileiro. A pesquisa utilizou o banco de dados fornecido pela Hidrelétrica de Itaipu, abrangendo uma extensa série temporal que contemplou diversas condições climáticas, incluindo períodos de chuvas e estiagem. A aplicação dos dados aos métodos foi conduzida por meio de softwares especializados, com o intuito de extrair padrões de comportamento das partículas de solo em diferentes contextos climáticos. Os resultados obtidos para o Rio Amambai indicaram a eficácia tanto do Método Modificado de Einstein quanto do Método Simplificado de Colby na previsão do transporte de sedimentos. No entanto, foi necessário criar um gráfico de coeficientes de correção para ajustar os valores preditos em relação aos valores históricos de descarga, buscando obter previsões mais precisas. A contribuição significativa deste estudo reside na validação dos métodos matemáticos, representando uma alternativa viável para a redução de custos. As simulações por meio desses métodos têm o potencial de substituir medições em campo, resultando em uma economia particularmente relevante, visto que as visitas mensais em campo podem ser reduzidas gradualmente para visitas semestrais, mantendo a qualidade das estimativas de descarga de sedimentos para o curso d'água. No entanto, é crucial reconhecer limites, como a necessidade de cautela na generalização dos resultados para outros cursos d'água e a consideração das peculiaridades locais que podem impactar a aplicabilidade dos modelos em diferentes cenários.
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    Caracterização de asfaltos envelhecidos em serviço.
    (2024) Lubérisse, Clesca Eddy
    Este estudo avaliou o desempenho de asfaltos envelhecidos oriundos de misturas asfálticas fresadas em via urbana de Foz do Iguaçu/Paraná. Foram realizados ensaios convencionais, tipo ensaio de penetração e ponto de amolecimento para avaliar a consistência do asfalto envelhecido em serviço. Também foram realizados ensaios reológicos para avaliar a resistência do asfalto envelhecido em serviço ao afundamento de trilha de roda em altas temperaturas. Adicionalmente, também se avaliou a resistência ao trincamento por fadiga em temperaturas intermediárias para esse asfalto envelhecido em serviço. Comparando um asfalto 50/70 original com o asfalto envelhecido em serviço, se constatou desempenho inferior do asfalto envelhecido do ponto de vista do afundamento de trilha de roda, no entanto, para a resistência ao trincamento por fadiga, o asfalto envelhecido apresentou comportamento superior. Além disso, do ponto de vista da viscosidade do asfalto para adição aos agregados numa mistura asfáltica, se observou que o asfalto envelhecido em serviço requer, em média, temperatura 5ºC acima da temperatura média verificada para o asfalto 50/70 original.
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    Análisis y diagnóstico del grado de congestionamiento de una intersección vehicular localizada en Ciudad del Este, Paraguay. Estudio de caso - ruta PY-02 Mariscal José Félix Estigarribia y calle 10 José Félix Bogado.
    (2024) Piñanez Cardozo, Andrés Eduardo
    El desarrollo socioeconómico representa uno de los factores que propician el aumento de la tasa de urbanización, resultando en el incremento de la demanda de transporte en las áreas urbanas, esto es, el aumento del tráfico vehicular es proporcional al crecimiento urbano, ocasionando la saturación de las infraestructuras viales, lo que resulta en el desbalance entre la oferta y demanda de las carreteras, excediendo su capacidad, elevando los tiempos de viajes, generando embotellamientos y causando trastornos a los usuarios. Teniendo en cuenta que la principal fuente de empleos en Ciudad del Este se encuentra concentrada en un solo punto, esto es consecuencia de la influencia que la región posee sobre el crecimiento financiero del departamento debido al intercambio comercial que existe con el Brasil, por lo tanto, la necesidad de traslado con sentido al microcentro resulta en altos índices de flujo de tráfico desplazándose simultáneamente en horarios de pico sobre la ruta nacional PY-02. Cabe destacar que la capital del Alto Paraná fue protagonista de obras de infraestructura vial con el objetivo de mitigar esta problemática y dispersar adecuadamente el volumen vehicular en la última década, sin embargo, en la intersección del kilómetro 10, compuesta por la ruta PY-02, avenida Mariscal José Félix Estigarribia y la calle 10 José Félix Bogado es posible observar un punto de conflicto significativo, especialmente para aquellos usuarios que residen en la ciudad adyacente a la capital, el distrito de Minga Guazú, cuyo única vía de acceso a la ciudad es la ruta nacional e inherentemente la intersección del kilómetro 10, ocasionando embotellamientos y por consiguiente atrasos. Por ende, el presente trabajo visa realizar un análisis de flujo de tráfico y determinar si el grado de congestionamiento actual en el área de estudio representa un problema que requiera de alguna intervención. El volumen fue verificado por medio de aforos vehiculares en campo realizados durante 3 días consecutivos teniendo en cuenta los horarios de máxima de demanda durante la mañana y tarde, así como también el período del mediodía; donde se constató que el periodo vespertino, con inicio entorno de las 17:00, presenta el peor desempeño de la intersección, especialmente en el segmento con sentido Minga Guazú-Ciudad del Este, dónde se observó filas de más de un 1 kilómetro de extensión y fue registrado un volumen máximo medio de 3.864 ucp/h, constatando la saturación de la vía, ultrapasado las 3.200 ucp/h recomendados para un conjunto de ambos sentidos, a su vez se verificó que la tasa de flujo vehicular en el intervalo de mayor demanda es de 4.413 ucp/h que corresponde a un exceso de 14,2% con relación al volumen máximo medio registrado; asimismo, también fue determinado que la flota vehicular en Ciudad del Este en la próxima década tiende a duplicarse. Por lo tanto, se concluyó que es necesaria una intervención en el área de estudio, siendo recomendado a largo plazo, una solución de alto costo por medio de la adecuación del diseño geométrico de la intersección a través de la ejecución de un paso a desnivel, o la implementación de una rotonda que permita una mejor distribución de los volúmenes, facilitando su planificación por medio de la implantación de señalización semafórica como solución a corto plazo.
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    Área de Preservação Permanente da bacia hidrográfica do rio Mathias Almada nos anos 2013 e 2023: Delimitação e quantificação
    (2023) Ocampos, Juan Gabriel Ocariz; Orientação
    A urbanização se apresenta como atividade antrópica, cujos aspectos de expansão e ocupação interagem com o meio ambiente, que impacta de forma direta no equilíbrio e biodiversidade do meio em que ocorre. Diante do processo histórico de expansão urbana planejada seguindo apenas interesses econômicos é que, há alguns anos, o Estado entende a bacia hidrográfica como uma unidade geográfica de planejamento do uso e ocupação do solo, na qual interesses econômicos deveriam estar integrados com princípios físicos como a força gravitacional, ecológicos, sociais e políticos. Como medida de mitigação do risco causado pela deterioração ambiental a nível mundial é que, no Brasil, desenvolveram-se leis e resoluções federais, estaduais e municipais, dentre as quais cita-se a Lei de Proteção da Vegetação Nativa, ou novo Código Florestal (lei federal n° 12.651 de 25 de maio de 2012), que revogou o Código Florestal de 1965 (lei federal n° 4.771/65), e que dispõe, entre outras coisas, sobre a proteção de vegetação nativa e delimita áreas de preservação permanente – APP, correspondentes às faixas marginais, próximas a qualquer curso de água natural perene e intermitente, que protegem do uso e ocupação antrópicos em áreas de largura relativa à largura das correntes de água. O objetivo desta pesquisa foi analisar a situação de uso e ocupação do solo nas áreas de proteção legal na bacia hidrográfica do rio Mathias Almada, por esta tratar-se da segunda mais populosa da cidade de Foz do Iguaçu – Paraná, segundo disposições legais vigentes concernentes às áreas de preservação permanente - APP através do geoprocessamento, nos anos 2013 e 2023. Delimitou-se as margens de proteção dos trechos e nascentes da área em análise, e logo quantificou-se que, embora tenha existido um aumento de 7,7% na mata ciliar em 10 anos, em 2023 ainda existe uma área faltante de 33,63% de mata ciliar estabelecida por lei, correspondente a 80,85 hectares, cuja ocupação majoritária continua sendo pela cultura agrícola, e que preocupa pelo despejo de agrotóxicos diretamente no rio ou através do lençol freático, contaminando o ecossistema a jusante.
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    A expansão urbana na proximidade de novos empreendimentos: caso das regiões do Porto Meira e Carimã em Foz do Iguaçu nos anos 2015 e 2023
    (2023) Alparone, Isabella Barbosa
    A expansão urbana desenfreada e não planejada provoca grandes impactos sociais, ambientais e econômicos. O histórico brasileiro apresenta esse quadro após o desenvolvimento industrial e, consequentemente, o êxodo rural. Este último causou elevado crescimento urbano que se deparou com a falta de infraestrutura e saneamento básico para grande parcela da população, além de aumento da ocupação de encostas e de invasão de áreas de preservação ambiental. Com intuito de mitigar essas consequências, é preciso identificar a motivação da migração, para assim, planejar o crescimento da cidade e se preparar para atrativos migratórios importantes. Neste sentido, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), as regiões do Porto Meira e Carimã, a partir do ano de 2015, vivem grandes intervenções, como a construção de um shopping, a reforma e um ponto turístico e a construção de uma nova ponte internacional, assim como as vias de acesso à esta, se mostrando então como possível área de crescimento urbano para análise. O objetivo dessa pesquisa foi utilizar do sensoriamento remoto e das técnicas de processamento de imagens, através do software Qgis e o plugin SCP, para mapear, analisar e quantificar a área urbana da região em 2015 e em 2023, com a finalidade de identificar se houve migração para a região motivada pelas implantações, chamando atenção para como as obras realizadas e as que ainda estão em andamento elevam o potencial de crescimento da região. O método de classificação utilizado foi o de Mínimas Distâncias Euclidianas, apresentando precisão de pelo menos 85% para ambos os anos estudados, um nível de acurácia excelente. Identificou-se um crescimento de 39,29% da área urbana da região estudada entre os anos de 2015 e 2023, totalizando um aumento de 1,6 km², muito acima do crescimento populacional da cidade que foi de apenas 11,45% entre 2010 e 2022 indicando que houve migração intraurbana motivada pelas implantações na região.
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    Análise comparativa do comportamento sísmico de um edifício utilizando a Análise Modal Espectral e as normas sísmicas de países da América Latina
    (2023) Novaes, Juliana Ferreira; Guadalupe, Ulises Bobadilla
    Apesar de abalos sísmicos ocorrerem em toda a superfície terrestre, os terremotos mais importantes para a engenharia são os provocados pelo choque entre placas tectônicas. Sendo assim, a região conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, por se localizar entre diversas placas, é onde ocorre a maioria destes fenômenos. A América Latina é uma das extensões que fazem parte desta região, concentrando cerca de um quarto dos terremotos ocorridos no mundo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo principal avaliar as diferenças existentes entre as especificações de projeto em normas sísmicas de países latino-americanos, a partir da observação do comportamento sísmico de um edifício de concreto armado quando aplicada a Análise Modal Espectral. Para isto foi realizada uma revisão bibliográfica dos métodos de análise estrutural aplicados a sismos, além de um levantamento das normas sísmicas vigentes na região, sendo selecionadas as normas de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, assim realizou-se a comparação das especificações técnicas para a modelagem do espectro de resposta. Posteriormente, foi realizada a modelagem de um edifício de concreto armado, utilizando o software SAP2000, para a verificação dos esforços atuantes na base da estrutura e dos deslocamentos sofridos. Com isto, pode-se inferir que, apesar das normas analisadas utilizarem parâmetros semelhantes, a forma como estes são considerados e aplicados ao espectro de projeto determinam alterações tanto na forma do mesmo quanto nos resultados obtidos para cada caso estudado. Além disso, as diferenças encontradas podem ser atribuídas a outros fatores, como a formulação do peso sísmico, a combinação de carga adotada por cada especificação técnica e até mesmo a consideração ou não do tipo de sistema resistente e do tipo de irregularidade da estrutura.
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    Estudo Exploratório da Viabilidade Econômica para Implementação de uma Usina Dosadora de Concreto no Município de Foz do Iguaçu
    (2023) Stuepp, Beatriz Isabel Konzen; Orientação
    O presente estudo tem por objetivo a avaliação técnica e econômica da viabilidade de se implementar uma Usina Dosadora de Concreto no município de Foz do Iguaçu, mediante o desenvolvimento de uma orçamentação conjuntamente ao plano de negócios da Organização pretendida. Para isto, aplicou-se uma pesquisa qualitativa em fontes advindas de bancos de dados como o Google Acadêmico, o Scielo e portais de Órgãos competentes, no ensejo de haver o devido embasamento teórico. Após isto, quanto ao estudo de caso, empregou-se conjuntamente os métodos indutivo, fenomenológico, comparativo e estatístico para a avaliação de critérios como a Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido (VPL), Payback, tanto simples quanto descontado, dentre outros parâmetros. Salienta-se que o processo de orçamentação para a elaboração do plano de negócios foi conduzido mediante orçamentos enviados a empresas do ramo, via on-line. Com isto, então, tornou-se possível determinar o Fluxo de Caixa da Organização, o ponto neutro de comercialização, a composição teórica de mistura do concreto, e o volume necessário de produção para sucesso do empreendimento. Por fim, com estes demonstrativos, determinou-se que a usina dosadora de concreto é viável a partir de uma produção de 2190m3 por mês, o que resultaria em um retorno de quase 4 anos do investimento.
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    Diagnóstico de Manifestaciones Patológicas en Edificios Históricos de Asunción
    (2023) Iglesia Martinez, Gloria Elizabet
    Asunción, capital del Paraguay, cuenta con notable cantidad de edificios históricos que representan una valiosa herencia histórica y cultural. Con el paso del tiempo, es común que estas estructuras sufren un deterioro progresivo debido a la falta de atención o al abandono prolongado, lo cual agrava los problemas existentes y da lugar a diversas manifestaciones patológicas. Sin embargo, se ha dedicado un gran esfuerzo en conservar y preservar estas valiosas herencias arquitectónicas y, para lograrlo, es crucial realizar una exhaustiva inspección y diagnóstico de los problemas que presentan estas estructuras. A partir de eso, esta investigación ha desarrollado una metodología que se basa en la teoría de la decisión multicriterio MIVES, que se encarga del análisis, evaluación y diagnóstico de las manifestaciones patológicas en edificios históricos. Esta metodología, se complementa con la herramienta proceso de jerarquía analítica (AHP), que se encarga de agrupar y clasificar los problemas mediante niveles jerárquicos o pesos que son asignados a las patologías de acuerdo al nivel de importancia o gravedad. Con el fin de validar este modelo, se llevó a cabo la inspección de 6 edificios históricos de Asunción, considerando tres requerimientos principales de evaluación: estética, estructural y social. Posteriormente, se utiliza la función de valor dentro de esta metodología, lo que permite estudiar los índices de satisfacción de las problemáticas (indicadores). Finalmente, el conjunto de la metodología MIVES, la herramienta AHP, y las funciones de valor, proporcionará un índice de valor global que indica el estado actual de los edificios analizados
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    Implementacion de la Metodologia BIM, en Analisis Comparativo del Presupuesto de una Vivienda de Interes Social en el Departamento del Meta
    (2023) Castaño Delgado, Jair Stivenz
    Tendo como referência a quarta revolução industrial ou indústria 4.0, onde os avanços tecnológicos e computacionais geram grandes benefícios em eficiência e produtividade em processos e serviços em grandes áreas da economia, vemos que a construção civil tem crescido de forma progressiva na incorporação de novas tecnologias que melhoram o planejamento, desenho, execução e manutenção de projetos. Desta forma, temos a metodologia BIM como referência nesta atualização da construção em questões tecnológicas, pois consiste na digitalização de informações em um modelo tridimensional centralizado compartilhado, onde as informações podem ser gerenciadas, adicionadas, compartilhadas entre todos os colaboradores, para ajudar na tomada de decisão. Na Colômbia, a implementação da metodologia BIM vem crescendo a partir da necessidade de estar com as diretrizes atuais em construção, as entidades governamentais geraram um conjunto de guias, padrões e estratégias para sua implementação progressiva e adequada nas organizações. Desta forma, este trabalho consiste em uma comparação orçamentária de um projeto de interesse social no município de Castilla la Nueva no Departamento de Meta - Colômbia, que consiste em uma urbanização de 130 casas, na qual analisaremos uma, com base no orçamento real do projeto com o modelo gerado pelo software BIM Revit, observando que esta análise é realizada com alguns itens do orçamento original e que existem certas limitações para sua análise.
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    Estudo Exploratório da Cadeia de Suprimentos da Alvenaria Estrutural: o Caso dos Blocos Cerâmicos e de Concreto
    (2023) Martins Silva, Romulo Nolasco
    O método construtivo de alvenaria estrutural, é o método onde o bloco é o elemento estrutural do edifício, este vem sendo utilizado devido a sua redução de custos e maior produtividade de execução, quando comparado ao método de concreto armado. Assim como em diversas áreas da construção civil, encontramos a necessidade de estudos que identifiquem formas de realizar as operações de forma eficiente através de otimizações, e consequentemente reduzindo gastos. Um desses meios de otimização é a análise e gestão da cadeia de suprimentos, buscando analisar as empresas envolvidas, tanto diretamente quanto indiretamente, a fim de usufruir do fluxo de informações que percorre entre estas como forma de aumentar a produtividade, prevendo possíveis falhas de planejamento e controle. Com os avanços da tecnologia, tem se incorporado um novo método de desenvolvimento de projetos, trata-se da utilização da ferramenta BIM (Building Information Modeling), na qual é possível inserir num modelo, um alto nível de informações, o qual influencia na compatibilização de projetos, precisão de planejamentos, orçamentos e gestão de obra. Portanto este trabalho tem por objetivo realizar uma análise de fluxo de informações de blocos cerâmicos e de concreto utilizados para alvenaria estrutural, a fim de verificar os processos que compõem a cadeia de suprimentos e aplicar ferramentas BIM para desenvolvimento de projetos, planejamentos e orçamentos. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica com o intuito de levantar dados atuais e práticos sobre o tema e conhecer os processos envolvidos na cadeia de suprimentos dos blocos, juntamente a um estudo de caso de uma obra com seis edifícios de quatro pavimentos em alvenaria estrutural, e com os dados obtidos nessa etapa, foi utilizado uma ferramenta BIM para desenvolver um projeto baseado no estudo de caso a fim de analisar as informações geradas pelo programa e aplicar aos processos que envolvem a gestão da cadeia de suprimentos. Chegou-se a um modelo de gestão da cadeia de suprimentos de blocos estruturais baseados nos processos que a envolvem, buscando aclarar quais os papeis de cada um dos processos e exemplifica-los para o estudo de caso, além de aplicar a ferramenta BIM para quantitativo e orçamento, projetando o edifício do estudo de caso com blocos cerâmicos, mas também adaptado para os blocos de concreto disponíveis no fornecedor escolhido. Esta pesquisa contribui para compreender quais resultados a aplicação da gestão da cadeia de suprimentos juntamente com ferramentas BIM podem gerar, e conclui-se que é possível que as empresas sejam transparentes e se apoiem para chegar a um aprimoramento geral da cadeia estudada, sendo exemplos deste: a redução de custos, aumento de produtividade, maior controle de processos, maior organização e eficácia de execução de obras em alvenaria estrutural que utilizam blocos cerâmicos e de concreto.
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    O Uso do Concreto e do Aço em Obras da Alvenaria Estrutural: uma Análise do Processo Produtivo e da Cadeia de Suprimentos
    (2023) Santos, Giovani Pereira dos; Orientação
    A utilização do Concreto e do Aço em obras de alvenaria estrutural se resume a apenas alguns processos da produção, no entanto, é essencial que esses processos sejam analisados e otimizados, e que as relações que envolvem esses materiais na Cadeia de Suprimentos sejam aprimoradas. A Gestão da Cadeia de Suprimentos e os princípios da Construção Enxuta são imprescindíveis para realização dessa análise, efetuada a partir de um estudo de caso e entrevista direcionada ao responsável técnico e da elaboração de fluxogramas descritivos que facilitem o entendimento e proporcionem uma visualização sistêmica do processo produtivo. Este trabalho serviu para elucidar pontos de melhorias observados no estudo de caso, assim como promover um entendimento dos benefícios e fundamentações de boas práticas adotadas, muitas vezes inconscientemente, pelas empresas do ramo da construção civil, por fim foi possível entender novas maneiras de interpretar as relações interorganizacionais dos agentes da cadeia de suprimentos
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    Estudio de Modelo Discreto (NBR 6123) para el Análisis de la Respuesta Dinámica de Estructuras
    (2023) Gualan Japa, Angel Fernando
    El análisis de estructuras sometidas a esfuerzos de viento es fundamental en la construcción civil, especialmente para estructuras de tamaño mediano y grande. Por tal motivo, para guiar este análisis, se establecen normas y regulaciones que se basan en investigaciones científicas y prácticas establecidas. Generalmente la metodología utilizada para determinar las cargas de viento es el modelo discreto. Antiguamente, debido a la limitada capacidad computacional disponible, se solían emplear hipótesis simplificadoras para facilitar la determinación rápida de resultados. Siendo este el caso de la norma brasileña NBR 6123:1988 con actualización del año 2013, se basa en la metodología del modelo discreto simplificado. En ese sentido, el objetivo de este trabajo fue estudiar e implementar computacionalmente el modelo discreto propuesto en la norma para la evaluación de fuerzas del viento. Para el cual primeramente se realizó una revisión bibliográfica de los contenidos de la norma, como la definición de la velocidad característica del viento y los factores asociados. También se revisaron los conceptos de análisis de vibraciones aleatorias y análisis dinámico de estructuras. Seguidamente, se desarrolló el código en MATLAB® para analizar la respuesta dinámica de las estructuras ante la acción del viento. Se evalúan los resultados a partir de dos ejemplos académicos y se presenta los resultados. En resumen, este trabajo se centró en el análisis de estructuras sometidas a esfuerzos de viento, destacando sobre todo la importancia del dominio de la norma brasilera para campo del análisis estructural. Se implementó el modelo discreto propuesto en la norma brasileña NBR 6123:1988 mediante el uso del software MATLAB®, permitiendo analizar la respuesta dinámica de las estructuras. Los resultados obtenidos brindan información relevante con respecto al funcionamiento de los métodos.
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    Projeto Estrutural de um Edifício Multipavimentos considerando Diferentes Soluções Estruturais
    (2023) Silva Junior, Antonio Marcos da; Orientação
    Atualmente, com a grande evolução da capacidade de processamento dos softwares, e com a presença constante de ferramentas tecnológicas no cotidiano do engenheiro, a capacidade analítica dos projetistas estruturais se torna cada vez mais importante para a implementação das melhores técnicas construtivas. O presente trabalho tem como objetivo avaliar duas diferentes concepções estruturais para um mesmo edifício projetado em concreto armado, possuindo dez pavimentos e tendo como localização hipotética a cidade de Foz do Iguaçu. A primeira concepção, mais conservadora, faz o uso de pilares quadrados e laje maciça de concreto armado como soluções construtivas. Na segunda alternativa, o modelo estrutural adotado inclui lajes nervuradas com seção T, assim como elementos estruturais mais robustos por conta dos maiores vãos obtidos, buscando interferências mínimas na arquitetura inicial. Ambos os modelos foram processados, analisados e dimensionados com o auxílio do software CAD/TQS, onde também foram geradas as pranchas finais com detalhamento para as duas alternativas estruturais. Através das soluções projetadas e dimensionadas, realizou-se comparativo entre o consumo de materiais de cada projeto, bem como as premissas e diretrizes adotadas.
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    Análise Comparativa de Orçamento de Obras utilizando a Tecnologia BIM
    (2023) Luberisse, Ricardo
    O orçamento de uma obra constitui uma das etapas mais importante na sua execução, sendo um fator essencial para definir a viabilidade da mesma. O método tradicional utilizado para orçamento não é capaz de fornecer informações precisas para realizar essa atividade. Desta forma, o propósito desta pesquisa consiste em uma análise comparativa do método tradicional e a tecnologia do BIM para realizar orçamento de obras. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi dividida em duas etapas. Em primeira, foram entrevistadas três construtoras e três empresas de materiais de construção na região de Foz do Iguaçu, e foram visitadas três canteiros de obras, de forma de mapear o fluxo de informação para criar orçamento. Em segunda, foi feita um estudo de caso de um edifício de quatro pavimentos, no qual foi feita o orçamento pelo método tradicional e pelo método parametrizado do BIM. Através dos resultados obtidos, conclui-se o método parametrizado do BIM representa a melhor alternativa para realizar orçamento em termo de precisão e rapidez.
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    Indicadores Estratégicos como Modelo de Inspección y Evaluación de Patologias en Pavimentos Asfálticos
    (2023) Núñez, Cecilia Arasy Cantero
    La construcción de un pavimento asfaltico se planifica para garantizar seguridad, conforto y suavidad en el tránsito para los usuarios, ofreciendo una superficie adecuada para el tránsito, resistiendo intemperies y cargas del tráfico. Una vía en óptimas condiciones proporciona un crecimiento económico y social a regiones cercanas, permitiendo una mejor comunicación y movilidad de personas y bienes, lo que, a su vez, incrementa oportunidades de empleo, comercio y turismo. El desarrollo de modelos multicriterio en la inspección y la implementación de tecnología en el levantamiento de datos en la evaluación de las vías es innovador. Si bien existen modelos de inspección de pavimentos, estos no consideran la evaluación de múltiples criterios y patologías, lo que limita brindar una evaluación completa del pavimento, además, los métodos tradicionales de inspección pueden ser costosos y demorados. La propuesta de modelo multicriterio de inspección de pavimentos flexibles desarrollado en este estudio considera múltiples criterios y patologías, además del uso de dispositivos electrónicos no tripulados y el registro fotográfico aéreo que permite una evaluación más rápida y exacta del pavimento con el fin de contribuir en la toma de decisión de la administración pública. El modelo desarrollado utiliza la teoría de decisión multicriterio, específicamente el análisis de valor jerárquico (AHP). El modelo considera tres requisitos principales de evaluación: confort, funcional y estructural, y diagnostica 15 (quince) patologías. A partir del modelo desarrollado se evaluaron 10 (diez) vías en Foz de Iguaçu (Brasil) con alta afluencia de vehículos y facilidad para identificar las patologías correspondientes, posteriormente se obtiene el IDP (Índice de Deterioro Patológico), además, se realiza el procesamiento de los registros fotográficos de 4 (cuatro) vías urbanas que permite obtener como representación en mapas de calor mediante los sistemas de información geográfica (SIG). Estos mapas permiten una visualización más clara y objetiva de los puntos críticos en el mantenimiento del pavimento, identificando las áreas más necesitadas de una intervención. La aplicación del modelo multicriterio desarrollado puede ser útil para la gestión y el planeamiento de proyectos de mantenimiento y rehabilitación de vías. Este modelo representa una alternativa eficaz para evaluar y diagnosticar pavimentos flexibles en distintos escenarios, contribuyendo a la toma de decisiones efectiva y asertiva.