TCC - Engenharia Civil de Infraestrutura
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ILATIT - Centro de Tecnologia e Infraestrutura - Bacharelado em Engenharia Civil
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Item Estudo de viabilidade técnica e econômica de um projeto de sapatas sobre solo mole reforçado com colunas de solo-cimento(2024) Jarquin, Carlos Antonio JarquinO presente estudo avalia a viabilidade técnica e econômica de um projeto de sapatas sobre solo residual mole reforçado com colunas solo-cimento para o bloco 01 do Campus Integração da UNILA. A metodologia baseia-se na análise comparativa de critérios técnicos e econômicos com um projeto convencional de estacas escavadas mecanicamente com trado mecânico. Se inclui também uma proposta técnica para a construção das colunas de solo-cimento compactado. Foram elaborados os orçamentos de cada projeto a partir das tabelas atualizadas do SINAPI, no caso do solo reforçado foi estimado os custos a partir da proposta de construção das colunas de solo-cimento. Os resultados mostraram a viabilidade técnica de ambos os projetos após as verificações técnicas de acordo com as normativas vigentes e especificações necessárias para receber e transmitir as cargas vindas da edificação do bloco 1. No entanto, na parte econômica o projeto de sapatas sobre solo reforçado apresentou um orçamento 62% menor quando comparado com o projeto de estacas escavadas mecanicamente com trado mecânico. Além disso, o tempo de execução do projeto de sapatas sobre solo mole reforçado tem um cronograma de execução 17 dias mais que a execução de estacas escavadas mecanicamente, devido ao volume maior de atividades.Item Mapeamento de áreas suscetíveis ao início de corrida de detritos usando técnicas de geoprocessamento – caso de Mirave, Peru.(2024) Santos, Mariana Boelter dosO uso de ferramentas de geoprocessamento em conjunto com análises geotécnicas permite o desenvolvimento de mapas de suscetibilidade à ocorrência de processos gravitacionais de massa. Este estudo foi realizado na região de Mirave, Peru, local onde ocorreram corridas de detritos em 2015 e 2019. A pesquisa sobre as características geomorfológicas é fundamental para identificar pontos suscetíveis ao início dos movimentos de massa e pode evitar danos estruturais e tragédias humanas. Dentre os processos gravitacionais de massa, destaca-se o fenômeno de corrida de detritos, por apresentar consequências mais catastróficas se comparado aos outros movimentos de massa. Isso se deve a característica do material constituinte ser semelhante a um líquido viscoso e, como consequência, apresenta comportamento hidrodinâmico. Foram confeccionados os mapas da área estudada a partir do processamento do modelo digital de elevação Copernicus WorldDEM-30 e dados geomorfológicos da região de interesse, no software de geoprocessamento QGIS. Com a utilização de técnicas de geoprocessamento foi possível delimitar a bacia de drenagem em que a região de estudo está inserida, e os mapas temáticos que caracterizam a região. Depois disso, considerando o comportamento dos processos de gravitação de massa, foi aplicada a metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process) para ponderar os pesos de cada mapa temático no mapa de suscetibilidade final, permitindo uma análise mais precisa e integrada. A partir dos resultados do estudo, observou-se a forte influência da geologia, elevação e declividade do terreno na suscetibilidade ao início da corrida de detritos. Por fim, ao comparar o mapa gerado com cicatrizes deixadas pelo último evento de corrida de detritos de 2019, verificou-se que essas cicatrizes estão localizadas em áreas de maior suscetibilidade.Item Propuesta de proyecto de redes de drenaje pluvial para el Barrio Pablo Rojas.(2024) Durañona Ibarra, Flavia LizbetEl crecimiento demográfico y la urbanización acelerados en la región metropolitana de Ciudad del Este han generado importantes impactos ambientales y sociales, tales como la alteración del ciclo hidrológico de las cuencas, el relieve y el uso del suelo. Laimpermeabilización del terreno ha reducido notablemente la infiltración de agua de lluvia, lo que ha incrementado la frecuencia de inundaciones, especialmente en el barrio Pablo Rojas. El área en cuestión posee un sistema de drenaje pluvial, sin embargo, ineficiente, pues gran parte de la escorrentía superficial fluye por cunetas hasta el arroyo Acaraymi, siendo inadecuado para el tamaño del área de contribución. Este estudio propone un proyecto de redes de drenaje pluvial para dicho barrio, basado en un análisis topográfico detallado y en la caracterización de sus microcuencas, capaz de lidiar con el caudal máximo esperado. Para esto, fue realizado el dimensionamiento del sistema, luego de la delimitación del área de estudio y la elaboración del trazado del sistema de drenaje con base a la topografía natural del terreno. Todo el sistema proyectado está compuesto por 7,349 metros de colectores de concreto, cuyos diámetros oscilan entre 0,40 metros a 1,75 metros, 60 pozos de visita y una estimativa de 231 bocas de tormenta, proponiendo un sistema capaz de canalizar eficazmente un caudal de 27,86 𝑚3/𝑠, hacia el arroyo Acaraymi. Los resultados proponen soluciones estructurales para mitigar las inundaciones recurrentes, contribuyendo a una gestión más adecuada y eficiente de las aguas pluviales en la zona.Item Análise diagnóstica de manifestações patológicas: estudo de caso em Foz do Iguaçu/PR.(2024) Lima, Aline da SilvaAs manifestações patológicas em edificações denotam a deterioração de sistemas ou componentes, potencialmente levando a colapsos parciais ou totais. A prevenção desses danos requer um diagnóstico técnico preciso para identificar os fenômenos e suas origens, garantindo uma manutenção ou reforço adequados. Nesse contexto, este trabalho busca investigar as principais manifestações patológicas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ponte da Amizade localizada em Foz do Iguaçu/PR, propondo um diagnóstico e tratamento dos problemas identificados. As hipóteses sugerem que as principais preocupações com a degradação da estrutura podem estar ligadas ao concreto armado, com falhas primordialmente originadas durante a fase de construção e a subsequente falta de manutenção. O método empregado utiliza uma abordagem que combina coleta de dados visual e resultados com embasamento teórico, possibilitando a identificação das causas e origens das manifestações patológicas. Isso não apenas permite compreender a natureza dos problemas, mas também propor soluções eficazes e aplicar tratamentos adequados, especialmente em casos avançados que comprometem a integridade e o desempenho estrutural do concreto armado. Na edificação estudada, foram identificadas diversas manifestações patológicas, especialmente fissuras em diferentes ambientes e sinais de possíveis recalques diferenciais, além de desgaste acentuado nas juntas de dilatação. A estrutura requer ações significativas de manutenção com alguns pontos de recuperação estrutural para garantir a vida útil de projeto de 50 anos. Esses resultados são cruciais para embasar decisões e implementar medidas que preservem o patrimônio público e garantam a segurança dos usuários da edificação.Item Parâmetros de dosagens de concretos com cimento LC3: um levantamento de indicadores da literatura.(2024) Cavaler, Giovanna CarlaO setor cimenteiro é um dos maiores emissores de CO2 globalmente, tornando a busca por alternativas mitigatórias de essencial importância. A redução das emissões de CO2 pode ser obtida pela diminuição da quantidade de clínquer no cimento, impulsionando a pesquisa em materiais cimentícios suplementares (SCMs). O LC3 (Limenstone Calcined Clay Cement), um tipo de cimento composto por argila calcinada e calcário, surgiu como uma solução promissora. No entanto, a utilização deste cimento apresenta grandes desafios, pois suas propriedades de trabalhabilidade são afetadas pela alta finura e pela estrutura em forma de folha da argila calcinada. Este estudo tem por objetivo estabelecer parâmetros para dosagens de concretos com cimento LC3 para auxiliar na viabilização do uso em concretos. Este estudo consiste em uma pesquisa de caráter aplicado que utiliza uma abordagem quantitativa, integrando os métodos de revisão sistemática da literatura e meta análise com coleta de dados secundários e a partir destes dados estabeleceram-se alguns parâmetros como, quantidade de cimento LC3 em função da resistência, relação a/c em função da resistência, volume de agregado e volume de água, além da obrigatoriedade no uso de aditivos para a aquisição de uma trabalhabilidade adequada, Estes parâmetros servem para balizar as dosagens com cimento LC3. Como resultado da pesquisa realizada foram obtidos que para resistências de até 50 Mpa foram obtidos 310 kg/m³ de cimento para uma relação ac de 0,4 a 0,6 e para resistências superiores a 50 MPa foram obtidos 310-400 kg/m³ de cimento e uma relação a/c de 0,35.Item Metodologia multicritério como ferramenta de diagnóstico e avaliação de mobilidade turística para a região de Foz do Iguaçu/PR.(2024) Santos, Diego dosEste estudo investiga a aplicação da metodologia multicritério como ferramenta de diagnóstico e avaliação de mobilidade turística na região de Foz do Iguaçu, PR, desenvolvida a partir da metodologia MIVES, um modelo integrado de valor para avaliações sustentáveis. A mobilidade urbana desempenha um papel crucial no desenvolvimento sustentável das cidades, impactando diretamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos visitantes. Para abordar essa questão complexa, criou-se uma árvore de indicadores que abordou aspectos de infraestrutura turística, mobilidade e acessibilidade nos dez pontos turísticos escolhidos da região. A pesquisa envolveu a coleta de dados por meio de questionários e observações de campo, seguida de uma análise quantitativa e qualitativa e calibração dos dados. Os resultados revelaram diferenças significativas na qualidade da infraestrutura turística entre os destinos estudados, com algumas áreas demonstrando necessidade de aprimoramentos. Itaipu Binacional e Ecomuseu Itaipu se destacaram em componentes urbanos, estacionamento e conforto para pedestres, enquanto o Templo Budista e o Kattamaran II apresentaram pontuações mais baixas em diversos critérios, como sinalização e circulação de veículos leves. A pesquisa conclui que a aplicação da metodologia multicritério oferece uma abordagem abrangente para avaliar a mobilidade turística, subsidiando a tomada de decisão para melhorias na região, visando o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos em Foz do Iguaçu.Item Estudo de caso: gestão de fluxo de informações de pedidos e execução de revestimento cerâmico em uma obra em Ciudad del Este.(2024) Correia, Gabriel Angelo da SilvaA gestão na indústria da construção civil tem exigido cada vez mais a adoção de métodos que gerem fluidez na obra do início ao fim da sua execução. Essa fluidez pode ser afetada por atraso na chegada, mal armazenamento e má execução dos materiais de construção civil. Esses fatores geram retrabalhos, aumento do custo da obra e atraso no prazo de entrega. Logo, este trabalho tem como objetivo criar um método de investigação do fluxo formal de informações de pedidos e execução de revestimento cerâmico em um edifício em execução em Ciudad Del Este – Paraguai, e consequentemente propor um método de fluxo de informações, baseando-se em técnicas da construção enxuta (Lean Construction) e cadeia de suprimentos e aplicá-lo na execução da parte de acabamento da obra. O método utilizado se baseou em pesquisa bibliográfica, estudo de caso exploratório através de entrevista semiestruturada com responsável técnico onde, através dos dados qualitativos obtidos, se possibilitou a definição do fluxo de informações na obra de estudo e a criação de um fluxo formal de informações de pedidos e execução de revestimento cerâmico baseado em BIM 4D, resultando em uma padronização e diminuição de 47% no tempo dos pedidos e execução dos insumos considerados no estudo de caso.Item Análise comparativa da eficiência de operabilidade de um projeto hidrossanitário desenvolvido com programas de Building Information Modeling (BIM).(2024) Wollmann Silva, WilliamA tecnologia BIM (Building Information Modeling) desempenha um papel crucial na otimização e aprimoramento dos projetos na engenharia civil. Essa abordagem, que integra informações e dados em um modelo virtual tridimensional, tem ganhado destaque pela sua capacidade de proporcionar maior eficiência, precisão e colaboração ao longo de todo o ciclo de vida de uma obra. Nesse contexto, programas como QiBuilder e Revit têm se destacado como ferramentas essenciais para a modelagem e o dimensionamento de projetos hidrossanitários, oferecendo recursos avançados e facilitando o trabalho dos profissionais da área. Neste contexto, este trabalho tem o propósito de realizar uma análise comparativa buscando avaliar a eficiência de operabilidade entre esses dois programas, no que se refere a modelagem e ao dimensionamento de um projeto hidrossanitário de uma tipologia residencial de dois pavimentos. Para isso, tomou-se como base um projeto residencial composto por dois pavimentos, no qual foram lançadas as instalações de água fria e esgoto sanitário e comparados os resultados obtidos. Dessa forma, concluiu-se que o QiBuilder é mais eficiente que o Revit (sem a utilização de ferramentas de programação visual) quando se diz respeito a projetos hidrossanitários, pois oferece relatórios de dimensionamento mais completos e possibilita realizar o lançamento dos sistemas automaticamente.Item Otimização topológica de treliças bidimensionais pelo método dos elementos finitos.(2024) Silva, Tiago Henrique Gonçalves daA otimização estrutural visa encontrar os valores ideais para variáveis, garantindo que todas as restrições sejam respeitadas, e utiliza critérios matemáticos e mecânicos para identificar projetos ótimos de estruturas ou elementos. Sua importância reside na maximização da confiabilidade, eficiência de custos e sustentabilidade ambiental. O contínuo desenvolvimento de novas construções proporciona uma oportunidade para aplicar avanços recentes na otimização estrutural, visando sistemas estruturais mais eficientes, mantendo os objetivos de projeto. A otimização topológica é um método que determina a distribuição ideal de material em um domínio de projeto, baseando-se na análise do comportamento mecânico da estrutura, considerando aspectos como flexibilidade, frequências naturais e distribuição de tensões. O objetivo do presente trabalho é determinar a distribuição de barras em treliças bidimensionais por meio da otimização topológica e do método dos elementos finitos. Este estudo propõe a otimização topológica de treliças bidimensionais através do método dos elementos finitos, no qual foram realizadas otimizações em três treliças com diferentes configurações de barras. Para o desenvolvimento do trabalho, foi elaborado um algoritmo em Fortran para otimização topológica. Esse algoritmo foi responsável por eliminar barras e nós que atendessem ao critério de otimização. Além disso, para auxiliar o algoritmo de otimização, foi implementado um código em Fortran para determinar os esforços e deslocamentos atuantes na treliça pelo método dos elementos finitos. Os resultados mostram a obtenção de diferentes distribuições de elementos nas treliças analisadas, resultando na redução do número de barras e, consequentemente, no peso total da estrutura.Item Uso de métodos simplificadores para determinação da descarga de sedimentos totais em rios: caso rio Amambai - MS.(2023) Pontes, Álef Kevin de OliveiraEste estudo de pesquisa teve como principal objetivo a identificação de um modelo matemático eficiente para antecipar a descarga de sedimentos no Rio Amambai, localizado entre os municípios de Itaquiraí e Naviraí, no estado do Mato Grosso do Sul, utilizando um banco de dados histórico de descarga de sedimentos. A complexidade do comportamento dos sedimentos em cursos d'água justifica a prática comum de enviar equipes a campo para coleta de amostras e a realização de análises laboratoriais necessárias, resultando em ônus considerável para as empresas. Os modelos matemáticos destacados nesse contexto foram o Método Modificado de Einstein e o Método Simplificado de Colby, ambos reconhecidos no cenário brasileiro. A pesquisa utilizou o banco de dados fornecido pela Hidrelétrica de Itaipu, abrangendo uma extensa série temporal que contemplou diversas condições climáticas, incluindo períodos de chuvas e estiagem. A aplicação dos dados aos métodos foi conduzida por meio de softwares especializados, com o intuito de extrair padrões de comportamento das partículas de solo em diferentes contextos climáticos. Os resultados obtidos para o Rio Amambai indicaram a eficácia tanto do Método Modificado de Einstein quanto do Método Simplificado de Colby na previsão do transporte de sedimentos. No entanto, foi necessário criar um gráfico de coeficientes de correção para ajustar os valores preditos em relação aos valores históricos de descarga, buscando obter previsões mais precisas. A contribuição significativa deste estudo reside na validação dos métodos matemáticos, representando uma alternativa viável para a redução de custos. As simulações por meio desses métodos têm o potencial de substituir medições em campo, resultando em uma economia particularmente relevante, visto que as visitas mensais em campo podem ser reduzidas gradualmente para visitas semestrais, mantendo a qualidade das estimativas de descarga de sedimentos para o curso d'água. No entanto, é crucial reconhecer limites, como a necessidade de cautela na generalização dos resultados para outros cursos d'água e a consideração das peculiaridades locais que podem impactar a aplicabilidade dos modelos em diferentes cenários.Item Caracterização de asfaltos envelhecidos em serviço.(2024) Lubérisse, Clesca EddyEste estudo avaliou o desempenho de asfaltos envelhecidos oriundos de misturas asfálticas fresadas em via urbana de Foz do Iguaçu/Paraná. Foram realizados ensaios convencionais, tipo ensaio de penetração e ponto de amolecimento para avaliar a consistência do asfalto envelhecido em serviço. Também foram realizados ensaios reológicos para avaliar a resistência do asfalto envelhecido em serviço ao afundamento de trilha de roda em altas temperaturas. Adicionalmente, também se avaliou a resistência ao trincamento por fadiga em temperaturas intermediárias para esse asfalto envelhecido em serviço. Comparando um asfalto 50/70 original com o asfalto envelhecido em serviço, se constatou desempenho inferior do asfalto envelhecido do ponto de vista do afundamento de trilha de roda, no entanto, para a resistência ao trincamento por fadiga, o asfalto envelhecido apresentou comportamento superior. Além disso, do ponto de vista da viscosidade do asfalto para adição aos agregados numa mistura asfáltica, se observou que o asfalto envelhecido em serviço requer, em média, temperatura 5ºC acima da temperatura média verificada para o asfalto 50/70 original.Item Análisis y diagnóstico del grado de congestionamiento de una intersección vehicular localizada en Ciudad del Este, Paraguay. Estudio de caso - ruta PY-02 Mariscal José Félix Estigarribia y calle 10 José Félix Bogado.(2024) Piñanez Cardozo, Andrés EduardoEl desarrollo socioeconómico representa uno de los factores que propician el aumento de la tasa de urbanización, resultando en el incremento de la demanda de transporte en las áreas urbanas, esto es, el aumento del tráfico vehicular es proporcional al crecimiento urbano, ocasionando la saturación de las infraestructuras viales, lo que resulta en el desbalance entre la oferta y demanda de las carreteras, excediendo su capacidad, elevando los tiempos de viajes, generando embotellamientos y causando trastornos a los usuarios. Teniendo en cuenta que la principal fuente de empleos en Ciudad del Este se encuentra concentrada en un solo punto, esto es consecuencia de la influencia que la región posee sobre el crecimiento financiero del departamento debido al intercambio comercial que existe con el Brasil, por lo tanto, la necesidad de traslado con sentido al microcentro resulta en altos índices de flujo de tráfico desplazándose simultáneamente en horarios de pico sobre la ruta nacional PY-02. Cabe destacar que la capital del Alto Paraná fue protagonista de obras de infraestructura vial con el objetivo de mitigar esta problemática y dispersar adecuadamente el volumen vehicular en la última década, sin embargo, en la intersección del kilómetro 10, compuesta por la ruta PY-02, avenida Mariscal José Félix Estigarribia y la calle 10 José Félix Bogado es posible observar un punto de conflicto significativo, especialmente para aquellos usuarios que residen en la ciudad adyacente a la capital, el distrito de Minga Guazú, cuyo única vía de acceso a la ciudad es la ruta nacional e inherentemente la intersección del kilómetro 10, ocasionando embotellamientos y por consiguiente atrasos. Por ende, el presente trabajo visa realizar un análisis de flujo de tráfico y determinar si el grado de congestionamiento actual en el área de estudio representa un problema que requiera de alguna intervención. El volumen fue verificado por medio de aforos vehiculares en campo realizados durante 3 días consecutivos teniendo en cuenta los horarios de máxima de demanda durante la mañana y tarde, así como también el período del mediodía; donde se constató que el periodo vespertino, con inicio entorno de las 17:00, presenta el peor desempeño de la intersección, especialmente en el segmento con sentido Minga Guazú-Ciudad del Este, dónde se observó filas de más de un 1 kilómetro de extensión y fue registrado un volumen máximo medio de 3.864 ucp/h, constatando la saturación de la vía, ultrapasado las 3.200 ucp/h recomendados para un conjunto de ambos sentidos, a su vez se verificó que la tasa de flujo vehicular en el intervalo de mayor demanda es de 4.413 ucp/h que corresponde a un exceso de 14,2% con relación al volumen máximo medio registrado; asimismo, también fue determinado que la flota vehicular en Ciudad del Este en la próxima década tiende a duplicarse. Por lo tanto, se concluyó que es necesaria una intervención en el área de estudio, siendo recomendado a largo plazo, una solución de alto costo por medio de la adecuación del diseño geométrico de la intersección a través de la ejecución de un paso a desnivel, o la implementación de una rotonda que permita una mejor distribución de los volúmenes, facilitando su planificación por medio de la implantación de señalización semafórica como solución a corto plazo.Item Área de Preservação Permanente da bacia hidrográfica do rio Mathias Almada nos anos 2013 e 2023: Delimitação e quantificação(2023) Ocampos, Juan Gabriel Ocariz; OrientaçãoA urbanização se apresenta como atividade antrópica, cujos aspectos de expansão e ocupação interagem com o meio ambiente, que impacta de forma direta no equilíbrio e biodiversidade do meio em que ocorre. Diante do processo histórico de expansão urbana planejada seguindo apenas interesses econômicos é que, há alguns anos, o Estado entende a bacia hidrográfica como uma unidade geográfica de planejamento do uso e ocupação do solo, na qual interesses econômicos deveriam estar integrados com princípios físicos como a força gravitacional, ecológicos, sociais e políticos. Como medida de mitigação do risco causado pela deterioração ambiental a nível mundial é que, no Brasil, desenvolveram-se leis e resoluções federais, estaduais e municipais, dentre as quais cita-se a Lei de Proteção da Vegetação Nativa, ou novo Código Florestal (lei federal n° 12.651 de 25 de maio de 2012), que revogou o Código Florestal de 1965 (lei federal n° 4.771/65), e que dispõe, entre outras coisas, sobre a proteção de vegetação nativa e delimita áreas de preservação permanente – APP, correspondentes às faixas marginais, próximas a qualquer curso de água natural perene e intermitente, que protegem do uso e ocupação antrópicos em áreas de largura relativa à largura das correntes de água. O objetivo desta pesquisa foi analisar a situação de uso e ocupação do solo nas áreas de proteção legal na bacia hidrográfica do rio Mathias Almada, por esta tratar-se da segunda mais populosa da cidade de Foz do Iguaçu – Paraná, segundo disposições legais vigentes concernentes às áreas de preservação permanente - APP através do geoprocessamento, nos anos 2013 e 2023. Delimitou-se as margens de proteção dos trechos e nascentes da área em análise, e logo quantificou-se que, embora tenha existido um aumento de 7,7% na mata ciliar em 10 anos, em 2023 ainda existe uma área faltante de 33,63% de mata ciliar estabelecida por lei, correspondente a 80,85 hectares, cuja ocupação majoritária continua sendo pela cultura agrícola, e que preocupa pelo despejo de agrotóxicos diretamente no rio ou através do lençol freático, contaminando o ecossistema a jusante.Item A expansão urbana na proximidade de novos empreendimentos: caso das regiões do Porto Meira e Carimã em Foz do Iguaçu nos anos 2015 e 2023(2023) Alparone, Isabella BarbosaA expansão urbana desenfreada e não planejada provoca grandes impactos sociais, ambientais e econômicos. O histórico brasileiro apresenta esse quadro após o desenvolvimento industrial e, consequentemente, o êxodo rural. Este último causou elevado crescimento urbano que se deparou com a falta de infraestrutura e saneamento básico para grande parcela da população, além de aumento da ocupação de encostas e de invasão de áreas de preservação ambiental. Com intuito de mitigar essas consequências, é preciso identificar a motivação da migração, para assim, planejar o crescimento da cidade e se preparar para atrativos migratórios importantes. Neste sentido, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), as regiões do Porto Meira e Carimã, a partir do ano de 2015, vivem grandes intervenções, como a construção de um shopping, a reforma e um ponto turístico e a construção de uma nova ponte internacional, assim como as vias de acesso à esta, se mostrando então como possível área de crescimento urbano para análise. O objetivo dessa pesquisa foi utilizar do sensoriamento remoto e das técnicas de processamento de imagens, através do software Qgis e o plugin SCP, para mapear, analisar e quantificar a área urbana da região em 2015 e em 2023, com a finalidade de identificar se houve migração para a região motivada pelas implantações, chamando atenção para como as obras realizadas e as que ainda estão em andamento elevam o potencial de crescimento da região. O método de classificação utilizado foi o de Mínimas Distâncias Euclidianas, apresentando precisão de pelo menos 85% para ambos os anos estudados, um nível de acurácia excelente. Identificou-se um crescimento de 39,29% da área urbana da região estudada entre os anos de 2015 e 2023, totalizando um aumento de 1,6 km², muito acima do crescimento populacional da cidade que foi de apenas 11,45% entre 2010 e 2022 indicando que houve migração intraurbana motivada pelas implantações na região.Item Análise comparativa do comportamento sísmico de um edifício utilizando a Análise Modal Espectral e as normas sísmicas de países da América Latina(2023) Novaes, Juliana Ferreira; Guadalupe, Ulises BobadillaApesar de abalos sísmicos ocorrerem em toda a superfície terrestre, os terremotos mais importantes para a engenharia são os provocados pelo choque entre placas tectônicas. Sendo assim, a região conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, por se localizar entre diversas placas, é onde ocorre a maioria destes fenômenos. A América Latina é uma das extensões que fazem parte desta região, concentrando cerca de um quarto dos terremotos ocorridos no mundo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo principal avaliar as diferenças existentes entre as especificações de projeto em normas sísmicas de países latino-americanos, a partir da observação do comportamento sísmico de um edifício de concreto armado quando aplicada a Análise Modal Espectral. Para isto foi realizada uma revisão bibliográfica dos métodos de análise estrutural aplicados a sismos, além de um levantamento das normas sísmicas vigentes na região, sendo selecionadas as normas de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, assim realizou-se a comparação das especificações técnicas para a modelagem do espectro de resposta. Posteriormente, foi realizada a modelagem de um edifício de concreto armado, utilizando o software SAP2000, para a verificação dos esforços atuantes na base da estrutura e dos deslocamentos sofridos. Com isto, pode-se inferir que, apesar das normas analisadas utilizarem parâmetros semelhantes, a forma como estes são considerados e aplicados ao espectro de projeto determinam alterações tanto na forma do mesmo quanto nos resultados obtidos para cada caso estudado. Além disso, as diferenças encontradas podem ser atribuídas a outros fatores, como a formulação do peso sísmico, a combinação de carga adotada por cada especificação técnica e até mesmo a consideração ou não do tipo de sistema resistente e do tipo de irregularidade da estrutura.Item Estudo Exploratório da Viabilidade Econômica para Implementação de uma Usina Dosadora de Concreto no Município de Foz do Iguaçu(2023) Stuepp, Beatriz Isabel Konzen; OrientaçãoO presente estudo tem por objetivo a avaliação técnica e econômica da viabilidade de se implementar uma Usina Dosadora de Concreto no município de Foz do Iguaçu, mediante o desenvolvimento de uma orçamentação conjuntamente ao plano de negócios da Organização pretendida. Para isto, aplicou-se uma pesquisa qualitativa em fontes advindas de bancos de dados como o Google Acadêmico, o Scielo e portais de Órgãos competentes, no ensejo de haver o devido embasamento teórico. Após isto, quanto ao estudo de caso, empregou-se conjuntamente os métodos indutivo, fenomenológico, comparativo e estatístico para a avaliação de critérios como a Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido (VPL), Payback, tanto simples quanto descontado, dentre outros parâmetros. Salienta-se que o processo de orçamentação para a elaboração do plano de negócios foi conduzido mediante orçamentos enviados a empresas do ramo, via on-line. Com isto, então, tornou-se possível determinar o Fluxo de Caixa da Organização, o ponto neutro de comercialização, a composição teórica de mistura do concreto, e o volume necessário de produção para sucesso do empreendimento. Por fim, com estes demonstrativos, determinou-se que a usina dosadora de concreto é viável a partir de uma produção de 2190m3 por mês, o que resultaria em um retorno de quase 4 anos do investimento.Item Diagnóstico de Manifestaciones Patológicas en Edificios Históricos de Asunción(2023) Iglesia Martinez, Gloria ElizabetAsunción, capital del Paraguay, cuenta con notable cantidad de edificios históricos que representan una valiosa herencia histórica y cultural. Con el paso del tiempo, es común que estas estructuras sufren un deterioro progresivo debido a la falta de atención o al abandono prolongado, lo cual agrava los problemas existentes y da lugar a diversas manifestaciones patológicas. Sin embargo, se ha dedicado un gran esfuerzo en conservar y preservar estas valiosas herencias arquitectónicas y, para lograrlo, es crucial realizar una exhaustiva inspección y diagnóstico de los problemas que presentan estas estructuras. A partir de eso, esta investigación ha desarrollado una metodología que se basa en la teoría de la decisión multicriterio MIVES, que se encarga del análisis, evaluación y diagnóstico de las manifestaciones patológicas en edificios históricos. Esta metodología, se complementa con la herramienta proceso de jerarquía analítica (AHP), que se encarga de agrupar y clasificar los problemas mediante niveles jerárquicos o pesos que son asignados a las patologías de acuerdo al nivel de importancia o gravedad. Con el fin de validar este modelo, se llevó a cabo la inspección de 6 edificios históricos de Asunción, considerando tres requerimientos principales de evaluación: estética, estructural y social. Posteriormente, se utiliza la función de valor dentro de esta metodología, lo que permite estudiar los índices de satisfacción de las problemáticas (indicadores). Finalmente, el conjunto de la metodología MIVES, la herramienta AHP, y las funciones de valor, proporcionará un índice de valor global que indica el estado actual de los edificios analizadosItem Implementacion de la Metodologia BIM, en Analisis Comparativo del Presupuesto de una Vivienda de Interes Social en el Departamento del Meta(2023) Castaño Delgado, Jair StivenzTendo como referência a quarta revolução industrial ou indústria 4.0, onde os avanços tecnológicos e computacionais geram grandes benefícios em eficiência e produtividade em processos e serviços em grandes áreas da economia, vemos que a construção civil tem crescido de forma progressiva na incorporação de novas tecnologias que melhoram o planejamento, desenho, execução e manutenção de projetos. Desta forma, temos a metodologia BIM como referência nesta atualização da construção em questões tecnológicas, pois consiste na digitalização de informações em um modelo tridimensional centralizado compartilhado, onde as informações podem ser gerenciadas, adicionadas, compartilhadas entre todos os colaboradores, para ajudar na tomada de decisão. Na Colômbia, a implementação da metodologia BIM vem crescendo a partir da necessidade de estar com as diretrizes atuais em construção, as entidades governamentais geraram um conjunto de guias, padrões e estratégias para sua implementação progressiva e adequada nas organizações. Desta forma, este trabalho consiste em uma comparação orçamentária de um projeto de interesse social no município de Castilla la Nueva no Departamento de Meta - Colômbia, que consiste em uma urbanização de 130 casas, na qual analisaremos uma, com base no orçamento real do projeto com o modelo gerado pelo software BIM Revit, observando que esta análise é realizada com alguns itens do orçamento original e que existem certas limitações para sua análise.Item Estudo Exploratório da Cadeia de Suprimentos da Alvenaria Estrutural: o Caso dos Blocos Cerâmicos e de Concreto(2023) Martins Silva, Romulo NolascoO método construtivo de alvenaria estrutural, é o método onde o bloco é o elemento estrutural do edifício, este vem sendo utilizado devido a sua redução de custos e maior produtividade de execução, quando comparado ao método de concreto armado. Assim como em diversas áreas da construção civil, encontramos a necessidade de estudos que identifiquem formas de realizar as operações de forma eficiente através de otimizações, e consequentemente reduzindo gastos. Um desses meios de otimização é a análise e gestão da cadeia de suprimentos, buscando analisar as empresas envolvidas, tanto diretamente quanto indiretamente, a fim de usufruir do fluxo de informações que percorre entre estas como forma de aumentar a produtividade, prevendo possíveis falhas de planejamento e controle. Com os avanços da tecnologia, tem se incorporado um novo método de desenvolvimento de projetos, trata-se da utilização da ferramenta BIM (Building Information Modeling), na qual é possível inserir num modelo, um alto nível de informações, o qual influencia na compatibilização de projetos, precisão de planejamentos, orçamentos e gestão de obra. Portanto este trabalho tem por objetivo realizar uma análise de fluxo de informações de blocos cerâmicos e de concreto utilizados para alvenaria estrutural, a fim de verificar os processos que compõem a cadeia de suprimentos e aplicar ferramentas BIM para desenvolvimento de projetos, planejamentos e orçamentos. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica com o intuito de levantar dados atuais e práticos sobre o tema e conhecer os processos envolvidos na cadeia de suprimentos dos blocos, juntamente a um estudo de caso de uma obra com seis edifícios de quatro pavimentos em alvenaria estrutural, e com os dados obtidos nessa etapa, foi utilizado uma ferramenta BIM para desenvolver um projeto baseado no estudo de caso a fim de analisar as informações geradas pelo programa e aplicar aos processos que envolvem a gestão da cadeia de suprimentos. Chegou-se a um modelo de gestão da cadeia de suprimentos de blocos estruturais baseados nos processos que a envolvem, buscando aclarar quais os papeis de cada um dos processos e exemplifica-los para o estudo de caso, além de aplicar a ferramenta BIM para quantitativo e orçamento, projetando o edifício do estudo de caso com blocos cerâmicos, mas também adaptado para os blocos de concreto disponíveis no fornecedor escolhido. Esta pesquisa contribui para compreender quais resultados a aplicação da gestão da cadeia de suprimentos juntamente com ferramentas BIM podem gerar, e conclui-se que é possível que as empresas sejam transparentes e se apoiem para chegar a um aprimoramento geral da cadeia estudada, sendo exemplos deste: a redução de custos, aumento de produtividade, maior controle de processos, maior organização e eficácia de execução de obras em alvenaria estrutural que utilizam blocos cerâmicos e de concreto.Item O Uso do Concreto e do Aço em Obras da Alvenaria Estrutural: uma Análise do Processo Produtivo e da Cadeia de Suprimentos(2023) Santos, Giovani Pereira dos; OrientaçãoA utilização do Concreto e do Aço em obras de alvenaria estrutural se resume a apenas alguns processos da produção, no entanto, é essencial que esses processos sejam analisados e otimizados, e que as relações que envolvem esses materiais na Cadeia de Suprimentos sejam aprimoradas. A Gestão da Cadeia de Suprimentos e os princípios da Construção Enxuta são imprescindíveis para realização dessa análise, efetuada a partir de um estudo de caso e entrevista direcionada ao responsável técnico e da elaboração de fluxogramas descritivos que facilitem o entendimento e proporcionem uma visualização sistêmica do processo produtivo. Este trabalho serviu para elucidar pontos de melhorias observados no estudo de caso, assim como promover um entendimento dos benefícios e fundamentações de boas práticas adotadas, muitas vezes inconscientemente, pelas empresas do ramo da construção civil, por fim foi possível entender novas maneiras de interpretar as relações interorganizacionais dos agentes da cadeia de suprimentos