Proyecto de refuncionalización del patrimonio ferroviario: creando espacios culturales de lectura y recreación en Sucre, Bolivia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-09-24

Autores

Flores Aguirre, Mercedes Daysi

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente estudo propõe dar uma nova função a histórica estação Aniceto Arce, transformando-a num espaço dinâmico que integra educação, história, cultura e lazer. A proposta principal é convertê-la em Biblioteca Pública, espaço de conhecimento e aprendizagem, que funcionará também como ponto de encontro comunitário, enriquecido pelo valor arquitetônico e histórico. A refuncionalização deste edifício representa um passo significativo para a preservação e promoção do patrimônio, contribuindo para o desenvolvimento cultural e educativo da cidade, Além de fortalecer a identidade local. Durante o desenvolvimento do estudo foi realizada uma análise histórica que permitiu aprofundar a história do edifício a intervir, a qual foi complementada por uma revisão da regulamentação vigente relativa à preservação e refuncionalização de edifícios patrimoniais. Alguns projetos também foram selecionados e analisados, avaliando seus programas de necessidades e destacando as contribuições qualitativas que influenciaram importantes decisões de projetuais. Por último, foi realizada uma análise urbanística do entorno imediato para contextualizar a intervenção e apresentar o anteprojeto de refuncionalização da antiga estação Aniceto Arce. Resumen El presente estudio propone otorgar una nueva función a la histórica estación Aniceto Arce, transformándola en un espacio dinámico que integre educación, historia, cultura y ocio. La propuesta central consiste en convertirla en una Biblioteca Pública: un espacio destinado al conocimiento y al aprendizaje, que también funcionará como un punto de encuentro comunitario, enriquecido por el legado arquitectónico e histórico. La refuncionalización de este edificio representa un paso significativo para la preservación y promoción del patrimonio, contribuyendo al desarrollo cultural y educativo de la ciudad, además de fortalecer la identidad local. Durante el desarrollo del estudio, se realizó un análisis histórico que permitió profundizar en la historia del edificio a intervenir; se complementó con una revisión de normativas vigentes relacionadas con la preservación y refuncionalización de edificios patrimoniales. También se seleccionaron y analizaron algunos proyectos, evaluando sus programas de necesidades y destacando los aportes cualitativos que influyeron en importantes decisiones proyectuales. Finalmente, se llevó a cabo un análisis urbano del entorno inmediato, con el fin de contextualizar la intervención y presentar el proyecto preliminar para la refuncionalización de la antigua estación Aniceto Arce.

Abstract

This study proposes to give a new function to the historic Aniceto Arce station, transforming it into a dynamic space that integrates education, history, culture and leisure. The central proposal is to convert it into a Public Library, a space for knowledge and learning, which will also function as a community meeting point, enriched by the architectural and historical legacy. The refurbishment of this building represents a significant step towards the preservation and promotion of heritage, contributing to the cultural and educational development of the city, as well as strengthening local identity. During the development of the study, a historical analysis was carried out that allowed us to delve deeper into the history of the building to be intervened, complemented by a review of current regulations related to the preservation and refurbishment of heritage buildings. Some projects were also selected and analyzed, evaluating their needs programs, and highlighting the qualitative contributions that influenced important design decisions. Finally, an urban analysis of the immediate surroundings was carried out in order to contextualize the intervention and present the preliminary project for the refurbishment of the old Aniceto Arce station.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.

Palavras-chave

edifícios históricos, patrimônios, bibliotecas públicas, Bolívia

Citação