Ni desierto ni sertão: Desertão. Imaginario espacial en Furia (2021) y La cabeza del Santo (2023)
Carregando...
Data
2025-05-06
Autores
Vaal Rodríguez, Violeta
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta dissertação propõe o Desertão como um instrumento de representação espacial heterotópica (Brandão, 2013; Ludmer, 2010; Rivera Cusicanqui, 2018) que emerge da interseção entre o deserto e o sertão. Por meio de uma leitura comparativa de La cabeza del santo (2023) e Furia (2021), romances escritos por Socorro Acioli e Clyo Mendoza, respectivamente, são mostradas as possibilidades narrativas que o Desertão proporciona, com base na concepção de imaginário de Jacques Lacan (1987; 2009), em que a figura da miragem condensa os deslocamentos e fragmentações presentes nas obras, onde o corpo vive uma experiência ambivalente que transcende as categorias binárias de vida/morte, humano/animal, feminino/masculino. Por fim —e considerando o espaço como um conceito transversal— Furia e La cabeza del santo são examinados não apenas como textos, mas também como produtos literários em circulação, explorando aspectos de autoria, recepção e mercado editorial, por meio de categorias como regionalismo, transculturação (Rama, 1984; 1998) e literatura do deserto; bem como os vínculos com Pedro Páramo (1955) de Juan Rulfo (1917-1986) e o realismo mágico de Gabriel García Márquez (1927-2014).
Resumen
Esta tesis propone al Desertão como un instrumento de representación espacial heterotópica (Brandão, 2013; Ludmer, 2010; Rivera Cusicanqui, 2018) que surge del cruce entre el desierto y el sertão. A través de una lectura comparada de La cabeza del santo (2023) y Furia (2021), novelas escritas por Socorro Acioli y Clyo Mendoza, respectivamente, se muestran las posibilidades narrativas que el Desertão proporciona, recurriendo a la conceptualización de imaginario de Jacques Lacan (1987; 2009), en el que la figura del espejismo condensa los desplazamientos y fragmentaciones presentes en las obras, donde el cuerpo vive una experiencia ambivalente que trasciende las categorías binarias de vida/muerte, humano/animal, femenino/masculino. Finalmente —y considerando al espacio como un concepto transversal— se examina a Furia y a La cabeza del santo no solo como textos, sino como productos literarios en circulación, al explorar aspectos de autoría, recepción y mercado editorial, por medio de categorías como regionalismo, transculturación (Rama, 1984; 1998) y literatura del desierto; así como los vínculos con Pedro Páramo (1955), de Juan Rulfo (1917-1986) y el realismo mágico de Gabriel García Márquez (1927-2014).
Abstract
This work proposes Desertão as an instrument of heterotopic spatial representation (Brandão, 2013; Ludmer, 2010; Rivera Cusicanqui, 2018) that emerges from the crossing between the desert and the sertão. Through a comparative reading of La cabeza del santo (2023) and Furia (2021), novels written by Socorro Acioli and Clyo Mendoza, respectively, the narrative possibilities that the Desertão provides are shown, drawing on Jacques Lacan's conceptualization of imaginary (1987; 2009), in which the figure of the mirage condenses the displacements and fragmentations present in the works, where the body lives an ambivalent experience that transcends the binary categories of life/death, human/animal, feminine/masculine. Finally —and considering space as a transversal concept— Furia and La cabeza del santo are examined not only as texts, but also as literary products in circulation, by exploring aspects of authorship, reception and publishing market, through categories such as regionalism, transculturation (Rama, 1984; 1998) and literature of the desert; as well as the links with Pedro Páramo (1955), by Juan Rulfo (1917-1986) and the magical realism of Gabriel García Márquez (1927-2014).
Descrição
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada.
Palavras-chave
regionalismo, desertos, realismo fantástico, imaginários