Moradia estudantil: uma abordagem a partir da avaliação pós-ocupação.
Carregando...
Data
2024
Autores
Barreto, Valeria Beatriz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A moradia digna é um direito universal, e cabe ao Estado garantir isso por meio de políticas habitacionais. Por outro lado, as moradias estudantis fazem parte das políticas educacionais, oferecendo alojamentos para os estudantes. No entanto, no Paraguai, essa realidade ainda não é acessível para todos, especialmente no caso das moradias estudantis, cuja ausência impacta significativamente a vida dos estudantes. A busca por soluções habitacionais adequadas para estudantes é uma questão relevante no contexto urbano contemporâneo. Devido à migração de pessoas em busca de ensino superior, especialmente em cursos de medicina, há vários desafios relacionados ao acesso à moradia adequada para estudantes em cidades como Pedro Juan Caballero, localizada no norte do Paraguai, na fronteira com Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, Brasil. As opções habitacionais nas cidades vizinhas não são financeiramente acessíveis para muitos estudantes, o que agrava ainda mais a situação. Este trabalho tem como objetivo compreender os espaços das moradias estudantis existentes, por meio da percepção dos estudantes, e propor analises que poderão servir de base para a realização de projetos futuros a serem implementados na cidade de Pedro Juan Caballero. Partindo de uma revisão bibliográfica sobre o tema e da análise das moradias estudantis existentes no Brasil por meio da Avaliação Pós-Ocupação (APO), devido à inexistência de moradias estudantis no Paraguai, a APO foi realizada por meio de questionários e levantamento fotográfico em quatro edificações estudantis de universidades públicas brasileiras: UNILA (Universidade da Integração Latino-Americana), UNB (Universidade de Brasília), e USP (Universidade de São Paulo). A partir da análise dos dados obtidos, foram feitas sínteses que podem servir como base para futuros projetos de moradias estudantis em Pedro Juan Caballero.
Abstract
Dignified housing is a universal right, and it is the responsibility of the State to ensure it through housing policies. On the other hand, student housing is part of educational policies, offering accommodations for students. However, in Paraguay, this reality is not yet accessible to everyone, especially in the case of student housing, whose absence significantly impacts the lives of students. The search for adequate housing solutions for students is a relevant issue in the contemporary urban context. Due to the migration of people seeking higher education, especially in medical courses, there are various challenges related to access to adequate student housing in cities like Pedro Juan Caballero, located in northern Paraguay, on the border with Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, Brazil. Housing options in neighboring cities are not financially accessible for many students, further worsening the situation. This work aims to understand the spaces of existing student housing through the perception of students and propose analyses that could serve as a basis for future projects to be implemented in the city of Pedro Juan Caballero. Based on a literature review on the subject and the analysis of existing student housing in Brazil through Post-Occupancy Evaluation (POE), due to the absence of student housing in Paraguay, the POE was conducted through questionnaires and photographic surveys in four student buildings of Brazilian public universities: UNILA (Federal University for Latin American Integration), UNB (University of Brasília), and USP (University of São Paulo). From the data analysis, summaries were created that could serve as a basis for future student housing projects in Pedro Juan Caballero.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.
Palavras-chave
habitação, moradia estudantil, avaliação pós-ocupação.