La experiencia del EQUIS – Festival de Cine Feminista de Ecuador (2019-2023): encuentros, diálogos y prácticas posibles.

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Data

2024

Autores

Osorio Ortiz, Maria Camila

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Resumo

Os Festivais de Cinema de/sobre Mulheres (FCM) ganharam presença e espaços a partir da década de 1970, no entanto, a literatura aponta para um estudo incipiente de sua história e de sua capacidade de transformação e impacto nas dinâmicas sociais, além de focar, em sua maioria, em festivais do Norte Global. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o EQUIS – Festival de Cinema Feminista do Equador (EFCFE), apoiando-se em diálogos teóricos entre o giro decolonial, os feminismos latino-americanos e os film festival studies para entender como esses espaços servem para a construção de encontros e práticas feministas, centrando-se no papel da programação. Busca-se traçar um panorama de suas tensões e transformações, em uma sociedade que articula e perpetua traços de uma tradição patriarcal. A ênfase será dada às suas condições de produção e modos de subjetivação. Portanto, esta dissertação busca refletir sobre como o EQUIS constrói lugar(es) de enunciação e até que ponto ele está se desvinculando de epistemologias e imaginários modernos/coloniais.

Abstract

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Integração Latino-Americana.

Palavras-chave

Festivais de Cinema, Cinema de Mulheres, Giro Decolonial, Feminismos Latino-Americanos, Movimentos Feministas

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