Projeto Colégio Estadual de Desenvolvimento Urbano Alves.
Carregando...
Data
2024
Autores
Cruz, Leticia Alves
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esse trabalho parte do pressuposto que as escolas são as estruturas responsáveis por coordenar o desenvolvimento pessoal e profissional de uma sociedade, sendo ele o agente capaz de modificar o ambiente e a estrutura urbana, além de ser o espaço mais adequado para o desenvolvimento e aplicabilidade dos direitos e deveres dos cidadãos. Pretende-se analisar as características regionais a fim de entender a dinâmica das cidades e a segregação gerada e a partir disso, e por consequência desenvolver um projeto de uma escola a fim de que se possa equipar os espaços segregados com a infraestrutura capaz de reverter e mudar a dinâmica da região. Analisaremos a estrutura escolar brasileira, sua história e como ela foi sendo composta, além disso será construído uma pesquisa sobre o ensino do Fundamental II e o Ensino médio no Brasil, além disso será estabelecido os parâmetros da arquitetura escolar e como a elaboração de ambientes bem planejados podem ajudar no incentivo aos alunos e a permanência nas escolas brasileiras.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.
Palavras-chave
Ensino em arquitetura e urbanismo, interior, segregação