Metodologia da aula histórica no ensino de história para jovens estudantes: o caso da Palestina e Israel
Carregando...
Data
2023
Autores
Lima, Gustavo Alves
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo busca investigar como a aula histórica possibilita a aprendizagem histórica dos alunos. Para isso, aplicamos a metodologia da aula histórica proposta por Schmidt (2017) e Gevaerd (2020) que utiliza as concepções de Rüsen (2001) sobre a aprendizagem histórica. Para a aula, escolhemos o conteúdo sobre a disputa entre Israel e a Palestina. A aula histórica foi aplicada em uma escola do sul de Foz do Iguaçu, no Paraná, para uma turma do 1° ano A do Ensino Médio Técnico. A principal hipótese é que a metodologia da aula histórica contribui para o aprendizado histórico ao promover a pesquisa histórica entre os estudantes levando em consideração as carências de orientação temporal dos alunos. Iremos expor neste artigo a experiência da aula-histórica como metodologia para o aprendizado desse passado, além da compreensão de como a pesquisa histórica opera.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
Palavras-chave
palestina; ensino de História; aprendizagem histórica