Os Efeitos e Repercussões da Covid-19 sobre a Segurança Alimentar e os Canais de Comercialização dos Agricultores Familiares em Foz do Iguaçu – PR

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Lopes, Giuliano Tourino

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O estudo refere-se aos impactos da pandemia por Covid-19 sobre os agricultores familiares que atuam em canais de comercialização de proximidade. A pandemia gerou efeitos e repercussões sobre a renda dos agricultores e a segurança alimentar. A questão colocada no estudo tem em vista observar em que medida os agricultores familiares foram impactados pela pandemia da Covid-19 nos momentos de lockdowns e de fechamento de fronteiras. Por sua vez, o objetivo do estudo visa compreender de que forma os agricultores familiares, que atuam nos mercados de proximidade, foram impactados pela pandemia tanto nos canais de comercialização quanto na segurança alimentar. Trata-se de uma abordagem qualitativa, com 05 lideranças de agricultores familiares de Foz do Iguaçu a partir de um questionário aberto. Justifica a pesquisa a necessidade de avaliar os impactos sobre as famílias dos agricultores com vistas a mitigar seus efeitos e repercussões negativas e potencializar os positivos que ocorreram. Observou-se que houve impactos negativos sobre a renda financeira, mas que a segurança alimentar e nutricional foi pouco ou nada afetada.

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar.

Palavras-chave

Pandemia por Covid-19. Agricultores familiares. SAN. Autoconsumo. Mercado de Proximidade

Citação

Pandemia por Covid-19. Agricultores familiares. SAN. Autoconsumo. Mercado de Proximidade