Listar UNILA | Eventos por autor "Cainelli, Marlene Rosa"
Mostrando ítems 1-7 de 7
-
Aprendizagem e Consciência Histórica: um estudo sobre a Históira Nacional e local nas narrativas de estudantes do ensino fundamental
Santos, Flávio Batista dos; Cainelli, Marlene Rosa (Even3, 2018-01-15)Este artigo pretende discutir a pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, sob a orientação da Professora Doutora Marlene Rosa Cainelli. Sustentado nos estudos de Jorn Rusen (2001, ... -
Consciência Histórica e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: investigação das narrativas de alunos do MST na cidade de Londrina (PR) - Brasil
Santos, Fernanda Pereira; Cainelli, Marlene Rosa (Even3, 2018-01-15)O estudo proposto faz parte de uma investigação iniciada em 2014 como parte do Trabalho de Conclusão de Curso em História defendido em 2016 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) intitulado: “Currículo e identidade: ... -
A Educação Histórica como temática na formação continuada de professores no Estado do Paraná: considerações dos professores do Núcleo de Apucarana
Dias, Sueli de Fátima; Cainelli, Marlene Rosa (Even3, 2018-01-15)Este estudo investiga como professores de História da rede pública de ensino no Estado do Paraná, no desenvolvimento da formação continuada, se apropriam das ideias ou teorias da Educação Histórica. Para tanto, parte das ... -
A formação dos futuros professores de História: PIBID História UEL (2011-2013) e os diálogos com a Educação Histórica
Tomazini, Elizabete Cristina de Souza; Cainelli, Marlene Rosa (Even3, 2018-01-15)Este texto apresenta resultados finais de pesquisa realizada no Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina que teve como objetivo central analisar a participação de licenciandos do curso de História da ... -
A História da Vida como metodologia para o ensino de História
Malheiros, Eliane dos Santos; Cainelli, Marlene Rosa (Even3, 2018-01-15)As metodologias utilizadas em sala de aula, mais especificamente no que se refere ao Ensino de História, representam basicamente a forma como o professor demonstra sua concepção histórica. Muitas são as possiblidades ... -
Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História
Fazion, Heloisa Pires; Cainelli, Marlene Rosa (Even3, 2018-01-15)O presente artigo possui como finalidade apresentar a pesquisa que está sendo desenvolvida no Mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL) sob orientação da Professora Doutora Marlene Rosa ... -
Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas
Martins, Giovana Maria Carvalho; Cainelli, Marlene Rosa (Even3, 2018-01-15)Este trabalho apresenta os encaminhamentos de uma pesquisa iniciada no curso de graduação em História na Universidade Estadual de Londrina, e prossegue como parte das discussões que estão sendo realizadas no Mestrado do ...