Navegação UNILA | Eventos por título
Itens para a visualização no momento 3089-3108 of 3162
-
A utilização da poesia na formação de professores de química
(2014-10)O trabalho aborda a relação Ciência e Poesia na Formação de Professores de Química no contexto do PIBID. O objetivo é investigar as concepções dos licenciandos sobre o uso da Poesia na sala de aula assim como as contribuições ... -
Utilização de catálise heterogênea para a síntese do HMF e DMF a partir de fontes alternativas de biomassa
(2016-10)Visando a produção de um combustível relativamente barato, e a destinação da biomassa residual de indústrias e da agricultura, foram realizadas pesquisas em biocombustíveis. Partindo deste princípio, e utilizando fontes ... -
Utilização de catálise homogênea para a síntese do HMF a partir de fontes alternativas de biomassa
(2016-10)Os avanços industriais e tecnológicos principalmente a partir do século XX ocasionaram um aumento expressivo do consumo de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo. A necessidade de fontes energéticas alternativas ... -
Utilização de fontes alternativas de biomassa para obtenção de 5-Hidroximetilfurfural (HMF) e 2,5 Dimetilfurano (DMF)
(2017-10-04)O 5-Hidroximetilfurfural (HMF) é um composto que apresenta um potencial emergente para utilização como bloco de construção na indústria química, pois o mesmo possui uma estrutura com múltiplos grupos funcionais, e assim, ... -
A utilização de jogos on-line no ensino de matemática aos alunos do CEEBJA
(2014-10)O presente trabalho relata algumas experiências com metodologias diferenciadas, com ênfase na utilização de jogos on-line em aulas aplicadas aos alunos do centro estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos-CEEBJA ... -
A utilização de meios tecnologicos e materiais didáticos para o estudo da trigonometriacomo forma de diversificação e aprimoramento no ensino de matemática
(2014-10)O presente artigo traz uma proposta de sequência de atividades e a discussão da intervenção pedagógica, realizada em sala de aula, com o objetivo de possibilitar os alunos reverem e melhor compreenderem os conceitos de ... -
Utilização de modelos didáticos como facilitadores da aprendizagem nas disciplinas de ciências e biologia
(Unila, 2014-10)O presente trabalho realizado na Unespar - Campus União da Vitória vinculado ao Subprojeto PIBID Ciências Biológicas, teve como objetivo elaborar modelos que facilitassem o aprendizado da morfologia animal pelos alunos ... -
A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental
(2014-10)Uma análise do formato atual das escolas brasileiras, públicas ou privadas, revela com nitidez que o modelo tradicional de ensino ainda é amplamente adotado, em detrimento de abordagens didático- pedagógicas alternativas, ... -
A utilização de poemas nas aulas de Ciências Naturais e Matemática
(2012-06-05)A interdisciplinaridade no ensino tem sido recomendada nas mais recentes reformas educacionais. Numa tentativa de motivar esse diálogo, propomos a exploração de poemas referentes à Ciência, de forma inter - ligada, visando ... -
Utilização de resíduo de corte de mármore
(2017-10-04)A extração de minério gera elevadas quantidades de resíduos depositados ao redor de suas jazidas. Muitos desses minérios são extraídos para utilização na construção civil, como é o caso de algumas rochas como o granito, ... -
Utilização de resíduos da agroindústria para obtenção de biocombustíveis
(2014-11-06)En la actualidad existen problemas ambientales derivados de la creciente taza de polución generada por el uso de combustibles fósiles, así como un aumento considerable del costo líquido de los combustibles debido a la ... -
Utilização de resíduos da agroindústria para obtenção de biocombustíveis
(2015-11)En la actualidad existen problemas ambientales derivados de la creciente taza de polución generada por el uso de combustibles fósiles, así como un aumento considerable del costo líquido de los combustibles debido a la ... -
A utilização do celular como ferramenta para o ensino de física
(2014-10)Este trabalho tem por objetivo explorar as oportunidades pedagógicas relacionadas as Tecnologias de Informação e Comunicação fazendo uso de celulares e tablets no processo de ensino e aprendizagem de Física. A utilização ... -
A utilização do jogo mancala no desenvolvimento de conceitos matemáticos
(2014-10)Os recursos lúdicos favorecem a reflexão sobre as intervenções e práticas pedagógicas dos professores, portanto, o presente estudo tem por finalidade apresentar o jogo Mancala como uma estratégia de ensino no contexto ... -
A utilização do jornal como meio de divulgar as atividades desenvolvidas: uma experiência do PIBID/Química da UEM
(2014-10)O presente discute a utilização do jornal como uma das formas de linguagem que aborda a diversidade de ideias dentro de uma sala de aula e como veículo para divulgação dos resultados obtidos com a aplicação de atividades ... -
A Utilização do Lúdico no Ensino de Química Orgânica: Uma Prática Envolvendo Jogos
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)Um dos desafios dos professores de Química do terceiro ano do Ensino Médio está em tornar o estudo das funções orgânicas mais atrativo e interessante aos alunos. Uma das dificuldades encontradas é a de quebrar o caráter ... -
A utilização dos jogos como recurso didático da matemática na sala de apoio
(2014-10)Este artigo narra a experiência vivenciada por estagiárias bolsistas do PIBID 4 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio (UTFPR-CP) ao observar uma turma de sala de apoio do Colégio Estadual, da ... -
A utilização dos jogos pedagógicos no ensino da geografia com alunos do 8o e 9o anos do ensino fundamental
(2014-10)Este trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Geografia da Universidade Estadual do Centro – Oeste – UNICENTRO, Campus de Irati – PR numa das escolas ... -
Utilizações do vinte de novembro: como o dia da consciência negra é percebido em sala de aula?
(Unila, 2014-10)O presente trabalho se destina a expor a atividade desenvolvida pelos bolsistas do subprojeto do PIBID de História 1 da UFPR, sob coordenação da Profa. Dra. Karina KosickiBellotti, juntamente com os professores supervisores ... -
Utilizando a plataforma fazgame no ensino de língua inglesa: primeiras experiências
(Unila, 2014-10)A literatura tem reportado grandes vantagens em se utilizar jogos no ensino de línguas. Neste trabalho, apresentamos os jogos educacionais produzidos por um grupo do Pibid de Letras-Inglês da UEL por meio da plataforma ...