A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Tamada, Marcelo H.
Meira, Odair M.
Schadeck, Ruth J. G.
Mendonça, Márcia H.
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Uma análise do formato atual das escolas brasileiras, públicas ou privadas, revela com nitidez que
o modelo tradicional de ensino ainda é amplamente adotado, em detrimento de abordagens didático-
pedagógicas alternativas, que possibilitam maior interação do sujeito com o objeto do conhecimento. A
constatação de que, para muitos alunos, a exposição meramente teórica é insuficiente para o entendimento de
conceitos complexos, como aqueles envolvidos nos processos fisiológicos, levou à opção por uma
abordagem prática, em laboratório, adaptando e recriando um modelo que simulasse o funcionamento do
sistema cardiovascular. O objetivo foi buscar a concretização e internalização dos conceitos, não logrados
pela vertente exclusivamente teórica. Nesse contexto buscou-se trazer modelos que ultrapassassem a barreira
do abstrato, levando a uma conformação visual e tátil de fácil compreensão para que os alunos pudessem
conceber o funcionamento do sistema cardiovascular
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Modelos didáticos, Aulas práticas, Ensino de ciências e biologia