dc.contributor.advisor | Orientação | |
dc.contributor.author | Almeida, Caroline | |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T15:25:05Z | |
dc.date.available | 2021-02-08T15:25:05Z | |
dc.date.issued | 2020-12-23 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/6041 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Música. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo provocar o diálogo entre referenciais teóricos que relacionem o tema ensino-aprendizagem do canto à práticas integrativas do corpo, mente e fatores emocionais/psicológicos, como forma de estimular outras abordagens para o desenvolvimento deste instrumento. Além disto, busca reforçar a importância da relação professor-aluno para a obtenção de melhores resultados neste processo e, por consequência, nos alcances quanto ao desenvolvimento técnico. A pesquisa de campo foi realizada com um público formado por homens e mulheres, com ou sem experiência prévia na prática do canto. Durante 4 meses foram ministradas aulas semanais individuais e aplicados questionários relacionados ao período de início do aprendizado e ao momento atual. Além disso, apresenta a elaboração de proposta holística para o ensino de canto para ser adotada por professores interessados nesta temática. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Propriocepção | pt_BR |
dc.subject | Holismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino do Canto | pt_BR |
dc.title | O Canto é para Todos: Estudos de Diferentes Abordagens no Ensino-Aprendizagem do Canto para Não Cantores e Cantores Iniciantes. Proposta para uma Abordagem Holística. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |