O Canto é para Todos: Estudos de Diferentes Abordagens no Ensino-Aprendizagem do Canto para Não Cantores e Cantores Iniciantes. Proposta para uma Abordagem Holística.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo provocar o diálogo entre referenciais teóricos que relacionem o tema ensino-aprendizagem do canto à práticas integrativas do corpo, mente e fatores emocionais/psicológicos, como forma de estimular outras abordagens para o desenvolvimento deste instrumento. Além disto, busca reforçar a importância da relação professor-aluno para a obtenção de melhores resultados neste processo e, por consequência, nos alcances quanto ao desenvolvimento técnico. A pesquisa de campo foi realizada com um público formado por homens e mulheres, com ou sem experiência prévia na prática do canto. Durante 4 meses foram ministradas aulas semanais individuais e aplicados questionários relacionados ao período de início do aprendizado e ao momento atual. Além disso, apresenta a elaboração de proposta holística para o ensino de canto para ser adotada por professores interessados nesta temática.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Música.

Palavras-chave

Educação musical, Propriocepção, Holismo, Ensino do Canto

Citação

Coleções