Collections in this community

Recent Submissions

  • Ainda somos intrusos? A sociedade na política externa de Argentina, Brasil e Uruguai 

    Mesquita, Lucas Ribeiro (Edunila, 2023)
    A proposta do livro é analisar quatro instituições participativas que partem da proposta de incluir a participação social na política externa brasileira, argentina e uruguaia, questionando se a participação da sociedade ...
  • Santos Dumont nas Cataratas: “pretendo mesmo escrever um livro sobre o Iguaçu” 

    Alvino da Silva, Micael (Edunila, 2023)
    Com um texto agradável, Micael Alvino da Silva, em Santos Dumont nas Cataratas, nos transporta às últimas décadas do século XIX e início do XX, para compreender o que acontecia no mundo e na fronteira trinacional quando ...
  • Somos sur: prácticas discursivas en español y literatura latinoamericana 

    Pérez de Obanos Romero, Gregorio; Ahumada Cristi, Miguel Antonio; Ulloa Bustinza, Iván Alejandro (Edunila, 2023-10-25)
    Somos Sur es un libro para la enseñanza y el aprendizaje del español como lengua adicional, cuyas actividades han sido diseñadas para que alumnas y alumnos universitarios de Brasil, de cualquier área del conocimiento, ...
  • Territórios, Cidades e Identidades Africanas em Movimento 

    Moassab, Andréia (org.); Berthet, Marina (org.) (Edunila, 2023)
    Escolhemos, portanto, tratar o tema territórios, cidades e identidades a partir de um enquadramento teórico-crítico da modernidade entrelaçado com a ideia de urbanidade na África. Odair Barros-Varela, no capítulo 1, propõe ...
  • Museus Portáteis e Outras Histórias da Arte-moda 

    Acon, Ana Carolina (org.); Grippa, Carolina Bouvie (org.); Bosak, Joana (org.); Alves, Paulo Gabriel (org.) (Edunila, 2023)
    O livro é uma coletânea de textos vinculados aos estudos do grupo de pesquisa História da Arte e Cultura de Moda/UFRGS/CNPq. O grupo de pesquisa que, embora nasça com endereço físico no Instituto de Artes da Universidade ...
  • O Movimento Hare Krishna no Brasil: Estudos em Perspectivas 

    Carvalho, Leon Adan Gutierrez de; Valera, Lúcio (Edunila, 2022)
    Com pouco mais de 300 páginas, o livro introduz o leitor ao movimento por meio de considerações históricas e sociológicas. Em seguida, apresenta um resgate da memória dos primeiros anos do Hare Krishna no país. Esse resgate ...
  • Manual Didático para a Execução do Ensaio Índice de Suporte Califórnia (ISC) 

    Bizarreta-Ortega, Julio César; Ochoa Averos, Sara (EDUNILA, 2022)
    Este manual didático apresenta uma introdução sobre o ensaio do Índice de Suporte Califórnia (ISC), ou California Bearing Ratio (CBR), de maneira sucinta, clara e de fácil compreensão para um discente iniciante nos ensaios ...
  • Historias del Centro de Investigaciones Ecólogicas Subtropicales (CIES): el valor de las estaciones biológicas 

    Bosso, Andrés J. (Org.); Gil, Guilhermo E. (Org.) (Edunila, 2021)
    El CIES es el Centro de Investigaciones Ecológicas Subtropicales dependiente de la Di- rección Regional NEA de la Administración de Parques Nacionales, ubicado en el Parque Nacional Iguazú, Misiones, corazón del último ...
  • O Movimento Indígena no Brasil: da Tutela ao Protagonismo (1974-1988) 

    Brighenti, Clovis Antonio (Org.); Heck, Egon Dionisio (Org.) (EDUNILA, 2021)
    Este livro analisa como os indígenas no Brasil superaram as noções de tutela estatal e integração e abriram caminho para o reconhecimento da organização social, línguas, costumes, crenças e tradições. A primeira parte é ...
  • Stronismo: Nuevas Lupas 

    Soler, Lorena (Org.); Silva, Paulo Renato da (Org.) (EDUNILA, 2021)
    Se ha dicho muchas veces que Paraguay es uno de los países menos estudiados. Sin embargo, este libro, como otros tantos indicios de las últimas décadas, nos obligan a preguntarnos si esa afirmación es capaz de seguir ...
  • Conexões (trans)fronteiriças: mídia, noticiabilidade e ambivalência 

    Silveira, Ada C. Machado da (Org.); Guimarães, Isabel Padilha (Org.) (EDUNILA, 2016)
    De maneira original e distinta do sistema referencial corrente nos estudos de Jornalismo, o livro Conexões (trans)fronteiriças: mídia, noticiabilidade e ambivalência apresenta análises das atividades noticiosas de diversos ...
  • Ensino de Ciências e Matemática: elementos didáticos para teoria e experimentação 

    Capistrano, Abraão J. S. (Org.); Sossmeier, Kelly D. (Org.); Bloot, Rodrigo (Org.) (EDUNILA, 2018)
    O livro Ensino de Ciências e Matemática — elementos didáticos para teoria e experimentação visa ser um referencial para professores e estudantes destas duas áreas do conhecimento pautado na ideia da busca de novas práticas ...
  • Fanzines: reflexôes sobre cultura, memória e internet 

    Amaral, Yuri (EDUNILA, 2018)
    Os textos presentes neste livro convidam o leitor para o debate: o primeiro parte dos estudos de Canclini e Certeau sobre cultura híbrida e cultura no plural, respectivamente, propondo uma breve reflexão sobre a prática ...
  • Español en la universidad: prácticas discursivas 

    Bustinza, Ivan Ulloa; Romero, Gregorio Pérez de Obanos (EDUNILA, 2019)
    ¿Que es? es un banco de actividades de práctica significativa del español como segunda lengua o lengua adicional especialmente diseñado para estudiantes de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA) que ...
  • Fracking lo que las personas no pueden desconocer sobre el tema 

    Pippo, Walfrido Alonso; Frómeta, Amado Enrique N. (EDUNILA, 2021-07-15)
    El libro aborda el controvertido tema de la producción de petróleo y gas por medio de la fracturación hidráulica (Fracking), criticado por un sector por sus afectaciones al medio ambiente y alabado por otros por ser una ...
  • Morar na barranca: habitação, desenvolvimento territorial e tecnologia social na região trinacional 

    Moassab, Andréia (Org.); Vettorazzi, Egon (Org.) (EDUNILA, 2019)
    Esta cartilha é resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA, com objetivo de analisar as diversas soluções populares para a moradia na região transnacional, especialmente ...
  • Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español 

    Soares, Francisca Paula Maia (Org.); Cathcart, Mercedes Causse (Org.) (EDUNILA, 2019)
    Como pode um professor de idiomas relacionar a língua que ensina aos conhecimentos sociais e interculturais que essa língua veicula? Que caminho ele deve percorrer ao se ocupar dos múltiplos sentidos das linguagens com que ...
  • Glossário terminológico da UNILA 

    Pascua Vílchez, Fidel (EDUNILA, 2019)
    O Glossário Terminológico da UNILA foi criado com a intenção de auxiliar alunos, professores, técnicos e comunidade externa à universidade e constitui o principal objeto resultante de uma pesquisa desenvolvida durante dois ...
  • Catolicismo e escravidão: o discurso e a posse 

    Souza, Ricardo Luiz de (EDUNILA, 2020)
    Ricardo Luiz de Souza, em seu livro Catolicismo e Escravidão: o discurso e a posse, traz a público as tradições e contradições da Igreja Católica quanto ao processo de escravidão indígena e africana no Brasil e, mais ...
  • Trânsitos e subjetividades latino-americanas no cinema 

    Fonseca, Eduardo Dias (Org.); Ramalho, Fábio Allan Mendes (Org.) (EDUNILA, 2020)
    Trânsitos e Subjetividades Latino-Americanas no Cinema surge do desejo de delinear algumas linhas de força em torno de inquietações que marcam nossa atuação como pesquisadores do campo do cinema e do audiovisual na ...

View more