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Item Ainda somos intrusos? A sociedade na política externa de Argentina, Brasil e Uruguai(Edunila, 2023) Mesquita, Lucas RibeiroA proposta do livro é analisar quatro instituições participativas que partem da proposta de incluir a participação social na política externa brasileira, argentina e uruguaia, questionando se a participação da sociedade civil, a partir das iniciativas, seria indutora de mudança e de aperfeiçoamento democrático na representação da política externa. O argumento desenvolvido ao longo da obra é que as iniciativas tensionam o monopólio exclusivo da burocracia diplomática no processo de produção da política externa de integração e de direitos humanos, mas o tipo de mudança e a sua qualificação democrática, porém, estão diretamente ligadas ao desenho institucional adotado pela iniciativa participativa. Nesse sentido, a conclusão mais importante do trabalho é que a participação social não é condição suficiente para a democratização da política externa. A participação é elemento de mudança democrática quando é acompanhada de mecanismos de responsividade e de accountability.Item Catolicismo e escravidão: o discurso e a posse(EDUNILA, 2020) Souza, Ricardo Luiz deRicardo Luiz de Souza, em seu livro Catolicismo e Escravidão: o discurso e a posse, traz a público as tradições e contradições da Igreja Católica quanto ao processo de escravidão indígena e africana no Brasil e, mais amplamente, na América Latina. A fim de analisar o posicionamento desta Instituição ao longo dos séculos, o autor se aprofunda na literatura especializada, sobretudo nas obras de Gonzalo Fernandez de Oviedo, Juan Ginés de Sepúlveda, Francisco de Vitoria e Bartolomé de Las Casas. Os dois primeiros, defensores da escravidão indígena e, os dois últimos, críticos desta prática. A análise comparativa destes autores ajuda o leitor a esclarecer pontos importantes sobre o debate da escravatura na América colonial, especialmente em relação ao tratamento diferenciado dado aos indígenas e africanos em solo americano. Enquanto a escravidão indígena era, para alguns, considerada contrária aos preceitos cristãos, a exploração dos povos africanos, por vezes, era estimulada pelos mesmos autores. O livro é estruturado em três capítulos. No primeiro, “A escravidão Indígena na América Espanhola: Fundamentos de um Debate”, o escritor aborda os pontos-chave da bibliografia em questão. Já no segundo, “A Maldição, o Inferno e o Paraíso”, traça uma síntese do discurso católico sobre a escravidão, partindo dos textos bíblicos, passando pelo período medieval e pelo debate sobre o tráfico de escravos, chegando aos autores do período colonial. Aqui, são analisadas obras de Antonil, Padre Antônio Vieira, Jorge Benci, Nuno Marques Pereira e Azeredo Coutinho. O estudioso busca, então, mostrar as linhas de continuidade e as contradições presentes nesse discurso. E, finalmente, no último, “Batismo, Posse e Abolição”, são apresentados os rituais de conversão dos gentios, ou seja, o batismo, tal como foi praticado e visto pela Igreja. Ademais, Ricardo Luiz de Souza analisa ainda como se deu a posse de escravos por parte da Igreja enquanto durou a escravidão e como a Instituição se posicionou perante a abolição.Item Cinelatino: imagens da América Latina a serem decifradas(EDUNILA, 2020) Name, Leo (Org.); Spyer, Tereza (Org.)inelatino – Imagens da América Latina a Serem Decifradas recolhe reflexões sobre o pluralismo do cinema latino-americano e caribenho, por meio da análise de 14 filmes. Os quatro takes (sessões temáticas) que compõem o volume são o resultado de artigos desenvolvidos por debatedoras e debatedores que participaram de mostras e ciclos de cinema latino-americano e caribenho que aconteceram entre 2012 e 2017, na cidade de Foz do Iguaçu/Brasil, através do projeto de extensão Cinelatino: Imagens da América Latina a Serem Decifradas, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Neste marco, os discursos sobre violência e direitos humanos; arquitetura e cidade; gênero, poder, identidade, e cotidiano, política e sobrevivência se transformam em espaços através dos quais são discutidas questões contemporâneas e insurgentes. Esta obra coletiva contribui à visibilidade do cinema latino-americano e caribenho e ao autoconhecimento da região, partindo da ideia de olhar para as produções em sua diversidade e em sua capacidade de encarar as diferenças através do Outro.Item Conexões (trans)fronteiriças: mídia, noticiabilidade e ambivalência(EDUNILA, 2016) Silveira, Ada C. Machado da (Org.); Guimarães, Isabel Padilha (Org.)De maneira original e distinta do sistema referencial corrente nos estudos de Jornalismo, o livro Conexões (trans)fronteiriças: mídia, noticiabilidade e ambivalência apresenta análises das atividades noticiosas de diversos veículos de mídia: jornais impressos e on-line, revistas semanais, telejornais, portais e agências de notícias. Organizada por Ada C. Machado da Silveira e Isabel Padilha Guimarães, do grupo de pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteiras, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a obra aborda estas atividades jornalísticas encarando sua condição midiatizada, pautada por cânones técnicos estritos e atitude interpretante exterior à vida das sociedades a que se dedicam a reportar. Trata-se de um livro que pretende ser de utilidade para estudantes de Jornalismo e de Relações Internacionais interessados em iniciar-se na análise de textos midiáticos.Item De lenguas, ideologías y prácticas: políticas linguísticas e gestão de línguas no Cone Sul.(EDUNILA, 2024) Ponte, Andrea Silva; Cáceres, Glenda Heller; Branco, Natieli Luiza; Mota, Sara dos Santos; Hipperdinger, YolandaNo livro De lenguas, ideologías y prácticas: políticas linguísticas e gestão de línguas no cone sul, as autoras e autores, oriundos de diversas instituições e regiões do Brasil e da Argentina, analisam o lugar da língua espanhola no Brasil e do lugar da língua portuguesa no Mercosul, com destaque para o Uruguai e a Argentina. Com o avanço do neoliberalismo na região e seu consequente alinhamento aos países do Norte Global, os autores e autoras, ao longo dos diversos capítulos, chamam a atenção para a desvalorização da integração regional e do intercâmbio entre estes vizinhos. Um dos capítulos questiona se “poderemos fazer frente à já potente penetração do inglês como língua de escolarização nos países da região”. Sob este viés cabe, igualmente, perguntarmo-nos se passaremos, um dia, “a pensar no espanhol e no português como recursos, mais que como línguas estrangeiras, externas, de fora, do outro?”. Com o apoio do Programa de Pós-graduação de Linguística - PROLING/PROEX/CAPES da UFPB, o livro se coloca, portanto, no seguinte debate: permaneceremos subalternos nas relações Norte-Sul ou conseguiremos “sulear-nos”?. Com estas indagações potentes, a obra reforça, na EDUNILA, o selo Ñande, termo guarani para “nós” ou “nosso”: aquilo que é próprio da comunidade acadêmica ou poderia ser entendido como o que é nosso, latino-americano. Ao mesmo tempo, a obra se insere na coleção América Latina Una y Distinta, que reúne os livros que tratam do continente, a partir das especificidades de dada área de conhecimento.Item Dos sertões para as fronteiras e das fronteiras para os sertões(EDUNILA, 2021) Leroy, Henrique RodriguesA partir de um íntimo diálogo costurado entre Grande Sertão: Veredas, do conterrâneo Guimarães Rosa, e a Pedagogia do Oprimido, do centenário e também pernambucano Paulo Freire, estes escritos tecem narrativas advindas de uma sala de aula de Língua Portuguesa Adicional localizada na Tríplice Fronteira mais populosa e movimentada do Brasil, entre Paraguai, Argentina e Brasil, mais especificamente na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), localizada na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. De 2013 a 2018, transitei-me, por diversas vezes, entre essa Tríplice Fronteira, local onde morava e trabalhava, e a minha cidade natal chamada Esmeraldas, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Costumo dizer que essa minha querida cidade habita um entre-lugar e/ou uma terceira margem, entre as Minas profundas de Carlos Drummond de Andrade e os vastos Sertões das Gerais de João Guimarães Rosa. E essas constantes travessias, somadas às minhas múltiplas vivências na fronteira, sensibilizaram-me para epistemologias, ontologias e vivências outras que me tiraram das certezas e verdades cartesianas eurocêntricas perpetradas por um falacioso universalismo. Esta libertadora e emancipadora travessia permitiu um encontro não apenas comigo mesmo, mas também com toda uma gama de ativistas, artistas, autores, pensadores, educadores-educandos e educandos-educadores latino-americanos que retiraram as escamas que vendavam minhas lentes, revelando-me as diferentes diferenças deste mundo que, em realidade, é diverso, é plural e é heterogêneo. Estas ampliadas epistemologias latino-americanas também me sensibilizaram muito para conscientizações raciais e sociais críticas, fazendo com que eu me descobrisse e me descortinasse um (trans)sujeito branco e gay que habita lugares privilegiados e que, principalmente por isso, deve se responsabilizar pelas desnaturalizações das práticas racistas, sexistas, homofóbicas, opressoras e eurocentradas em todos os espaços que eu frequentar, performar e atuar, seja como um professor, um amigo, um namorado, um colega, um sobrinho, um tio, um padrinho etc… Ou seja, a fronteira, a UNILA e, sobretudo, a sala de aula de Língua Portuguesa Adicional apresentaram-me e me revelaram um tornar-me crítico envolto em um constante devir conscientizador e libertador. É certo que um desses muitos espaços que refletiu e propagou todas essas transformações narradas e confessadas acima foi a sala de aula de Língua Portuguesa Adicional da UNILA. A sala de aula de língua-cultura na fronteira foi uma terceira margem onde, a partir do encontro com (trans)sujeitos de origens, narrativas e repertórios linguístico-culturais diversos que também habitam outros sertões e outras fronteiras, eu pude – além de ensinar – aprender a desaprender para reaprender a respeitar, a valorizar e a criar espaços de escuta para as diferentes diferenças linguístico-culturais; para as diversas cosmovivências desta linda, rica e ferida Abya Yala que habitamos. Esses (trans)sujeitos e todas as suas biografias culturais vivenciadas por seus corpos latino-americanos foram visibilizados por meio das lentes translíngues, decoloniais e transculturais presentes na aula de Língua Portuguesa. O aprendizado das variedades brasileiras da língua-cultura portuguesa fez com que esses educandos pudessem performar suas diversas, plurais, transitórias e provisórias identidades, estivessem elas relacionadas às suas línguas-culturas de origem, às línguas-culturas dos seus colegas aprendidas na fronteira ou ao encontro de todas elas nessa terceira margem que é, foi e sempre será a sala de aula de Língua Adicional na UNILA. Assim, convido vocês, queridas e queridos leitores, e minhas queridas e meus queridos educandos, que advêm de diversas fronteiras e sertões latino-americanos, a atravessarem juntamente comigo estas páginas-veredas. Nelas, vocês descobrirão e desvendarão narrativas únicas e libertadoras que trarão lutas e construtos urgentes, insurgentes e necessários neste mundo que está, a cada dia que passa, mais enfermo e agonizante: decolonialidades, translinguagens, transculturalidades, identidades performativas, Guerra declarada ao Paraguai, Guerras declaradas aos Guarani e pensamento crítico latino-americano farão parte desta tentativa de alentar, mesmo que seja por um íntimo e curto momento de leitura, toda a dor e descaso que estamos presenciando nestes tristes e sombrios tempos. Em verdade, esta travessia translíngue e decolonial pelo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa Adicional na Tríplice Fronteira pode nos fazer atravessar não somente as fronteiras e os sertões geográficos e físicos deste mundo – que ainda é redondo –, como também os sertões e as fronteiras que habitam dentro de nós mesmos. Esta viagem ruma para muito além de todos esses sertões e de todas essas fronteiras, sejam elas exteriores ou interiores! Este percurso pode nos revelar verdadeiros oásis-veredas conscientizadores e libertadores, que estão repletos de buritis e de caudalosos rios com suas também possíveis terceiras-margens. Este percurso tenta visibilizar os (trans)sujeitos com seus corpos, mentes, vivências e amores! Nunca se esquecendo de que o eros, o corazonar, o sentipensar e o sulear são os verdadeiros estímulos e guias de um trabalho que se diz translíngue e decolonial já em seu título.Item Ensino de Ciências e Matemática: elementos didáticos para teoria e experimentação(EDUNILA, 2018) Capistrano, Abraão J. S. (Org.); Sossmeier, Kelly D. (Org.); Bloot, Rodrigo (Org.)O livro Ensino de Ciências e Matemática — elementos didáticos para teoria e experimentação visa ser um referencial para professores e estudantes destas duas áreas do conhecimento pautado na ideia da busca de novas práticas pedagógicas para o desenvolvimento de competências por meio da aprendizagem dialógica, cuja base é o correto trabalho da teoria e da experimentação — elementos norteadores do pensamento científico. Seu conteúdo é resultante de notas de aula da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática ofertada por docentes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) como curso de formação continuada (Comfor/MEC) para professores da educação básica no Oeste do Paraná.Item Español en la universidad: prácticas discursivas(EDUNILA, 2019) Bustinza, Ivan Ulloa; Romero, Gregorio Pérez de Obanos¿Que es? es un banco de actividades de práctica significativa del español como segunda lengua o lengua adicional especialmente diseñado para estudiantes de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA) que cursan el nivel intermedio del denominado Ciclo Común de Estudios. Español en la Universidad: prácticas discursiva No se trata por tanto de un libro de texto o de un manual al uso, sino más bien de un material complementario y, por ello, adaptable a su empleo en el contexto brasileño de la educación superior, de acuerdo con las posibilidades del profesor y con las necesidades de los estudiantes. Español en la Universidad: prácticas discursivas es un material específico creado para que los estudiantes contribuyan de un modo crítico a repensar los grandes temas que vertebran los objetivos estratégicos de la UNILA: la universalización del conocimiento y el respeto a la pluralidad de ideas mediante una oferta académica con compromiso social, en una oferta educativa bilingüe en portugués y español, y la promoción de la conciencia intercultural. Es por ello que la realización de las actividades que conforman las unidades didácticas facilita la activación por parte del aprendiz del componente estratégico de aprender español en un entorno multilingüe y la reflexión acerca de la educación en valores (la tolerancia, el respeto a la diversidad cultural, el rechazo a la intolerancia y al racismo, la denuncia social, etc.). El objetivo es contribuir al papel que desempeña la UNILA en la formación de ciudadanos críticos y de profesionales responsables que promuevan con su conocimiento al avance en la integración latinoamericana.Item Fanzines: reflexôes sobre cultura, memória e internet(EDUNILA, 2018) Amaral, YuriOs textos presentes neste livro convidam o leitor para o debate: o primeiro parte dos estudos de Canclini e Certeau sobre cultura híbrida e cultura no plural, respectivamente, propondo uma breve reflexão sobre a prática zínica como manifestação cultural de determinados grupos e sujeitos. O segundo texto discute se o fanzine pode, em determinado momento, ser considerado um potencial agente de memória. O último texto se apropria do conceito de desterritorialização a fim de contribuir com o debate sobre o sujeito empoderado de meios que lhe convidam a produzir e emitir sua opinião na Internet, desencadeando uma série de fenômenos socioculturais. Essa realidade permite ao sujeito assumir várias identidades, circulando por outros territórios na rede, em um constante processo de des-re-territorialização, ressignificando a si mesmo e os territórios pelos quais passa.Item Fracking lo que las personas no pueden desconocer sobre el tema(EDUNILA, 2021-07-15) Pippo, Walfrido Alonso; Frómeta, Amado Enrique N.El libro aborda el controvertido tema de la producción de petróleo y gas por medio de la fracturación hidráulica (Fracking), criticado por un sector por sus afectaciones al medio ambiente y alabado por otros por ser una alternativa a la escasez de material fósil para la producción de combustibles. La compleja y escabrosa tarea de presentar la tecnología sin tomar partido es acometida por los autores en 7 capítulos. Los dos primeros tratan los aspectos históricos del Fracking y sus aspectos tecnológicos esenciales. Los capítulos tres y cuatro permiten dar una mirada a los aspectos económicos de la tecnología, comenzando por el boom y comentando lo relativo a su costo y rentabilidad. El capítulo cinco es de especial interés pues se refiere a las experiencias en tres países productores de petróleo de América Latina: México, Argentina y Brasil. Los capítulos seis y siete se centran en los aspectos ambientales y finalmente se hace un balance de los pros y los contras de la tecnología. Como toda cuestión de rápida evolución y considerando los tiempos en los que se edita y publica un material, es evidente que el enfoque de los autores no considere aspectos de la siempre cambiante realidad en el mundo del petróleo. También es posible discrepar de algunos puntos de vista, pero lo que sí es innegable que se presenta un material que no se puede desconocer.Item Glossário terminológico da UNILA(EDUNILA, 2019) Pascua Vílchez, FidelO Glossário Terminológico da UNILA foi criado com a intenção de auxiliar alunos, professores, técnicos e comunidade externa à universidade e constitui o principal objeto resultante de uma pesquisa desenvolvida durante dois anos e meio na área da Terminologia, norteada pelos postulados teóricos da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT). A pesquisa, inspirada pelas teorias de Cabré (1999; 2000; 2005) e outros teóricos da Terminologia, como Krieger & Finatto (2004), Bevilacqua (2004) ou Wüster (1998), teve como frutos artigos publicados em revistas especializadas, em anais de congressos etc. Como conclusão principal, estabeleceu-se que o léxico acadêmico incluído no marco normativo universitário constitui a terminologia de uma área específica, ao estar presente dentro de um corpus de documentos normativos e, portanto, deve cumprir com a máxima de monovalência nesse dado contexto, apesar de que no uso comum da língua possa ser polissêmico. Quanto à metodologia aplicada, fizemos, em primeiro lugar, uma delimitação do objeto de estudo, o marco normativo da UNILA, selecionando os documentos que regem a universidade; depois, foram extraídas palavras e locuções que poderiam ser termos deste glossário. Na sequência, organizamos os termos em árvores de domínio que mostrassem suas relações conceituais. Finalmente, todas as informações foram registradas em fichas terminológicas, que serviram posteriormente para a elaboração do glossário.Item Historias del Centro de Investigaciones Ecólogicas Subtropicales (CIES): el valor de las estaciones biológicas(Edunila, 2021) Bosso, Andrés J. (Org.); Gil, Guilhermo E. (Org.)El CIES es el Centro de Investigaciones Ecológicas Subtropicales dependiente de la Di- rección Regional NEA de la Administración de Parques Nacionales, ubicado en el Parque Nacional Iguazú, Misiones, corazón del último gran remanente del bosque atlántico que en nuestro país denominamos selva misionera. El CIES recibe investigadores autorizados para desarrollar proyectos de investigación dentro del Parque y sus alrededores, brindan- do alojamiento y espacio de trabajo, permitiendo, de este modo, trabajar directamente en la selva sin renunciar a las comodidades y servicios esenciales que la investigación científica requiere. La misión del CIES es: incentivar y brindar apoyo para desarrollar investigaciones científicas en todos aquellos campos que realicen aportes concretos a la conservación y gestión de las áreas naturales protegidas en el subtrópico, con especial énfasis en la biología de conservación de la región NEA .Item Imagem e memória dos Avá-Guarani paranaenses(EDUNILA, 2020) Brighenti, Clovis Antonio (Org.); Oliveira, Osmarina de (Org.)(Re)existência, a existência com resistência Avá-Guarani, sintetiza essa obra. É uma resistência adaptativa, que se dá pela vivência do Teko, do modo de ser e viver a plenitude, apesar dos atropelos violentos provocados pelo “desenvolvimento” econômico imposto pelos jurua kuéra no Yvy Mbyte, que destruiu a natureza. Os Guarani fizeram sua história e seguem fazendo, às vezes sozinhos, outras vezes com aliados, mas há pelo menos 500 anos com muitos empecilhos e violências, tendo que rearticular e refazer constantemente sua estratégia de sobrevivência. Nesse transcurso, ficaram registros: os principais deles estão guardados e são transmitidos na oralidade; uma pequena parte dessa memória foi gravada por diferentes pesquisadores; outra, também foi registrada em fotografias – as memórias visuais.Item Josefina Plá: uma produção múltipla e moderna desde a cultura paraguaia/(EDUNILA, 2021) Cota, Débora (Org.); Rodrigues, Daiane Pereira (Org.)Em 2019, completaram-se 20 anos da morte de Josefina Plá e, apesar da existência de vários estudos acadêmicos sobre a escritora e artista que se debruçam, em sua maioria, sobre a representação da mulher paraguaia em sua narrativa, não havia nenhum livro que se propunha à divulgação de pesquisas relativas à autora disponível ao leitor brasileiro. Neste sentido, esta obra, intitulada Josefina Plá: Uma Produção Múltipla e Moderna desde a Cultura Paraguaia e organizada por Débora Cota e Daiane Pereira Rodrigues, é uma homenagem através da divulgação de estudos sobre suas atividades no país. A publicação reúne pesquisas que introduzem o leitor ao grande universo artístico cultural explorado por Plá: seus trabalhos com a arte popular paraguaia; sua produção poética e intimista; sua condição de estrangeira; seu interesse pela formação híbrida da identidade paraguaia e latino-americana, ou ainda sua perspectiva com relação à questão da mulher. Espera-se que a publicação, que surge com o desejo de unir estudos sobre a autora e divulgar sua variada produção, sirva de introdução àqueles que ainda não se acercaram às atividades de Josefina Plá ou que mantém com ela um estreito diálogo, mas que também contribua nas discussões sobre a literatura paraguaia e principalmente para as pesquisas que se voltam à América Latina e sua cultura.Item Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español(EDUNILA, 2019) Soares, Francisca Paula Maia (Org.); Cathcart, Mercedes Causse (Org.)Como pode um professor de idiomas relacionar a língua que ensina aos conhecimentos sociais e interculturais que essa língua veicula? Que caminho ele deve percorrer ao se ocupar dos múltiplos sentidos das linguagens com que lida? Como estabelecer metas e definir as prioridades? Para responder a essas e a outras questões, é preciso voltar nosso olhar aos textos desta coletânea que intenciona lançar luz sobre questões tão caras a quem está comprometido com o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Esta obra resulta da parceria das organizadoras – as linguistas e professoras Francisca Paula Soares Maia, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA, Brasil), e Mercedes Causse Cathcart, da Universidad de Oriente, Cuba –, que não se limitam a atuar como docentes comprometidas com um ensino de qualidade e se destacam pela busca do aprimoramento de seu trabalho e pelo interesse em responder às inúmeras perguntas que se colocam no dia a dia. Trata-se de um conjunto de artigos instigantes e desafiadores, cuidadosamente reunidos e voltados para a construção de um trabalho coletivo em que novos saberes são regidos tanto pela prática do educador quanto pelos relatos de experiência. As reflexões que a obra instiga conduzem a sugestões de políticas direcionadas para o ensino do português e do espanhol como línguas estrangeiras. Neste livro, valoriza-se a existência de programa para preparação e capacitação de professores, a formação continuada dos profissionais que atuam no ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) e Espanhol Língua Estrangeira (ELE) e o estímulo à divulgação da cultura dos países em que esses idiomas são falados. Além do estabelecimento de diretrizes para a condução da prática pedagógica, encontram-se aqui propostas de ensino de língua, cultura e sociedade por meio de textos que tratam da história desses países, bem como da inserção de saberes socioculturais nos materiais didáticos destinados ao aluno de PLE e de ELE. Levando-se em conta o contexto do aprendizado, os conhecimentos sociolinguísticos a serem trabalhados e os conhecimentos interculturais a serem abordados, ainda se sugere, neste livro, o uso da sequência didática – considerada uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento da proficiência dos aprendizes de línguas estrangeiras. Os textos da coletânea são enriquecedores não apenas pelas teorias que os fundamentam, mas também pelo dinamismo das abordagens que estimulam a prática didática, seja pelas técnicas de ensino de língua estrangeira, seja pelas sugestões de planejamento de atividades comunicativas e interativas.Item Manual Didático para a Execução do Ensaio Índice de Suporte Califórnia (ISC)(EDUNILA, 2022) Bizarreta-Ortega, Julio César; Ochoa Averos, SaraEste manual didático apresenta uma introdução sobre o ensaio do Índice de Suporte Califórnia (ISC), ou California Bearing Ratio (CBR), de maneira sucinta, clara e de fácil compreensão para um discente iniciante nos ensaios experimentais.Item Mapeamento da distribuição geográfica de espécies na região neotropical: manual para aulas práticas.(EDUNILA, 2024) Löwenberg Neto, Peter; Kirsch, Christian BergmannComo descrever a distribuição geográfica de espécies? Que técnicas podem ser usadas para obter a área de distribuição geográfica? Como transformar uma tabela com coordenadas de latitude e longitude em pontos de ocorrência num mapa? O livro “Mapeamento da distribuição geográfica de espécies na região neotropical”é fruto da experiência de uma década de sala de aula, mostrando que o ensino na graduação também produz conhecimento – lugar comumente atribuído à pós-graduação. Peter Löwenberg Neto e Christian Bergmann Kirsch, com base na disciplina “Fundamentos da Biogeografia”, ministrada no curso de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), organizaram um material voltado para aulas práticas, com o intuito de facilitar a compreensão da distribuição das espécies no território com o uso de ferramentas do Sistema de Informação Geográfica (SIG).Item Morar na barranca: habitação, desenvolvimento territorial e tecnologia social na região trinacional(EDUNILA, 2019) Moassab, Andréia (Org.); Vettorazzi, Egon (Org.)Esta cartilha é resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA, com objetivo de analisar as diversas soluções populares para a moradia na região transnacional, especialmente nas áreas de risco de inundação. A universidade e seus cursos voltados para o espaço construído e o habitat, em conjunto com as populações e seus saberes, podem e devem potencializar este conhecimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas e colaborar para pressionar o poder público no atendimento do direito à moradia adequada e do direito à cidade para todos e todas. Esta cartilla resulta de una investigación llevada a cabo en el ámbito del curso de Arquitectura y Urbanismo de la UNILA, la cual tuvo por objetivo analizar las diversas soluciones populares para la vivienda en la región transnacional, especialmente en las áreas de riesgo de inundación. La Universidad y los cursos orientados para el espacio construido y el hábitat, en conjunto con las poblaciones y sus saberes, puede y debe fortalecer este conocimiento para una mejor calidad de vida de las personas y presionar al poder público para la debida atención a una vivienda digna y el derecho de vivir en una ciudad para todos y todas.Item O Movimento Hare Krishna no Brasil: Estudos em Perspectivas(Edunila, 2022) Carvalho, Leon Adan Gutierrez de; Valera, LúcioCom pouco mais de 300 páginas, o livro introduz o leitor ao movimento por meio de considerações históricas e sociológicas. Em seguida, apresenta um resgate da memória dos primeiros anos do Hare Krishna no país. Esse resgate precede a uma análise da presença das mulheres na tradição e a um estudo das ações desenvolvidas pelo movimento que vão além dos “mantras e templos”, como as de caráter educativo executadas em uma ecovila situada em Caruaru (PE). Especificamente em relação à fronteira Brasil-Paraguai-Argentina – região onde está localizada a UNILA e sua Editora Universitária – a obra apresenta um capítulo que analisa a cultura de fronteira e o Hare Krishna entre Foz do Iguaçu (BR), Ciudad del Este (PY) e Puerto Iguazú (AR). Desenvolvida por Júlio da Silveira Moreira, professor da UNILA, a análise parte da tese de que o movimento possui um caráter transcultural e transnacional próprio, pois afirma valores e princípios universais como a centralidade de uma ordem cósmica regida por um deus universal, características que são estudadas, no texto, tendo como base o fluxo populacional e os trânsitos transnacionais da Tríplice Fronteira. É surpreendente, por exemplo, saber que “os primeiros devotos” a circular pela região foram os vendedores de livros sobre o Hare Krishna, chamados de sankirtaneiros. Vindos das cidades argentinas de Buenos Aires e Córdoba, eles seguiam para a capital paraguaia, Assunção, onde foi formado o primeiro núcleo no país vizinho, ainda nos anos 1970. Logo, a abrangência foi ampliada para Ciudad del Este, onde foi instalado um templo e um restaurante. Mais recentemente, o polo de congregação e de atividades regulares na cidade vizinha “tem se constituído historicamente por vários movimentos e deslocamentos socioculturais”, que incluem os três países. Além de possibilitar esse fluxo transfronteiriço, o Movimento Hare Krishna tem provocado ainda um fluxo transnacional, pois recebe regularmente a visita de devotos de muitos países.Item O Movimento Indígena no Brasil: da Tutela ao Protagonismo (1974-1988)(EDUNILA, 2021) Brighenti, Clovis Antonio (Org.); Heck, Egon Dionisio (Org.)Este livro analisa como os indígenas no Brasil superaram as noções de tutela estatal e integração e abriram caminho para o reconhecimento da organização social, línguas, costumes, crenças e tradições. A primeira parte é dedicada ao movimento indígena, às assembleias e organizações que ocorreram, e conta com um artigo escrito por Nailton do Povo Pataxó da Bahia, protagonista desse processo. A parte dois é dedicada a conhecer alguns cenários das ações e mobilizações indígenas, em especial pela conquista das terras. O capítulo três é dedicado a analisar as ações do Estado e as mobilizações contra a integração e pela mudança do marco legal na Constituição Federal de 1988. Esse processo não alterou apenas a correlação de indígenas com o Estado brasileiro, mas também provocou mudanças profundas nas lutas sociais e na perspectiva do Brasil em se reconhecer com um pais multicultural, avançando, quem sabe, para a interculturalidade.