Klebsiella Pneumoniae: Análise Fenotípica e Molecular dos Mecanismos de Resistência KPC e NDM em um Hospital de Foz do Iguaçu, PR

Imagem de Miniatura

Data

2020-10-16

Autores

Batista, Aline Cristiane Cechinel Assing

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

ALINE CRISTIANE CECHINEL ASSING BATISTA

Resumo

A Klebsiella pneumoniae tem se destacado principalmente no ambiente hospitalar, isso devido a sua capacidade de expressar uma diversidade de enzimas de resistência a antibióticos, facilitando sua disseminação e dificultando a terapêutica clínica. Enzimas como as carbapenemases do tipo metalobetalactamases (NDM) e a KPC hidrolisam não apenas os carbapenêmicos, mas também os demais betalactâmicos, levando ao surgimento de microrganismos cada vez mais resistentes. Objetivo: Realizar análise fenotípica e molecular das enzimas de NDM e KPC provenientes de um hospital de Foz do Iguaçu – PR. Metodologia: Foram selecionadas 200 amostras clínicas de Klebsiella pneumoniae oriundas de pacientes internados no período de julho de 2018 a julho de 2019. Para a prova fenotípica foi seguido a Nota técnica 01/2013 da ANVISA e PCR para amplificação dos genes codificadores de NDM e KPC. As provas microbiológicas foram realizadas em parceria com o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) e a pesquisa molecular junto ao Centro de Medicina Tropical da Tríplice Fronteira. Resultados: No teste fenotípico, 165 (82,5%) cepas apresentaram positividade para KPC, 2 (1%) cepas para MBL e 17 (8%) cepas para ambos KPC e MBL, enquanto que no ensaio molecular o gene blaKPC foi detectado em 162 (81%) cepas, o gene blaNDM em 2 (1%) cepas e ambos os genes em 19 (8,5%) cepas; 16 (8,5%) cepas em ambas as metodologias foram negativas para as carbapenemases pesquisadas. Em suma, pôde-se concluir que houve uma eficiência diagnóstica positiva entre ambas as técnicas e que constituem ferramentas eficientes na triagem de carbapenemases do tipo KPC e NDM em áreas endêmicas.

Descrição

Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduaçãoem Biociências, do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ciências, área de concentração Biociências.

Palavras-chave

Carbapenemase, NDM, KPC, Tríplice fronteira, Klebsiella pneumoniae

Citação