Abordagem da História e Filosofia da Ciência por meio das Histórias em Quadrinhos
Data
2018
Autores
Leite, Mônica Regina Vieira
Gatti, Sandra Regina Teodoro
Cortela, Beatriz Salemme Corrêa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Editora Even3; NuDDEQ-UNILA
Resumo
A História e Filosofia da Ciência, nos últimos anos, vêm estabelecendo suas bases
teóricas e especificidades, tendo sua inserção defendida por diversos autores. Esse trabalho é a
favor de uma abordagem que seja embasada na Nova Historiografia da Ciência. Tal pesquisa tem
como justificativa o fato de que a historiografia tradicional é a que permeia no âmbito educacional
e pelo fato dela promover certas visões erradas sobre a Ciência. Tem por objetivo analisar a
importância da HFC no ensino de Ciências, bem como a viabilidade das Histórias em Quadrinhos
na sua abordagem, uma vez que as HQs possuem um potencial educativo em ascensão e por
facilitar o ensino devido às suas características linguísticas. Concluímos que as HQs são uma
boa opção de material a ser usado para abordar a HFC no ensino e que a prática do professor
mediador será decisiva nos resultados das atividades
Abstract
Descrição
Anais do 3° Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III) - Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química/Ciências da UNILA (NuDDEQ)
Palavras-chave
Historiografia, Histórias em Quadrinhos