Contribuições do Projeto Peruanidad: Ritmos e Danças das Regiões do Peru como Elemento Motivador nas Aulas de Espanhol

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-09-04

Autores

Miliano, Luziene Santos
Pequeno, Lucidalva Santos
Souza, Valdirene Pontes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O Peru é um país multicultural e multilinguístico, tendo como idiomas oficiais o espanhol, quéchua e Aimara. A diversidade cultural do povo peruano mostra a dimensão de valores e costumes que transcendem a história e fortalecem a sua identidade. O curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Literatura Hispânica do IFRR nos proporcionou uma rica experiencia vivida a partir do desenvolvimento do projeto PERUANIDAD, financiado pelo Programa Institucional de Fomento a Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras - INOVA/IFRR. O projeto teve como objetivo desenvolver através dos ritmos e danças peruana as competências linguísticas, literárias, discursivas, pragmáticas e socioculturais necessárias para uma melhor interação entre a comunidade acadêmica, mobilizando os acadêmicos do VI e VII modulo do curso de Letras Espanhol do IFRR/Campus Boa Vista na elaboração e desenvolvimento deste trabalho. Iniciamos os trabalhos formando grupos de debates com acadêmicos, em que promovemos discussões sobre a temática, realizamos também pesquisas bibliográficas, oficinas e encontros que proporcionaram um conhecimento mais aprofundado das diversidades existentes na cultura peruana, como culminância tivemos a realização de um evento organizado com a colaboração de professores e coordenadores do curso de Letras Espanhol do IFRR, o evento contou com representações das danças típicas de cada região do Peru: Costa, Selva e Serra, reproduzidas pelos acadêmicos, assim como palestras com relatos de experiencias realizadas por peruanos moradores da cidade de Boa Vista, exposições de artesanatos e gastronomia peruana como: chicha morada, arroz chaufa e papa a la huancaina, expandindo dessa forma o conhecimento sobre o contexto histórico e cultural do Peru e destacando a importância de trabalhar as diversidades culturais hispânicas em sala de aula como elementos motivadores no processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola. Partindo desse pressuposto, o projeto Peruanidad apresentou as manifestações culturais que serviram como subsídios incentivadores ao conhecimento da cultural peruana, e a presença da música na cultura humana não é uma novidade, isso porque é um acontecimento que perpassa gerações.

Abstract

Descrição

O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.

Palavras-chave

Peru, Música, Cultura

Citação

CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil