Contribuições do Projeto Peruanidad: Ritmos e Danças das Regiões do Peru como Elemento Motivador nas Aulas de Espanhol
Carregando...
Arquivos
Data
2019-09-04
Autores
Miliano, Luziene Santos
Pequeno, Lucidalva Santos
Souza, Valdirene Pontes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O Peru é um país multicultural e multilinguístico, tendo como idiomas oficiais o espanhol,
quéchua e Aimara. A diversidade cultural do povo peruano mostra a dimensão de valores e
costumes que transcendem a história e fortalecem a sua identidade. O curso de Licenciatura em
Letras Espanhol e Literatura Hispânica do IFRR nos proporcionou uma rica experiencia vivida a
partir do desenvolvimento do projeto PERUANIDAD, financiado pelo Programa Institucional de
Fomento a Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras - INOVA/IFRR. O projeto teve como
objetivo desenvolver através dos ritmos e danças peruana as competências linguísticas, literárias,
discursivas, pragmáticas e socioculturais necessárias para uma melhor interação entre a
comunidade acadêmica, mobilizando os acadêmicos do VI e VII modulo do curso de Letras
Espanhol do IFRR/Campus Boa Vista na elaboração e desenvolvimento deste trabalho. Iniciamos os
trabalhos formando grupos de debates com acadêmicos, em que promovemos discussões sobre a
temática, realizamos também pesquisas bibliográficas, oficinas e encontros que proporcionaram
um conhecimento mais aprofundado das diversidades existentes na cultura peruana, como
culminância tivemos a realização de um evento organizado com a colaboração de professores e
coordenadores do curso de Letras Espanhol do IFRR, o evento contou com representações das
danças típicas de cada região do Peru: Costa, Selva e Serra, reproduzidas pelos acadêmicos, assim
como palestras com relatos de experiencias realizadas por peruanos moradores da cidade de Boa
Vista, exposições de artesanatos e gastronomia peruana como: chicha morada, arroz chaufa e
papa a la huancaina, expandindo dessa forma o conhecimento sobre o contexto histórico e
cultural do Peru e destacando a importância de trabalhar as diversidades culturais hispânicas em
sala de aula como elementos motivadores no processo de ensino e aprendizagem da língua
espanhola. Partindo desse pressuposto, o projeto Peruanidad apresentou as manifestações
culturais que serviram como subsídios incentivadores ao conhecimento da cultural peruana, e a
presença da música na cultura humana não é uma novidade, isso porque é um acontecimento que
perpassa gerações.
Abstract
Descrição
O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in-
ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para
divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a
cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do
MERCOSUL.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra-
ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni-
versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru-
guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos
e Investigações em Educação Superior.
O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro
do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.
A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal
do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra-
ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e
educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver-
ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro-
misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.
Palavras-chave
Peru, Música, Cultura
Citação
CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil