Análise do perfil da internacionalização da pós-graduação de uma universidade pública no Brasil: Nível da língua estrangeira dos docentes

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Data
2019-09-04Autor
Radael, Weber Henrique
Araújo, Silvana Marques
Verdu, Fabiane Cortez
Schiavi, Sandra Mara de Alenca
Silva, Thiago Oliveira
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Robson (2017) argumenta que, se as universidades querem ser verdadeiramente
internacionalizadas, elas precisam começar “em casa”, isto é, no seu próprio campus. Entende-se
como internacionalização em casa o conjunto de atividades que não necessitam da mobilidade
internacional em si, tais como: disciplinas ministradas em outros idiomas; cursos de línguas
estrangeiras oferecido no campus da instituição; artigos submetidos para revistas internacionais;
artigos com pares internacionais; disciplinas focadas em aspectos estrangeiros e outros (Robson,
2017). E ao se discutir este tema, inquietou-se como os docentes da pós-graduação estariam
preparados para a alavancagem da internacionalização “em casa” de uma universidade. Para
tanto, assume-se neste estudo que o primeiro passo para essa alavancagem seria o conhecimento
das línguas estrangeiras por parte dos docentes.