Professor na internacionalização: cenário pedagógico em (des)construção
Visualizar/ Abrir
Data
2019Autor
Pazello, Elisabeth
Lindstron, Jacqueline
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A partir de uma análise pormenorizada da tessitura do processo de internacionalização na
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Curitiba, identificou-se o
surgimento do cenário pedagógico do professor na internacionalização como um lócus de
enunciação em construção e carente de investigação.
Nesta razão, este trabalho pretende analisar esse cenário em seus elementos constituintes sob a
ótica da literatura da área com o objetivo de auxiliar o entendimento a partir do delineamento
da
peculiaridade desses elementos. Notadamente, o surgimento do professor na
internacionalização é inerente à era internacionalizada do Ensino Superior. Desse modo, não
surpreendentemente, a reflexão acerca desse cenário pedagógico enreda elementos linguísticos,
pedagógicos e sociais emergentes da trilogia de contato ‘internacionalização-contexto-sujeito’
configurada na pesquisa.