Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de Programação Logo
Carregando...
Arquivos
Data
2019
Autores
Francelino, Isabella Grinberg
Gimenez Ledesma, Jorge Javier
Ando Junior, Oswaldo Hideo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
SIEPE
Resumo
A robótica pedagógica tem se manifestado como uma ferramenta eficiente na melhoria
do ensino e em cativar o interesse dos alunos em disciplinas escolares nas quais os
mesmos sentem desinteresse e/ou dificuldades no conteúdo apresentado. Despertar
nas crianças o interesse por matemática, programação e áreas tecnológicas, antes
que possam desenvolver uma aversão cultural a estas áreas, assim como servir de
base motivacional para que cada vez mais alunos possam participar de atividades
relacionadas à área da robótica e tecnologias são objetivos principais que
fundamentam a escolha de crianças das primeiras séries do ensino fundamental nesta
iniciativa do ensino de robótica pedagógica em escolas públicas. A presente ação
busca facilitar e incentivar o aprendizado de matemática através de um curso básico
de programação e robótica, estruturado em etapas de estudo e de realização de ações
pedagógicas (interligadas aos conteúdos escolares) direcionados às crianças
selecionadas, assim como permitir e viabilizar o desenvolvimento do conhecimento do
ensino, a utilização da robótica pedagógica e a integração entre universidade e
comunidade externa. O projeto tem por objetivo capacitar alunos do ensino
fundamental que desejam participar de projetos que necessitem um conhecimento
mais elaborado futuramente. A ação, que está no segundo ano de execução, consiste
em um curso básico de programação em robótica voltado aos alunos do terceiro ano
do ensino fundamental utilizando a linguagem LOGO e o software gratuito
SuperLogo ® . O projeto é composto basicamente por três tipos de atividades: (i)
capacitação de pessoas, (ii) desenvolvimento de materiais de apoio e (iii) avaliação
dos resultados
Abstract
Descrição
VII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR)
Palavras-chave
II SIEPE, Robótica, Matemática, Programação LOGO