Tecnologia bancária e trabalho no Brasil do século XXI
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Data
2015-05
Autores
Dulci, Luiza Borges
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Resumo
A tecnologia é variável fundamental para a compreensão da história
das instituições bancárias. A rotina de trabalho nos bancos foi
profundamente alterada com a introdução das operações digitais.
Restritas às agências e aos centros de controle nos anos 1970 e 1980,
as operações online logo tornaram-se visíveis ao público, com os
caixas automáticos, o home e o offi ce banking e, hoje, com a internet
e o mobile banking. Além disso, os avanços tecnológicos das duas
últimas décadas, permitiram aos bancos externalizar parte de suas
atividades, que passaram a ser realizadas a distância, por trabalhadores
não bancários. Esta possibilidade de terceirizar as atividades e os
serviços bancários permitiu aos bancos expandirem suas redes de
atendimento com relativa redução dos custos com mão de obra. A
associação entre tecnologia e terceirização neste início do século XXI,
não levou, contudo ao aumento do desemprego no ramo fi nanceiro.
Tanto a categoria bancária cresceu em termos absolutos, quanto o
contingente de trabalhadores terceirizados, o qual já ultrapassa o
contingente de bancários tradicionais. Argumentamos, portanto,
que o avanço da automação e das terceirizações, no contexto de
crescimento e distribuição do Brasil atual, leva a reconfi guração das
formas de inserção no mercado de trabalho bancário, ao invés de
simplesmente provocar desemprego. Tal reconfi guração traz desafi os
aos trabalhadores, às suas representações sindicais e à própria teoria
social
Abstract
Descrição
XX Encontro Nacional de Economia Política: desenvolvimento Latino-Americano, Integração e Inserção Internacional - UNILA, Foz do Iguaçu, 26 a 29 de maio de 2015
Palavras-chave
Economomia Industrial, Economia Política, Economia do Trabalho, Economia da Invoação (Tecnologia)
Citação
ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA E POLÍTICA, 20, 2015, Foz do Iguaçu - PR. Caderno de Resumos... Foz do Iguaçu: SEP, 2015