IMEA - Relatórios Técnicos-científicos

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 18 de 18
  • Item
    Estudo sobre a Revalidação de Diploma do Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (DRUSA) na América Latina
    (2019) Ortiz, Ronny
    A formação acadêmica para atender o mundo rural implica discussões metodológicas e técnicas (FREIRE, 1971; CAPORAL, 1991) e ganha destaque a perspectiva da interdisciplinariedade, em vista a garantir a formação de um profissional mais sensível à complexidade dos processos sociais, que envolvem questões de gênero e geracional, pobreza rural, plurialitividade e multifuncionalidade da agricultura, entre tantas questões que permeiam as novas ruralidades latinoamericanas (DELGADO, 2013). A identidade de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (DRUSA) da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) nasce da perspectiva interdisciplinar sendo este título uma exclusividade de oferta da Unila, mas que encontra possibilidade de diálogo com outros 20 cursos de graduação na América Latina identificados em mapeamento de cursos de graduação e pós-graduação dedicados à formação profissional em desenvolvimento rural e/ou segurança alimentar, e áreas afins (ZIMMERMANN, AMARILLA E BENITEZ, 2015).
  • Item
    Componentes Curriculares e a Formação Pedagógica em Curso de Geografia Grau Licenciatura: o Caso da Unila e Universidades dos demais Países Latino-Americanos
    (2019) Silva, Nathan; Menegol, Adriana
    Ao tratar da discussão sobre currículo e componentes curriculares, é importante ter em mente que são produzidos em um determinado tempo e espaço, refletindo assim desejos e ideias de grupos que compõem a sociedade para o qual o currículo escolar ou do ensino superior foi pensado, portanto não é neutro. Apple (1994, p. 59), reforça o caráter de não neutralidade do currículo ao afirmar que o mesmo é seletivo, é “[...] resultado da seleção de alguém, da visão de algum grupo acerca do que seja conhecimento legítimo. É produto de tensões, conflitos e concessões culturais, políticas e econômicas que organizam e desorganizam um povo”. Na América Latina, segundo Kalmus e Souza (2016, p. 56), a partir da década de 1990, é possível verificar sinais de reformas educacionais dessa natureza que visavam atender “[...] à demanda não apenas da expansão do ensino, mas também da adequação da educação pública às mudanças da lógica de regulação capitalista, dado o diagnóstico da ‘ineficácia do sistema’”. Para os autores, essa necessidade de expansão do ensino e o discurso de ineficácia do ensino nesses países, em particular do ensino básico, resultaram no transcorrer da década de 1990 em reformas educacionais que em tese, atenderiam a demanda de qualidade e equidade na educação básica mas que também pregavam a urgência de inovação nos estabelecimentos de ensino bem como a inserção de ideias como competência, efetividade e descentralização para o campo das políticas públicas de educação. A partir dos anos 2000 segundo Kalmus e Souza (2016), tem-se verificado outro momento de reformas educacionais no ensino básico e superior em diversos países latinos, que tem se concretizado a partir de novas legislações. E dentre os aspectos privilegiados por essas reformas e legislações que norteiam a formação no âmbito do ensino superior, chama-se a atenção para o currículo dos cursos voltados para a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, produtos de um dado contexto socioespacial, histórico e político de cada país latino. Objetivou-se com esse projeto de extensão identificar quais os componentes curriculares voltados para a formação docente do curso de Geografia, grau Licenciatura, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e aqueles presentes em cursos de Geografia grau licenciatura de universidades públicas dos demais países Latino-americanos. Essa pesquisa justifica-se pelo fato da mesma contribuir para o debate acerca dos avanços necessários no tocante a organização curricular dos cursos de licenciatura em Geografia.
  • Item
    Currículo e formação do antropólogo latino-americano em perspectiva comparada
    (2019) Hickmann, Ana Luisa; Duarte, Anderson
    A presente proposta teve como objetivo comparar os currículos e as diretrizes curriculares de cursos de antropologia de seis países latino-americanos em relação aos do Brasil com vistas à apreensão das concepções que os países escolhidos têm acerca da formação do antropólogo, da integração latino-americana e dos desafios sociais, econômicos e políticos do continente, podendo subsidiar futuras propostas de dupla titulação e facilitando os processos de revalidação de diplomas.
  • Item
    Análise Curricular Comparada do Curso de Engenharia Civil da Unila com Outras da América Latina e Caribe
    (2019) Rivera, Yesica
    Na atualidade o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura da UNILA está em processo de atualização, e para isso, a proposta de realizar uma análise curricular comparativa com outros cursos de EC dos países latino-americanos e o caribe (LAC), pode servir como fonte de informação para a toma decisões do mencionado processo. Buscando melhorias principalmente nos assuntos relativos a mobilidade acadêmica, transferência e aproveitamento de diploma, revalidação de diploma obtido na UNILA, e dupla titulação. O trabalho consiste em selecionar um máximo de dois cursos por pais de LAC, seguindo o critério de melhor coloca ranking do “Times Higher Education Latin America University Rankings 2018”, onde está a lista das melhores universidades da região LAC. Para a comparação será considerado as cargas horárias dos cursos, a área de formação, o tipo de atividades e a comparação exclusiva. Conforme as análises dos dados, espera-se observar certa desuniformidade das grades curriculares entre as universidades a ser avaliadas, em relação as cargas horárias e às grandes áreas de concentração da Engenharia Civil enfatizadas pelas instituições.
  • Item
    Análise de grades curriculares em instituições de ensino superior em música.
    (2019) Ramirez, Liz Leticia
    Este relatorio contiene parte de las reflexiones realizadas a partir de la investigación sobre grades curriculares de cursos de graduación en música de América Latina y Caribe. Como parte de la investigación fueron analizadas y comparadas grades curriculares de 43 cursos de Música dentro de 23 universidades de América Latina y Caribe, en algunos casos también fueron utilizados planes de estudio de modo a constatar la presencia de indicios de colonialidad en los documentos estudiados. A partir de un abordaje teórico sobre colonialidad y decolonialidad distinguimos que la valoración de la música notada y el predominio de la música erudita europea, entre otros, son rasgos muy presentes en la enseñanza superior de música. Con las lecturas y el estudio realizado fue posible reflexionar sobre la posibilidad de realizar cambios favorables a la ruptura de la colonialidad en el curso de música de la UNILA
  • Item
    Análise sobre grades curriculares de cursos de música na América Latina e Caribe,
    (2019) SOUZA, CLARISSA
    Este relatório expõe as conclusões de uma análise sobre grades curriculares de cursos de música na América Latina e Caribe, realizada em busca de encontrar similaridades ou disparidades significativas entre os cursos, partindo de um pensamento crítico e reflexivo sobre a colonialidade a qual a academia musical está inserida. Para a análise, criou-se uma tabela especificando as universidades utilizadas, seu cursos e ênfases. Após um comparativo e leitura das ementas, foi utilizado material bibliográfico com bases em colonialidade e decolonialidade com finalidade de enfatizar o contexto da academia musical e criar uma perspectiva, tal como propostas de mudança dentro do próprio curso de Música da Unila, dando espaço a discussão sobre disciplinas musicais com conceitos sobre América Latina, integração e decolonialidade. Por fim, como resultado da pesquisa, foi realizado um artigo sobre a temática, e pretende-se compartilhar a pesquisa com a docência e discência do curso de música da Unila.
  • Item
    Relatório de Pesquisa Curricular 2019
    (2019) NAVIA, GABRIEL; SABOGAL, ADRIANA
    Neste relatório, faremos uma breve exposição dos objetivos propostos, desenvolvimento e conclusões alcançadas no projeto de pesquisa destinado à análise de componentes curriculares de cursos de graduação em música da América Latina e Caribe, realizado sob a orientação do Prof. Dr. Gabriel Navia e a participação da discente bolsista Adriana Rengifo. O objetivo do projeto foi, desde o início, buscar soluções para os desafios encontrados na implementação do PPC do Curso de Música. O projeto viabilizou a elaboração de uma base de dados com informações para formação discente complementar, a elaboração de propostas para o melhoramento e refinamento do currículo do Curso de Música e a identificação de cursos com possibilidades de convênio para a dupla-titulação de discentes.
  • Item
    Acesso e Permanência no Ensino Superior: um retrato da ação afirmativa na UNILA.
    (2019-03) Ana Paula, Nunes; Anderson, Alves; Marcos, Oliveira; Waldemir, Rosa
    Relatório Final referente ao Edital IMEA 06/2018 "Estudos sobre a UNILA"
  • Item
    Perfil dos Cursos da UNILA
    (2019-03) Romulo, Piconi
    Relatório Final referente ao Edital IMEA 06/2018 "Estudos sobre a UNILA"
  • Item
    Processamento e análise de dados sobre a realidade político-linguística da UNILA
    (2019-03) Ariel, Blano; Bruna, Macedo; Rogério, Giugliano; Amanda, Medina; Jefferson, Torres; Daniel, Soares
    Relatório final de atividades referente ao Edital IMEA 06/2018 "Estudos sobre a UNILA"
  • Item
    Universidades De Fronteira - Um estudo sobre o perfil institucional e as necessidades das Instituições de Ensino Superior em áreas de fronteira no Brasil
    (2019-03) Cristiane, Dutra; Deise, Baumgratz; Danielle, Sales; Karine, Bandeira; Livia, Brito
    Relatório Final referente ao Edital IMEA 06/2018 "Estudos sobre a UNILA"
  • Item
    Práticas do Saber e Ensinar: O Perfil do Egresso das Licenciaturas e seu Perfil Latino-Americanista
    (2019-03) Laura, Amato; Ana Elise, Hericks
    Relatório Final referente ao Edital IMEA 06/2018 'Estudos sobre a UNILA"
  • Item
    Políticas de Inserção e permanência universitária para população indígena
    (2019-03) Clovis, Brighenti; Danielle, Nascimento; Romina, Celona; Chloe, Cohen
    Relatório Final referente ao Edital IMEA 06/2018 " Estudos sobre a UNILA"
  • Item
    O perfil dos alunos que adotam Nome Social na UNILA e suas percepções sobre a Univesidade
    (2019-03) Patricia, Queiroz; Livia, Morales; Wall, Assis
    Relatório de Pesquisa referente ao Edital IMEA 06/2018 "Estudos Sobre a Unila"
  • Item
    Mujeres en la universidad_pública en Brasil-Caso UNILA_ Acceso y permanencia de las estudiantas desde una perspectiva de_género y latinoamericanista
    (2019-03) Angélica, Alvarado; Juliana, Vargas
    Informe final correspondiente a la investigación dentro del marco de los Estudos da Unila- Edito N° 6 IMEA.
  • Item
    Integración educativa en el MERCOSUR: el caso de la revalidación y el reconocimiento de títulos universitarios
    (2019-03) Paula, Fernández; Fernando, Romero; Silvia, Lilian; Alberto, Acuña; Irene, Viera; Florencia, Martini; Beatriz, Abreu; Melanys, Giron
    Relatório de Pesquisa do Edital IMEA 06/*
  • Item
    Currículos Latino-Americanos: a formação pregressa das/dos estudantes internacionais da UNILA
    (2019-02-19) Balestra, Juliana; Amato, Laura; Struckes, Cristiane; Ferreira, Marianna; Perpetua, Sara; Ramirez, Norma
    Relatório de Pesquisa resultante do Edital IMEA 06/2018 - Estudos Sobre a UNILA
  • Item
    A relevância dos auxílios estudantis no processo de permanência de alunos estrangeiros na UNILA
    (2019-02-19) Fagundes, Luã; Zdradk​, Rosa; Sánchez, Alexis
    Relatório de Pesquisa resultante do Edital IMEA 06/2018 - Estudos Sobre a UNILA