Buscar
Mostrando ítems 1-10 de 17
Raça, Gênero e Discurso no Exame Celpe-Bras: um Estudo dos Elementos Provocadores
(2022)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo discursivo dos materiais da parte oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras). Ditos materiais são conhecidos ...
Lengua y Cultura Salvadoreña: Propuesta Didáctica para la Enseñanza del Español Salvadoreño como Lengua de Herencia a partir de su Diversidad Léxica
(2022)
Los movimientos migratorios demuestran que el desplazamiento de personas o pueblos que salen de su país de origen a otro es complejo y a veces algo particular del sujeto, cuya elección de un país u otro se da debido a ...
La (de) Colonialidad al Nombrar: Español como Lengua de Herencia desde las Márgenes de la Frontera
(2022)
El presente trabajo tiene como objetivo analizar el concepto de lengua de herencia desde una perspectiva fronteriza y decolonial. Foz do Iguaçu es una ciudad turística, fronteriza y multicultural donde residen personas de ...
O Uso de Estratégias de Comunicação em Sessões de Tandem Espanhol/Português: um Estudo de Caso
(2022)
A presente pesquisa se propõe a identificar as estratégias de comunicação (EsC) frequentemente utilizadas por uma parceria de tandem em encontros do projeto de extensão “Tandem en la triple frontera: aproximando línguas-culturas ...
Ensino Integrado Plurilíngue e Educação no Paraguai: entre Bilinguismo e Castellanización
(2022)
Este trabalho busca refletir sobre o estado atual da Educação Bilíngue no Paraguai e examinar os documentos orientadores do ensino formal paraguaio do primeiro ciclo da Educación Escolar Básica, focando nas diretrizes para ...
Sequências Didáticas para o Ensino de Português como Língua de Acolhimento para Crianças
(2022)
Neste trabalho se apresenta um material didático para o ensino de Português como Língua de Acolhimento para crianças da rede municipal de ensino em contexto trifronteiriço. Neste sentido, se produz material adequado para ...
Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila
(2022)
O presente texto consiste no Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Letras -
Espanhol e Português como línguas estrangeiras da Universidade Federal da Integração
Latino-americana (UNILA). A problemática levantada ...
Recuerdos de un Pasado Ficticio: Distorsión de la Memoria Histórica de una Nación y la Novela Núñez de Balboa. El Tesoro del Dabaibe (1940), de Octavio Méndez Pereira
(2022)
Tomando en consideración que la mayor parte de la sociedad panameña confunde los orígenes históricos coloniales con las narrativas ficticias de los autores panameños (PORRAS, 2018), este estudio tiene como objetivo principal ...
Seu futuro Agora era Previsível: a Distopia Interior do Protagonista do Romance - O Riso dos Ratos, de Joca Reiners Terron
(2022)
Tanto a história escrita no século passado quanto a história que se constrói no século atual tem colocado em xeque diversos ideais utópicos e abalado a fé no progresso da humanidade. Como resultado, o medo em relação ao ...
Criando Cartilha Médicas!: Elaboração e Descrição de uma Unidade Temática para o Ensino de Português a Estudantes de Medicina da UNILA
(2022)
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de elaboração de uma unidade temática para o ensino de português, no nível básico, como língua estrangeira, a estudantes do curso de medicina da UNILA. O suporte ...