• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - História - Licenciatura
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - História - Licenciatura
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Música no ensino de História Local: a cultura juvenil no processo ensino aprendizagem

Thumbnail
View/Open
Trabalho de Conclusão de Curso (210.8Kb)
Date
2018-12-15
Author
Santos, Alexssandro Aparecido dos
Metadata
Show full item record
Abstract
O objetivo desse artigo é fazer uma análise do processo de aprendizagem de estudantes do ensino público que se encontram em zonas desprivilegiadas do município de Foz do Iguaçu, trabalhando como cultura primeira a música. Na nossa atual sociedade o jovem de periferia não encontra muito espaço para se construir como sujeito social, se depara com enormes barreiras diante o dispositivo escolar e o mercado de trabalho, mas encontram na cultura esse espaço, ou seja, a música se torna uma válvula de escape para esses, no qual constroem suas relações pessoais e muitos acabam criando de certo modo uma resistência a autoridade e a estrutura que o dispositivo escolar os impõe. Nossa análise consiste em observar como a cultura juvenil que vem a ser influenciada pela música se dá em contato com a cultura escolar e como esta cultura pode auxiliar no processo de aprendizagem da história local. Sempre com um olhar sobre a realidade social do educando.
 
El objetivo de este artículo es hacer un análisis del proceso de aprendizaje de estudiantes de la enseñanza pública que se encuentran en zonas desfavorecidas del municipio de Foz do Iguaçu, trabajando como cultura primera la música. En nuestra actual sociedad el joven de periferia no encuentra mucho espacio para construirse como sujeto social, se depara con enormes barreras ante el dispositivo escolar y el mercado de trabajo, pero encuentran en la cultura ese espacio, o sea, la música se convierte en una válvula de escape para esos, en el que construyen sus relaciones personales y muchos acaban creando en cierto modo una resistencia a la autoridad y la estructura que el dispositivo escolar los impone. Nuestro análisis consiste en observar cómo la cultura juvenil que viene a ser influenciada por la música se da en contacto con la cultura escolar y cómo esta cultura puede auxiliar en el proceso de aprendizaje de la historia local. Siempre con una mirada sobre la realidad social del educando
 
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/4259
Collections
  • TCC - História - Licenciatura

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV