Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education
Carregando...
Arquivos
Data
2018-01-15
Autores
Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Even3
Resumo
No Brasil, o campo da educação histórica, inicialmente foi influenciado pelas discussões
portuguesas, que por sua vez foram influenciadas pela Inglaterra. No Brasil e na Europa além
da utilização do conceito consciência histórica, comum em diversos países, discussões a
respeito da progressão, avanço, mudança do pensamento histórico, ou do desenvolvimento de
Competências têm se tornado presentes e gerado debates. Com o objetivo de compreender
esses conceitos e a historicidade dessas concepções, o presente artigo propõe um inventário
(GRAMSCI, 1984) adentrando os campos da teoria e filosofia da história. As fontes
analisadas nesse propósito foram os textos publicados em português pelo professor Peter Lee
(Universidade de Londres) entre 2012 e 2015. O inventário permitiu perceber discussões
relacionadas às possibilidades formativas da História, sobretudo pelo aspecto entendido como
transformador dos conhecimentos históricos (LEE, 2015), além de uma recorrência de
aproximações entre tradições distintas no âmbito da Filosofia da História, e principalmente
um retorno a definições de níveis de progressão do pensamento histórico percebidos nas
expressões de alunos a respeito da natureza da História. A discussão a partir dos textos da
History Education pode auxiliar a compreensão sobre os conceitos de competências,
progressão, e ainda a compreensão sobre aproximações entre História e Psicologia no que diz
respeito aos conceitos substantivos e de segunda ordem, aos professores (as) – pesquisadores
(as) que busquem referências no campo da educação histórica no âmbito ibero americano
Abstract
Descrição
Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
Palavras-chave
História, Consciência histórica
Citação
OLIVEIRA, THIAGO AUGUSTO DIVARDIM DE. PARA CONHECER A EDUCAÇÃO HISTÓRICA: UM INVENTÁRIO DA HISTORY EDUCATION.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78056-PARA-CONHECER-A-EDUCACAO-HISTORICA--UM-INVENTARIO-DA-HISTORY-EDUCATION>. Acesso em: 12/11/2018 15:46