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    Didática da História: os currículos e a formação inicial das Universidades Estaduais do Paraná
    (Even3, 2018-01-15) Ferreira, Silvéria da Aparecida; Germinari, Geyso Dongley
    Este trabalho parte do projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido no mestrado em Educação – UNICENTRO, linha de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Tem como objeto a análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de História do sistema de ensino superior do estado do Paraná, na perspectiva da Didática da História. Essa proposta justifica-se com base em outras pesquisas que atestam a crescente pedagogização do ensino de História e a falta de uma didática própria, limitando a prática da docência a concepções da didática geral, interferindo na aprendizagem específica da ciência histórica. Compreende-se que esse problema decorre da formação inicial, assim nessa proposta objetiva-se refletir sobre como a formação de professores de História está sendo compreendida e realizada. A partir de análises das propostas curriculares dos sete cursos, das instituições Estaduais do Paraná, entender, identificar e problematizar o conceito de Didática da História. Baseado nos estudos do campo da Teoria da História refletir sobre o papel norteador da Didática da História nos cursos de Licenciatura da própria ciência
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    Recepção cinematográfica em situação escolar no ensino/aprendizagem de história
    (Even3, 2018-01-15) Fonseca, Vitória Azevedo da
    O objetivo deste texto é debater o processo de recepção e compreensão de narrativas cinematográficas por estudantes da Educação Básica em situação específica de sala de aula. Tomando por base as proposições de Roland Barthes sobre a existência da compreensão de filmes no nível do relato, do simbólico e do obtuso, bem como as definições de público de Roger Odin, a proposta foi aplicar questionários semelhantes, antes e depois da exibição integral do filme “As sufragistas” (Sarah Gavron, 2015) na tentativa de observar o processo de compreensão do filme a partir do nível do relato, ampliando para a compreensão de temporalidades, a relação entre o relato do passado e o presente, perspectivas de futuro, empatia, relação com evidências históricas e produção da verossimilhança no filme. Foi interessante perceber a recepção a partir das respostas e reações dos alunos durante o filme e a mudança no olhar provocados pelo filme, e, ao mesmo tempo, empatias relacionadas a questões de gênero
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    Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxis
    (Even3, 2018-01-15) Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
    Este artigo realiza reflexões a partir de resultados de pesquisa quantitativa e um desdobramento qualitativo, através de uma possibilidade de estratégia didática. Discute-se a partir de alguns dados levantados no ano de 2015 no Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba), questões teóricas do projeto “Indígenas, quilombolas e Napalm”, tais como: o conceito trauma (RÜSEN, 2009), a relação entre a cultura histórica e as consciências históricas dos discentes e a importância dessa relação para a didática da história, além de algumas estratégias didáticas pensadas no âmbito do paradigma narrativo da práxis histórica. O ponto de partida se relaciona a um dos resultados da pesquisa “Jovens diante da História” (2010) e a adaptação de uma questão da pesquisa de cunho quantitativo, em um roteiro de entrevista qualitativa que os discentes realizaram com familiares na faixa etária dos cinquenta anos. Os encaminhamentos didáticos do trabalho com terceiros anos de cursos técnicos integrados ao ensino médio e os resultados percebidos nas narrativas produzidas pelos discentes indicam a potencialidade da didática da história na perspectiva da práxis, assim como permitem algumas reflexões teóricas sobre possibilidades didáticas para enfrentamentos de histórias traumáticas ou controversas
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    Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education
    (Even3, 2018-01-15) Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
    No Brasil, o campo da educação histórica, inicialmente foi influenciado pelas discussões portuguesas, que por sua vez foram influenciadas pela Inglaterra. No Brasil e na Europa além da utilização do conceito consciência histórica, comum em diversos países, discussões a respeito da progressão, avanço, mudança do pensamento histórico, ou do desenvolvimento de Competências têm se tornado presentes e gerado debates. Com o objetivo de compreender esses conceitos e a historicidade dessas concepções, o presente artigo propõe um inventário (GRAMSCI, 1984) adentrando os campos da teoria e filosofia da história. As fontes analisadas nesse propósito foram os textos publicados em português pelo professor Peter Lee (Universidade de Londres) entre 2012 e 2015. O inventário permitiu perceber discussões relacionadas às possibilidades formativas da História, sobretudo pelo aspecto entendido como transformador dos conhecimentos históricos (LEE, 2015), além de uma recorrência de aproximações entre tradições distintas no âmbito da Filosofia da História, e principalmente um retorno a definições de níveis de progressão do pensamento histórico percebidos nas expressões de alunos a respeito da natureza da História. A discussão a partir dos textos da History Education pode auxiliar a compreensão sobre os conceitos de competências, progressão, e ainda a compreensão sobre aproximações entre História e Psicologia no que diz respeito aos conceitos substantivos e de segunda ordem, aos professores (as) – pesquisadores (as) que busquem referências no campo da educação histórica no âmbito ibero americano
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    A Educação Histórica como temática na formação continuada de professores no Estado do Paraná: considerações dos professores do Núcleo de Apucarana
    (Even3, 2018-01-15) Dias, Sueli de Fátima; Cainelli, Marlene Rosa
    Este estudo investiga como professores de História da rede pública de ensino no Estado do Paraná, no desenvolvimento da formação continuada, se apropriam das ideias ou teorias da Educação Histórica. Para tanto, parte das interlocuções com profissionais em exercício nas escolas do Núcleo Regional de Ensino de Apucarana – PR, buscando conhecer situações e eventos em que a Educação Histórica tem sido abordada. Finaliza apresentando, nas considerações dos professores, desafios para a prática de diferentes perspectivas teórico- metodológicas na aprendizagem da história
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    Memória e esquecimento de Moisés Bertoni
    (Even3, 2018-01-15) Pereira, Laura Sánchez; Portz, Solange da Silva
    A memória é hoje, tema de interesse vasto e crescente nas áreas sociais e, longe de ser estudada como uma mera condição biológica dá lugar a alternativas tornando-se sinônimo da disciplina de História. A maior parte dos pesquisadores enfatiza que para uma melhor compreensão dos fenômenos humanos e sociais é importante o estudo de conceitos como memória e esquecimento. Le Goff (2003) afirmava que os fenômenos da memória, tanto nos seus aspectos biológicos como nos psicológicos, não são mais do que os resultados de sistemas dinâmicos de organização e apenas existem “na medida em que a organização os mantém ou os reconstitui”
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    História difícil: a presença das emoções nas narrativas orais
    (Even3, 2018-01-15) Scorsato, Sergio Antônio; Schmidt, Maria Auxiliadora
    A história difícil, segundo Bodo von Borries (2016) é aquela que trata de fatos que envolvem conflitos diretos ou indiretos que necessariamente exigem uma análise e posicionamento sobre os acontecimentos e sujeitos envolvidos segundo as perspectivas de cada uma das partes. Por abordar situações, feitos e acontecimentos relativos a temas conflituosos ou “incômodos” cada vez que o sujeito precisa relatar, narrar e rememorar aqueles fatos, seu sistema emocional é ativado e passa a interferir no processamento nos diferentes processos de memória, podendo enaltecer ou deprimir os sujeitos gerando por vezes uma perpetuação por gerações através das diferentes formas de narrativas. Assim, neste artigo demos ênfase à presença das emoções em narrativas orais obtidas por meio de visitação aos quilombolas do João Surá localizada na região do Vale da Ribeira e suas relações com história da guerrilha do período da ditadura militar no Brasil. Para tanto embasaremos nossa proposta em autores e pesquisadores como Rüsen (2010), Schmidt (2015), Epistem (2012), Gevaerd (2009), Lúria (1992), Atkinson (2002) e Machado( 2002)
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    Alunos do Ensino Médio e a Prática de Pesquisa de Campo na disciplina de História: construindo reflexões e aprendizagens sobre o papel do migrante em Roraima
    (Even3, 2018-01-15) Florencio, Rutemara
    Este trabalho tem como objetivo conhecer as percepções dos alunos de duas turmas do ensino médio (3o ano) sobre realização da pesquisa de campo na disciplina de História além de refletirem sobre o papel do migrante na construção da história do estado por meio de sua prática como pesquisador. Desse modo, foi organizada um questionário com 6 perguntas abertas nas quais os alunos responderam sobre os significados do trabalho, se já haviam feito algo parecido, como se sentiram no papel de pesquisadores, entre outras questões que também incluem o tratamento do migrante na história local. Os resultados mostraram que para 95% dos entrevistados é “muito importante” tratar da história local na disciplina de História; 65% mencionou que ainda não conhecia a História de Roraima e 85%, nunca tinham feito pesquisa de campo na disciplina, considerando “muito relevante” esse tipo de atividade ao aprendizado escolar e da abordagem do migrante como parte importante da história do Estado
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    Noções de Jovens sobre a Política no Futebol: a experiência do Grupo Focal
    (Even3, 2018-01-15) Luiz, Pedro Aurélio dos Santos; Ramos, Márcia E. Teté
    A influência histórico-política dos clubes de futebol no Brasil circunda os mais variados aspectos do imaginário popular. O cruzeirense não vota no ex-presidente do Atlético Mineiro que concorre à vaga de governador do estado de Minas Gerais; o presidente da república declaradamente corinthiano arquiteta todo um mecanismo público-estatal para a criação de um emblemático estádio que circunda o imaginário dos corintianos e que fora motivo de deboche dos rivais por muitos anos; o gremista não compra utensílios domésticos daquela empresa que patrocina o Internacional-RS, e por aí vão os exemplos, fictícios ou não, de como o futebol pode ser utilizado para compreender o comportamento do brasileiro em suas tomadas de decisões
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    Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem
    (Even3, 2017-01-15) Barros, Patrícia Marcondes de
    O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura, formadora de uma nova subjetividade coadunada a pós- modernidade, expressa pela juventude contemporânea. A juventude atrelada à cultura digital apresenta expectativas e saberes diferenciados das gerações anteriores em relação ao processo educacional. Para a realização do presente estudo, de cunho qualitativo, serão estabelecidas interlocuções com a psicologia, a comunicação, a sociologia e a história, a exemplo, perscrutando as novas relações educacionais frente ao horizonte de possibilidades do devir. Tratamos aqui, de repensar o processo ensino-aprendizagem sob a égide das mudanças paradigmáticas postuladas pela cibercultura, conferindo novos sentidos, reconfigurando espaços e, também, reagindo à liquidez da pós-modernidade em prol de uma educação não apenas consonante às tecnologias, mas também humanista e aberta à complexidade e diversidade dos “meios e mensagens” que a contemporaneidade nos traz
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    Entre a escola e o trabalho: experiência de jovens trabalhadores em Marechal Cândido Rondon - PR
    (Even3, 2018-01-15) Caetano, Paloma Mariana
    O presente trabalho tem como objetivo realizar uma discussão sobre o sentido do trabalho e da educação entre jovens estudantes do Ensino Médio Regular, do período noturno, com idade de 14 a 26 anos da cidade de Marechal Cândido Rondon - PR. Educação e trabalho são duas dimensões de uma mesma experiência social que compõe a vida de milhares de jovens trabalhadores que dividem seu dia e sua vida entre duas atividades que, sob muitos aspectos, se revelam contraditórias. Nesta direção, procuramos identificar e analisar como esses sujeitos significam ambas experiências, tomando como ponto de referência as perspectivas dos próprios jovens envolvidos nesse processo. As fontes utilizadas para tal problematização consistem em entrevistas feitas com jovens trabalhadores e de questionário sociocultural aplicados com alunos da rede pública de ensino, ambas realizadas entre os anos de 2015 e 2016
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    História local e consciência histórica: uma revisão bibliográfica
    (Even3, 2018-01-15) Sukow, Nikita Mary; Urban, Ana Cláudia
    Esta comunicação é resultado de uma investigação de mestrado em fase inicial de desenvolvimento que tem como tema principal a relação entre História Local e Consciência Histórica de jovens estudantes de São José dos Pinhais e do Vale do Ribeira (Paraná e São Paulo). Apresenta uma revisão bibliográfica acerca das investigações que tomam como tema a relação entre história local e ensino de história, especialmente as que tomam como referencial a Educação Histórica e a Teoria da Consciência Histórica, forjada por Jörn Rüsen (2001). Como resultado, indicamos os debates propostos por autores como Garcia e Schmidt (2011), Germinari (2010), Buczenko (2013), Silva (2014) e Santos (2014)
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    Interpretaciones de Historia y Memoria del Conflicto Armado Colombiano como Disputa de Hegemonía
    (Even3, 2018-01-15) Alvarez, Mauricio J. A.
    Sobre el origen del actual conflicto armado que hay en Colombia existe un debate abierto en la búsqueda de establecer su origen y sus causas o los elementos fundacionales que lo generaron. Los análisis desarrollados, que intentaron comprender el conflicto armado y su relación con la democracia, con la memoria colectiva y la historia, muestran que hay interpretaciones muy divergentes sobre el origen y causas o factores que generaron el conflicto armado. Este debate tomó fuerza nuevamente, desde el año de 2012, cuando se inició el proceso de negociación entre la guerrilla de las FARC-EP y el Gobierno de Colombia (VILLARRAGA SARMIENTO, 2015: 218), con una agenda de negociación, comprendida por seis bloques temáticos 2 . Después, a inicios de 2014, se definió la hoja de ruta del proceso de negociación del gobierno de Colombia con la segunda guerrilla más importante de ese país, el ELN 3 . Este hecho mostró que el conflicto armado colombiano es un fenómeno complejo y fortaleció la necesidad de aproximarse al debate sobre las formas de entenderlo a partir de la historia y la memoria (ESTRADA ÁLVAREZ, 2015; GUZMÁN CAMPOS, FALS BORDA, UMAÑA LUNA, 2016: 13 – 24)
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    Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR
    (Even3, 2018-01-15) Pereira, Maria Luiza Viana; Sanches, Tiago Costa
    Tendo em vista a criação e implementação da lei 10639/2003, que regulamenta a obrigatoriedade do ensino de história da África e da cultura africana e afro-brasileira o presente trabalho tem origem em um pré-projeto sobre as perspectivas de África presentes nos currículos na formação inicial de professores a partir de 2012 na primeira turma da disciplina História da África na Universidade Federal do Paraná. Portanto, o objetivo deste estudo é verificar se o currículo se propõe a discutir as propostas da lei 10639 considerando esta proposta na formação do professor de história. Neste sentido, através de uma breve análise das bibliografias que abordam os temas África e relações África-Brasil no curso História da África para licenciatura em História investigamos quais conteúdos históricos estão presentes no currículo de formação de professores. Cabe ressaltar importância de estudar os temas África e afro-brasileiros elencados na legislação sobre pressupostos da própria ciência de referência, reconstruindo assim a partir de uma perspectiva traumática dessas relações históricas o processo de orientação histórica dos alunos
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    Letramento Histórico em Museus: análise de uma experiência educativa realizada no Memorial Minas Gerais Vale
    (Even3, 2018-01-15) Pinho, Luísa Teixeira Andrade
    A educação realiza-se em vários ambientes sociais e culturais. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional considera que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem não somente nas instituições de ensino e pesquisa, mas também na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Isso indica a necessidade de explorar de forma consciente espaços educativos situados além dos muros da escola ou, segundo o recorte deste projeto, nos museus. Como espaço cultural e educativo, o museu tem se dado o desafio de educar por meio da sensibilização e a partir de seus objetos, exposições e propostas educativas que cultivam a comunicação e produção de significados
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    Geração Coca-Cola: ideias de passado, presente e futuro em protonarrativas da cança escritas por jovens alunos brasileiros
    (Even3, 2018-01-15) Azambuja, Luciano de
    Nas perspectivas do campo da educação histórica, da experiência da cognição histórica situada e da disciplina da didática da história, a intenção do trabalho é compartilhar parte dos resultados da tese de doutorado em educação, intitulada Jovens alunos e aprendizagem histórica: perspectivas a partir da canção popular (AZAMBUJA, 2013), que consistiu na investigação das protonarrativas escritas por jovens alunos brasileiros e portugueses a partir das primeiras leituras e escutas de uma canção popular advinda dos seus gostos musicais e da subjacente constituição da consciência histórica tradicional. Mais especificamente, no que diz respeito à pergunta do quarto, último e principal instrumento de investigação do estudo nomeado Protonarrativas da Canção, aplicada a jovens alunos brasileiros do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Florianópolis, a partir da canção de trabalho selecionada, Geração Coca-Cola (1985), de autoria de Renato Russo da banda Legião Urbana: que ideias de passado, presente e futuro são expressas na canção?
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    Padre Antônio Vieira e o Estudo do Brasil Colonial: Os Sermões como fontes Históricas e ferramentas didáticas
    (Even3, 2018-01-15) Kölln, Lucas André Berno
    Essa comunicação foi construída tendo como base um conjunto de experiências oriundas da prática docente na universidade. Formulada como estratégia didática para uma disciplina sobre História do Brasil Colônia, a utilização dos sermões do Pe. Antônio Vieira ofereceu a possibilidade de desenvolver duas habilidades fundamentais nos alunos da graduação em História: (1) a habilidade de dissecar fontes coevas, e (2) a competência de articular as informações garimpadas com o debate historiográfico existente, lançando luz sobre questões que auxiliem na compreensão da constituição social e política do período colonial brasileiro. A engenharia reversa dos sermões (a busca pelas suas estratégias de persuasão) fez aparecer a anatomia da dominação patriarcal constituída sobre a economia açucareira, a proteção indígena articulada com a proposição do cativeiro africano e, enfim, algumas limitações de nossa cultura política (nossa "cordialidade", diria S. Buarque de Holanda) que o barroco de Vieira expressava com maestria
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    Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil
    (Even3, 2018-01-15) Gusmão, Leslie Luiza Pereira; Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
    Este texto é um recorte da dissertação de mestrado Orientação temporal e formação da consciência histórica: estudo de caso em propostas curriculares para o Ensino Médio. O objetivo principal da investigação foi identificar de que forma as propostas curriculares voltadas para o Ensino Médio fundamentam a problemática do tempo histórico. Assim, para responder as questões propostas foram utilizadas as teorias de Rüsen (2001; 2010). Para o desenvolvimento da investigação foi realizada pesquisa documental, cujos objetos de análise foram documentos estruturadores do Ensino Médio no Brasil. A investigação indicou que os principais documentos norteadores da aprendizagem de História no Ensino Médio não constituem reflexão sobre a construção da consciência histórica, e, apresentam uma noção de tempo histórico referenciada na teoria de Fernand Braudel, sendo que os três tipos de duração (curta, média e longa) são defendidos como as formas mais consistentes de “apreensão do tempo histórico”
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    Educação Histórica e as Ciências da Educação
    (Even3, 2018-01-15) Waiga, Juliano Mainardes; Urban, Ana Cláudia
    O presente trabalho objetiva apresentar dados parciais da pesquisa de mestrado que está em fase de desenvolvimento. Trata-se de um mapeamento de interlocuções bibliográficas da Prof.a Dr.a Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, precursora da Educação Histórica no Brasil. A metodologia utilizada para construção do mapa foi o levantamento bibliográfico seguido da aplicação de procedimentos técnicos da análise de conteúdo (BARDIN, 1979). Utilizamos como fonte uma amostra de 13 textos produzidos por Schmidt no recorte temporal que vai do ano 2000 a 2016. A partir dos dados levantados, podemos perceber diálogos significativos da Educação Histórica com as Ciências da Educação a partir da matriz brasileira de estudos
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    Burdening History na Educação Escolar indígena: o que pensam as crianças Mbyá Guarani sobre as narrativas de Colonização do Brasil?
    (Even3, 2018-01-15) Neves, Juliane Nascimento das; Urban, Ana Cláudia
    À luz da Burdening History ou a “história difícil”, o presente texto 3 apresenta reflexões de uma pesquisa em estágio avançado sobre as narrativas de Colonização 4 do Brasil no Ensino de História em contexto escolar indígena. Uma educação escolar que segundo os dispositivos legais se pensa ‘específica’ e ‘diferenciada’. Fazendo parte do currículo escolar, tanto das escolas indígenas como das demais, as narrativas que se referem à Colonização do Brasil compõe o currículo do Ensino de História em todo território nacional. Trabalhar essa temática com os estudantes indígenas requer, além do olhar pedagógico e histórico, um olhar antropológico em relação ao ensino e a aprendizagem. A história sobre a Colonização do Brasil está presente na memória coletiva e cultural da comunidade Mbyá Guarani e mais recentemente a temática também é discutida em âmbito escolar por meio das aulas de história e do uso dos manuais didáticos. Sendo um tema controverso da história a chegada dos europeus no Novo Mundo e consequentemente o genocídio das populações nativas configura- se como Burdening History, ou seja, uma história difícil, traumática, pesada -, o fardo da história (Von Borries, 2011). A pesquisa intenciona investigar o pensamento histórico das crianças da etnia indígena Mbyá Guarani sobre este tema. Tendo como aporte teórico os estudos sobre a Burdening History do historiador e didaticista alemão Bodo Von Borries (2011; 2016) e também a epistemologia da história e a teoria da Consciência Histórica do historiador e filósofo alemão Jörn Rüsen (2011; 2014). Outros autores também fundamentam as reflexões, como Bittencourt (2010), Lopes da Silva (2001), Lopes da Silva; Grupioni (2004), Medeiros (2012), Ribeiro (2015), Schmidt (2015), Schwarcz (2015) e Urban (2011)