Minicurso: Programa Educon o desafio de organização da Com-Vida
Carregando...
Arquivos
Data
2017
Autores
Machado, Loiva Mara de Oliveira
Weirich, Fernanda Olívia Guisolfi
Pasinato, Luiz Antônio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Proex/Unila
Resumo
O Programa de Extensão “Educação Ambiental e controle social da
Política Nacional de Resíduos Sólidos: o trabalho da COOPUV no município de São
Borja/RS”, está cadastrado na Plataforma SIPPEE da Unipampa, sob no 08.023.15 e
conta com financiamento do Edital PROEXT/MEC 2016. O programa apresenta
cinco objetivos principais, voltados a: 1) Organização e fortalecimento de
cooperativas e associações de catadores(as); 2) Desenvolvimento de ações de
educação ambiental; 3) Fortalecimento da articulação e parcerias de cooperativas e
associações de catadores e recicladores com o poder público; 4) Fortalecimento da
participação de associações e cooperativas de catadores(as), em espaços públicos
de deliberação sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos; 5) Fomento da atitude
investigativa, no processo de ensino-aprendizagem e no âmbito da pesquisa e
extensão. Estes visam o desenvolvimento de ações processuais de caráter
educativo, sócio-político e de sustentabilidade ambiental a partir de três eixos
principais: educação ambiental, participação no controle social da Política Nacional
de Resíduos Sólidos e fortalecimento da organização e ações coletivas de
catadores(as) e recicladores(as). A equipe executora do Programa conta com a
participação de bolsistas vinculados(as) ao Edital PROEXT MEC, Técnicos
Administrativos em Educação Superior (TAEs), Docentes e colaboradores(as) da
comunidade externa. A metodologia de trabalho (2016-2017) tem sido desenvolvida
por meio de reuniões quinzenais da equipe executora, levantamento sobre o
atendimento dos(as) catadores(as) junto as instituições voltadas à Política de
Assistência Social e Saúde e atividades formativas, atividades voltadas a educação
ambiental nas escolas, as quais se constituem foco do presente artigo. Resultados
parciais evidenciam que: há boa receptividade de estudantes, docentes e servidores
em relação as questões ambientais; a comunidade escolar constitui-se campo
potencial para o fomento de um novo pensar e agir em relação às questões
ambientais; a Com-vida constitui-se como espaço importante de reflexão e
construção de iniciativas no ambiente escolar e comunitário
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Meio Ambiente
Palavras-chave
Educação ambiental