Minicurso: diálogos entre indústria cultural e educação - desafios e possibilidades na educação básica
Carregando...
Arquivos
Data
2017
Autores
Ripa, Roselaine
Fernandes, Alisson
Vieira, Beatriz P.
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Proex/Unila
Resumo
O objetivo desse trabalho é apresentar os resultados da ação
de extensão “A indústria cultural invade a escola brasileira: construindo ações na
Educação Básica”, que integra o Programa de Extensão “Diálogos entre Indústria
Cultural e Educação: desafios e possibilidades na Educação Básica – Etapa II
(Edital Paex 2016). O programa é fundamentado na necessidade existente de
trazer para o universo escolar a reflexão ausente sobre os meios de comunicação
social, utilizando-os como instrumento para despertar consciências críticas. A
sociedade atual, que se gaba dos avanços tecnológicos conquistados e da
democratização do saber proporcionada à humanidade, revela em suas entranhas
a fetichização da técnica e a reificação das consciências. Nesse sentido, podemos
afirmar que vivemos em uma sociedade em que predomina a ausência de reflexão
diante das manifestações da indústria cultural. Os alunos chegam à escola
impregnados de mensagens midiáticas, porém, tal fato parece continuar sendo
ignorado pelos professores, que acreditam apenas nos conteúdos planejados e
destinados a sua disciplina. Muitos professores apresentam os recursos tecnológico
para atingir seus objetivos pedagógicos, esquecendo-se, contudo, de trabalhar
sobre os meios e suas mensagens. Sendo assim, o mini-curso tem o propósito de
contribuir para que os participantes reconheçam que a indústria cultural invade
também a escola e, diante disso, possam realizar as atividades e reconhecer a
necessidade de reagir “aos espetáculos” que a indústria cultural nos impõe: discutir
conceitos, bem como possibilidades de práticas pedagógicas que provoquem um
posicionamento crítico dos estudantes diante das mensagens propagadas pela
indústria cultural. Foram utilizadas documentários, rodas de conversa, análise de
sequência didática e produções estéticas dos participantes que mobilizaram a
discussão da temática
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
Palavras-chave
Indústria cultural, Educação básica