O uso da química forense como ferramenta metodológica contextual para a abordagem da temática drogras aos alunos do ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Almeida, Milene Graciele de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Proex/Unila

Resumo

O conhecimento químico faz parte do cotidiano do aluno e é abordado no ensino médio com a intenção de despertar o senso crítico e a compreensão da realidade através da ciência. A toxicologia forense atua na análise do consumo de drogas abusivas através de exames laboratoriais de amostras orgânicas e inorgânicas. Como o abuso de drogas é cada vez mais frequente entre os adolescentes e este faz aumentar a criminalidade, desenvolveu-se o minicurso química forense, o qual abordou-se através de palestras, utilizando-se de imagens e vídeos, como também atividades experimentais para demonstrações do trabalho de um químico perito. Os educandos, que em sua maioria não sabiam o que era a química forense foram esclarecidos. Ao realizar as práticas foram esclarecidas as reações químicas que ocorrem nas mesmas e a ligação com a química forense. Com a realização deste trabalho, pode-se compreender qual a concepção que os alunos apresentavam sobre a química forense, tanto quanto o conhecimentos que os mesmos apresentam sobre distinguir as drogas como licitas e ilícitas

Abstract

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação

Palavras-chave

Toxicologia, Educação - ensino médio

Citação