• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Eventos
  • Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS)
  • SEURS - Artigos científicos
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Eventos
  • Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS)
  • SEURS - Artigos científicos
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Capacitando estudantes do 6º e 7 º ano do Ensino fundamental para a Olimíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Thumbnail
View/Open
Artigo de evento (99.67Kb)
Date
2017
Author
Prado, Danielle Gonçalves de Oliveira
Santos, Daniel Figueiredo dos
Metadata
Show full item record
Abstract
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos nessa área. Este trabalho propõe desenvolver uma capacitação junto aos alunos do 6o e 7o anos do ensino fundamental das escolas da rede pública de Apucarana – PR, através da resolução de problemas relacionados à olimpíada. Esses alunos são classificados em nível 1, pela OBMEP. Em uma primeira etapa o objetivo foi analisar e subdividir o banco de questões das provas da OBMEP da primeira da fase do nível 1 dos anos anteriores (2007 até 2016). As subdivisões de conteúdos foram as seguintes: Aritmética, Geometria e Análise Combinatória. Baseados nessa divisão de conteúdos, foram criadas equipes para desenvolver, elaborar e separar listas do banco de questões, em níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil. Em seguida, essas listas foram enviadas aos responsáveis de cada escola (professores de matemática do ensino básico) que desenvolveram tais problemas com seus alunos. A segunda etapa desse trabalho ocorre após a realização da primeira fase da OBMEP, onde já são conhecidos os alunos aprovados para a segunda fase. Nessa etapa as atividades são realizadas dentro das escolas participantes, sempre com a presença de pelo menos um membro da equipe executora. O desenvolvimento deste trabalho pretende aumentar o interesse dos alunos em aprimorar seu conhecimento em Matemática. Para isso, são realizadas atividades diferenciadas, que possam causar uma maior atração aos alunos
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/4055
Collections
  • SEURS - Artigos científicos

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV