A validação da ludicidade como estratégia metodológica ao ensino da tabela periódica
Carregando...
Arquivos
Data
2017
Autores
Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Dorval, Deise
Weit, Claudia Daiane
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Proex/Unila
Resumo
O uso de recursos didáticos como ferramenta pedagógica associada a
ludicidade, torna o ensino mais prazeroso aos alunos. Nesta perspectiva, os jogos
lúdicos, surgem como uma alternativa, pois possibilitam o trabalho em grupos e
maior interação docente-discente. Partindo desta concepção, elaborou-se um jogo
lúdico denominado ́ ́ Caminho da Química``, que trata de um jogo de tabuleiro em
que o jogador terá informações dos elementos químicos da Tabela Periódica. No
intuito de analisar a concepção e aceitação dos alunos quanto ao uso de um jogo
lúdico para o ensino da Tabela Periódica, aplicou-se um questionário composto por
questões de múltipla escolha. O uso do lúdico através do jogo, mostrou ser um
recurso didático de ampla aceitação entre os alunos, possibilita maior interação entre
os colegas, oportunizando um ambiente descontraído mais prazeroso e oposto ao
método tradicional de ensino
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
Palavras-chave
Lúdico