A validação da ludicidade como estratégia metodológica ao ensino da tabela periódica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Dorval, Deise
Weit, Claudia Daiane

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Proex/Unila

Resumo

O uso de recursos didáticos como ferramenta pedagógica associada a ludicidade, torna o ensino mais prazeroso aos alunos. Nesta perspectiva, os jogos lúdicos, surgem como uma alternativa, pois possibilitam o trabalho em grupos e maior interação docente-discente. Partindo desta concepção, elaborou-se um jogo lúdico denominado ́ ́ Caminho da Química``, que trata de um jogo de tabuleiro em que o jogador terá informações dos elementos químicos da Tabela Periódica. No intuito de analisar a concepção e aceitação dos alunos quanto ao uso de um jogo lúdico para o ensino da Tabela Periódica, aplicou-se um questionário composto por questões de múltipla escolha. O uso do lúdico através do jogo, mostrou ser um recurso didático de ampla aceitação entre os alunos, possibilita maior interação entre os colegas, oportunizando um ambiente descontraído mais prazeroso e oposto ao método tradicional de ensino

Abstract

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação

Palavras-chave

Lúdico

Citação