Curso de extensão em Histórias e Culturas Indígenas
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Data
2017
Autores
Brighenti, Clovis Antonio
Lima, Bárbara Ferreira de
Barbosa, Aline da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Proex/Unila
Resumo
Durante a gestão do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, a trajetória de
lutas dos movimentos sociais negros e indígenas levou a conquista da Lei
11.645/2008, que modifica as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir
no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e
Cultura Afro-Brasileira e Indígena. A política pública afirmativa incide na larga
procura por informações e materiais acerca da temática indígena entre educadores
populares,
professores
e
pedagogos,
devido
à
grande
defasagem
e
desconhecimento sobre o tema. Como demanda a tais incidências foi proposto o
Curso de Extensão em Histórias e Culturas Indígenas, elaborado pela Universidade
Federal da Integração Latino-Americana (Unila) em parceria com o Conselho
Indigenista Missionário (Cimi). O avanço socio-educacional da ementa política por si
só não desempenha total efetividade. Os extensos e violentos processos de
apagamento e homogeneização da pluralidade sociocultural dos povos indígenas
são perpetuados nas práticas educacionais que refletidas na colonialidade do
conhecimento, impossibilita a construção de narrativas que evoquem a extensão
histórica e cultural dos povos originários. Assim, se constrói o objetivo da extensão
universitária em fomento à Lei Federal – que implica na formação de multiplicadores
sociais – potencializar as iniciativas de desconstrução de noções equivocadas nos
espaços coletivos e educacionais através da descoberta e apropriação de
metodologias descolonizadoras
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Direitos Humanos e Justiça
Palavras-chave
Povos Indígenas, Educação, Políticas públicas