Legislação e educação patrimonial: ações do PIBID Geografia/Unicentro para o reconhecimento e valorização do patrimônio

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Data

2017

Autores

Santos, Cleiton Welter
Grosse, Letícia Koltum
Maciel, João Laudenir

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Editor

Proex/Unila

Resumo

O trabalho apresenta as ações de educação patrimonial desenvolvidas nos colégios estaduais de Guarapuava, com vistas ao reconhecimento de bens urbanos e rurais como patrimônios. Trata-se de bens que não são reconhecidos oficialmente com o status de patrimônio. As ações sobre essa temática foram realizadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Guarapuava, Paraná, em parceria com os Colégios Estaduais: Colégio Estadual Padre Chagas – EFM localizado na Vila Carli e, Colégio Estadual do Campo da Palmeirina – EFM localizado no Distrito da Palmeirinha, município de Guarapuava, Paraná. O objetivo foi apresentar e discutir com alunos e professores envolvidos no projeto noções sobre legislação e educação patrimonial. O intuito foi levar ao conhecimento de todos os envolvidos, os mecanismos de identificação, reconhecimento e registro de um patrimônio, com o intuito de preservar todos aqueles bens que têm valor histórico e cultural para a população de Guarapuava. Avaliou-se que a oficina proposta teve repercussão bastante positiva e espera-se que tenhamos contribuído para a educação patrimonial e na formação de pessoas mais conscientes e responsáveis pelos bens culturais, materiais e imateriais, que o município de Guarapuava possui

Abstract

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação

Palavras-chave

Legislação, Patrimônio

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