Leituras dirigidas e Cinema na escola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Silveira, Verli Fátima Petri da
Harb, Fidah Mohamad
Vargas, Thaynara Luiza de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Proex/Unila

Resumo

Este trabalho visa explicitar resultados obtidos no projeto Leituras Dirigidas e Cinema na Escola que foi desenvolvido com alunos da EMEF Santo Antônio Pão dos Pobres, em bairro carente de Santa Maria, sob coordenação dos integrantes do Grupo PET Letras - UFSM. O projeto durou três anos na escola e agora está em andamento na EEEM Naura Teixeira Pinheiro. Seu objetivo é incentivar os alunos a lerem, refletirem e produzirem textualidades, relacionando tais leituras com o cinema, via apresentação de curtas. O projeto foi um meio de aproximação da Universidade com a escola, mantendo uma relação de interlocução entre essas comunidades. A metodologia se divide em diferentes momentos. Primeiramente, realiza-se o planejamento do projeto com o auxílio e orientação da coordenadora do projeto e tutora do Grupo PET Letras, em encontros para que os estudantes tenham liberdade de apresentar suas ideias. Em um segundo momento, parte-se para a atividade em ambiente escolar, para que alunos e petianos interajam e a proposta de trabalho seja apresentada. A cada encontro tenciona-se realizar uma proposta diferente com apresentações orais do que eles produzem, teatros, desenhos, pintura, atividades lúdicas, escrita criativa, como forma de criar um modo diferenciado de aprendizagem. Logo, a atividade permite aos alunos desenvolverem uma nova percepção na relação de escrita e cinema, principalmente por instigar neles o desejo de conhecer o diferente, unindo linguagem e tecnologia

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação

Palavras-chave

Literatura, Cinema, Produção textual

Citação