Leituras dirigidas e Cinema na escola
Carregando...
Arquivos
Data
2017
Autores
Silveira, Verli Fátima Petri da
Harb, Fidah Mohamad
Vargas, Thaynara Luiza de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Proex/Unila
Resumo
Este trabalho visa explicitar resultados obtidos no projeto Leituras
Dirigidas e Cinema na Escola que foi desenvolvido com alunos da EMEF Santo
Antônio Pão dos Pobres, em bairro carente de Santa Maria, sob coordenação dos
integrantes do Grupo PET Letras - UFSM. O projeto durou três anos na escola e
agora está em andamento na EEEM Naura Teixeira Pinheiro. Seu objetivo é
incentivar os alunos a lerem, refletirem e produzirem textualidades, relacionando tais
leituras com o cinema, via apresentação de curtas. O projeto foi um meio de
aproximação da Universidade com a escola, mantendo uma relação de interlocução
entre essas comunidades. A metodologia se divide em diferentes momentos.
Primeiramente, realiza-se o planejamento do projeto com o auxílio e orientação da
coordenadora do projeto e tutora do Grupo PET Letras, em encontros para que os
estudantes tenham liberdade de apresentar suas ideias. Em um segundo momento,
parte-se para a atividade em ambiente escolar, para que alunos e petianos interajam
e a proposta de trabalho seja apresentada. A cada encontro tenciona-se realizar uma
proposta diferente com apresentações orais do que eles produzem, teatros,
desenhos, pintura, atividades lúdicas, escrita criativa, como forma de criar um modo
diferenciado de aprendizagem. Logo, a atividade permite aos alunos desenvolverem
uma nova percepção na relação de escrita e cinema, principalmente por instigar
neles o desejo de conhecer o diferente, unindo linguagem e tecnologia
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
Palavras-chave
Literatura, Cinema, Produção textual