Uma experiência educativa vivenciada com uma criança da comunidade orfanotrófio
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Data
2017
Autores
Bos-Mikich, Adriana
Pacheco, Janice da Silva
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Proex/Unila
Resumo
O presente trabalho é um relato sobre uma experiência educativa
vivenciada com uma criança da comunidade Orfanotrófio, um território de constante
conflito devido ao intenso tráfico de drogas. Esta experiência foi proporcionada por
meio do Projeto de Extensão “Brincar e Filosofar com Crianças da Comunidade
Orfanotrófio, onde a sua proposta é integrar as crianças e jovens da comunidade
com professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),
a partir de oficinas com atividades lúdicas e rodas de conversa que proporcionam
informações relacionadas à saúde, à educação, ao seu bem-estar e à importância do
meio ambiente, além de difundir a Universidade junto à comunidade. “L” é uma
menina de 6 anos, que não frequentava a escola e aparentemente apresentava
necessidades educativas quanto a linguagem e relacionamento social. Observando
os desenhos produzidos por esta criança, percebeu-se que o seu desenvolvimento
gráfico apresentava estar entre o estágio sensório-motor compreendido entre a faixa
etária de 0 a 2 anos (rabiscação) e o estágio da garatuja compreendido entre de 2 a
4 anos (desordenada e circular), e ainda o excesso de agressividade impulsiva
caracterizado pelo descontrole das emoções geradas pelas manifestações de
violência de seu entorno social. Sendo assim, nos pareceu muito pertinente em
nossas oficinas adotar uma metodologia que colaborasse com “L”, de forma a
auxilia-la no processo de ensino-aprendizagem para que pudesse ter um rendimento
satisfatório quando iniciasse sua trajetória escolar no ano letivo de 2017, e contribuir
em seu desenvolvimento sócio-afetivo de maneira que tivesse maior integração com
as demais crianças da comunidade. Ao final de um ano de trabalho desenvolvido
nosso objetivo com “L” foi alcançado, que visava prepará-la para a iniciação da vida
escolar e integrá-la com as demais crianças possibilitando colocar-se como sujeito-
autor, construindo aprendizagens significativas
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
Palavras-chave
Comunidade Orfanotrófio, Educação - linguagem