Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças
Carregando...
Arquivos
Data
2017
Autores
Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi
Bório, Taniely da Costa
Borges, Ananda Rosa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Proex/Unila
Resumo
A educação em saúde é uma importante estratégia para auxiliar na
promoção e na prevenção da saúde nas populações. Quando trabalhamos temáticas
educativas com crianças, o lúdico favorece a compreensão dos assuntos e a adoção
de
novos
hábitos.
Objetivou-se
com
este
estudo
apresentar
o
projeto
‘Aprender/Ensinar saúde brincando’ explicitando sua forma de atuação. Trata-se de
um relato de experiência que aborda o funcionamento do projeto desde sua criação
em 2013. As atividades descritas apontam as estratégias de educação em saúde
desenvolvidas com as crianças em serviços de saúde e escolas. Destaca-se a
importante atuação dos acadêmicos, de diversas áreas da saúde, para a promoção
da saúde infantil por meio da implementação de atividades lúdicas, contemplando
temas de higiene, alimentação, atividade física e cuidados de forma geral. A
interdisciplinaridade
das
ações,
fomentada
pelos
acadêmicos,
favorece
a
compreensão ampliada de conceitos e maneiras de melhorar a qualidade de vida da
população envolvida nas atividades. Além disso, é importante ressaltar o impacto
que a participação no projeto gera para a formação acadêmica, fomentando o
trabalho em equipe e a articulação entre áreas distintas da saúde. Conclui-se que a
extensão universitária é muito importante tanto para a comunidade acadêmica, que
pode exercer suas funções diretamente nos contextos de assistência à saúde,
quanto para os usuários da escola e dos serviços de saúde assistidos, que recebem
as estratégias de educação em saúde de forma integral e humanizada
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Saúde
Palavras-chave
Educação em saúde, Hospital, Saúde Escolar