A Produação de Vídeo Estudantil no extremo sul do Rio Grande do Sul
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Data
2017
Autores
Pereira, Josias
Casagrande, Ana Paula Ogliari
Armas, Mateus Brum de
Título da Revista
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Editor
Proex/Unila
Resumo
Vivemos em um mundo de constantes mudanças, muitas delas realizadas pela
tecnologia, que diminuiu a distância entre as pessoas. Portanto, possibilitou que
usuários desta, sem conhecimento técnico, se tornassem produtores de conteúdo.
Fotografar e realizar vídeos, se tornou algo comum no dia-a-dia dos alunos que, para
isso, contam com aparelhos como celular, máquina fotográfica e Tabletes cada vez
mais sofisticados. Depois da realização dos vídeos, esses alunos exibem suas
produções nos sites, trocam fotos, informações nas redes sociais, em espaços em
que sua cultura é debatida, provavelmente aceita. Assim, trouxemos algumas
indagações pertinentes, são elas: - Como a escola utiliza essas tecnologias de
produção de vídeo? Será que essas tecnologias possibilitam uma prática docente
diferenciada com o uso desses equipamentos? Nesse sentido, em 2011 criamos um
projeto de extensão que auxilia professores e alunos a produzir vídeos estudantil e
auxilia as SMED (Secretaria Municipal de Educação) a criar um festival de vídeo
estudantil. Assim, em 2016 chegamos ao total de seis cidades gaúchas realizando o
Festival vídeo estudantil. Já auxiliamos a criação de mais de 200 vídeos estudantis,
nestes seis anos de projeto. Assim, o objetivo do estudo é analisar como a realização
de vídeo, construída por alunos e professores, contribui no processo educacional. A
metodologia utilizada é uma Pesquisa de Campo. Os resultados parciais apresentam
que essa produção potencializa o relacionamento entre os sujeitos escolares:
discentes e docentes
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
Palavras-chave
Vídeos, Cinema