As contribuições da formação macromissioneira para a construção da identidade docente
Carregando...
Arquivos
Data
2017
Autores
Gastaldo, Luís Fernando
Melo, Débora Kélli Freitas de
Schneiders, Ediane Cristina
Griebeler, Fernanda Kunz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Proex/Unila
Resumo
O Programa de Formação Continuada Macromissioneira (PFCM) constitui
uma ação extensionista proposta sob coordenação da Universidade Federal da
Fronteira Sul na perspectiva de efetivação social do direito universal à educação de
qualidade científica e social. O programa executado inspira-se em pressupostos
teóricos explicitados por Imbernón (2010), Freire (1996), Nóvoa (1999), Tardif (2012).
Estabelece diálogo com os docentes e demais profissionais da Educação Básica,
possibilitando aperfeiçoamentos vinculados aos seus campos profissionais e,
particularmente instigando registros e publicação em e-book de experiências e
reflexões resultantes do processo de formação continuada. Neste trabalho
objetivamos
destacar
apontamentos
descritos
no
e-book
produzido
pelos
participantes do PFCM, que permitem considerar avanços na construção de saberes
(disciplinares, curriculares e experiências) e de identidade docente e de profissionais
da educação, constituídos no próprio processo formativo reflexivo
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
Palavras-chave
Identidade, Professoralidade