(Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação Básica
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Souza, Reginaldo José de
Lindo, Paula Vanessa de Faria
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta a discussão teórica e as atividades
desenvolvidas ao longo do curso (Re) Conhecer o Espaço e as Novas Perspectivas
da Geografia, que foi oferecido para onze professores de escolas públicas de
Educação Básica do município de Erechim-RS. No segundo semestre de 2016, o
curso foi desenvolvido como extensão acadêmica, no âmbito da Universidade
Federal da Fronteira Sul, fundamentado nas práticas de ensino sobre a crise
ambiental na contemporaneidade. O objetivo central foi desconstruir visões
equivocadas sobre discursos como “o fim da natureza” e a “salvação do planeta”
para direcionar o entendimento quanto ao grande problema ambiental que realmente
deflagra a predação dos recursos naturais e a degradação das pessoas: o nosso
atual padrão de consumo, de produção industrial e a concentração de riquezas. A
paisagem, conceito operativo da Geografia, também foi estudada para melhor
compreender os desdobramentos das ações humanas nas dinâmicas da natureza. O
curso foi realizado em quatro módulos: 1) Meio ambiente: em busca de uma
conceituação geográfica; 2) Meio Ambiente e Paisagem: como fazer análise
ambiental em Geografia; 3) Meio ambiente e desigualdades sociais; 4) Estudo do
Meio Ambiente e Práticas Pedagógicas. Os professores cursistas puderam se
aprofundar no debate político acerca da questão ambiental e repensar suas
estratégias de ensino em sala de aula e em trabalhos de campo