Museu de Anatomia: instrumento de democratização do ensino e da inclusão social
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Data
2017
Autores
Rocha, Andréa Oxley da
Macedo, Mateus Belmonte
Moraes, Maria Paula Oliveira de
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Proex/Unila
Resumo
Introdução: Os museus são instituições culturais que possibilitam a
ocorrência de conexões entre o saber científico e a sociedade, constituindo um
verdadeiro espaço educacional não formal. Infelizmente, muitas vezes, esses
espaços não dispõem de características estruturais e/ou de profissionais
capacitados para que a Pessoa com Deficiência possa desfrutar dos bens culturais,
com sentimento de pertencimento social. Nesse contexto, o Museu de Anatomia se
mostra como instrumento de democratização do conhecimento que busca a cada
ano implementar medidas para multiplicar as possibilidades de acesso para todos os
tipos de visitantes. Objetivo: Descrever o Projeto de Extensão Museu de Anatomia e
suas ações na busca pela democratização do ensino e da inclusão social.
Metodologia: O Museu de Anatomia é organizado anualmente na forma de
exposição temporária, sendo expostas peças anatômicas e réplicas de obras de
arte. Na última edição, foram implementadas medidas para possibilitar acessibilidade
a Pessoas com Deficiência auditiva, motora ou intelectual, como tradutores de libras,
utilização de legendas virtuais (tablets) e atividades interativas e guiadas por tutores
treinados. Resultados: Em 2017, o Museu de Anatomia recebeu 6.366 visitantes,
acolhendo 79 instituições de ensino regular e especial ao longo de duas semanas de
exposição. Considerações finais: o Museu de Anatomia tem cumprido seu papel
como instrumento de democratização do ensino e também de inclusão social quando
valoriza as diferenças e promove a acessibilidade
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
Palavras-chave
Anatomia Humana, Educação Médica - ensino, Museu