Impacto do culto ecumênico em homenagem aos doadores de corpos na formação ética dos acadêmicos

Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Rocha, Andréa Oxley da
Thomaz, Gabriela Dalla Giacomassa Rocha
Okabayashi, Caio Seiti Mestre

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Proex/Unila

Resumo

Introdução: A dissecação de corpos humanos tem papel fundamental para a concretização do ensino da Anatomia Humana. Em 2008, com o intuito de obter mais corpos para a manutenção de uma qualidade de ensino, a Disciplina de Anatomia Humana da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) criou o Programa de Doação de Corpos (PDC), visando esclarecer a população sobre a possibilidade de doar o corpo e como proceder para efetivar essa doação. Com a intenção de agradecer aos doadores e aos seus familiares pelo gesto altruísta foi criado, em 2010, o Culto Ecumêmico em Homenagem aos Doadores de corpos. Objetivo: Relatar a importância da realização do Culto Ecumênico para a formação ética dos acadêmicos. Metodologia: O Culto é uma cerimônia anual, organizada pelos professores da disciplina de Anatomia Humana, bolsistas do Programa de Extensão em Anatomia e alunos dos primeiros anos dos diversos cursos da UFCSPA. Resultados: A cerimônia proporciona aos alunos um momento para expressarem seus sentimentos de gratidão aos doadores, refletirem sobre a importância deste gesto em sua formação e sobre sua responsabilidade para com seu aprendizado, além de assumirem o compromisso de tornarem-se profissionais mais competentes em sua área de atuação. Considerações finais: há uma mudança de paradigma, uma vez que o doador faz a doação de seu corpo de forma voluntária e altruísta, acreditando que seu gesto contribuiria para uma melhor qualificação dos profissionais em formação. Dessa forma, os alunos passam a compreender a dimensão do comprometimento e responsabilidade para com seu aprendizado

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação

Palavras-chave

Educação em saúde, Medicina

Citação