Educação especial e tecnologia assistiva: formação de professores e processos criativos para inclusão escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Barroco, Sonia Mari Shima
Vieira, Beatriz Moreira Bezerra
Neves, Daiane de Oliveira
Santos, Débora Lopes de Castro dos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Proex/Unila

Resumo

Justifica-se este projeto ante um contexto da universalização do ensino e da qualidade para os alunos com deficiência, e na compreensão de que as Instituições de Ensino Superior possuem o compromisso de disponibilizar seu conhecimento para além das fronteiras da universidade. O objetivo principal é fornecer subsídios teóricos metodológicos para professores no atendimento educacional de alunos com deficiência, à luz da Teoria Histórico-Cultural. Propomos e desenvolvemos a instrumentalização de professores em oito colégios estaduais dos municípios de Sarandi, Paiçandu e Mandaguaçu, caracterizando a formação de professores como uma importante ferramenta de enfrentamento à exclusão e garantia do desenvolvimento do psiquismo dos alunos. A metodologia envolve palestras abertas a professores das redes municipais e estadual, reuniões com diretores e equipes pedagógicas, grupos de estudos, cursos presenciais e acompanhamento da aplicação do conteúdo estudado na prática escolar

Abstract

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação

Palavras-chave

Educação especial, Formação - docência

Citação