Atendimento psicoeducacional a crianças com problemas de escolarização e TDAH
Carregando...
Arquivos
Data
2017
Autores
Bonadio, Rosana Aparecida Albuquerque
Leal, Luiz Donadon
Tuleski, Silvana Calvo
Teixeira, Ana Carolina Macedo
Tomeix, Beatriz Rabelo
Tanaka, Flávia Sayuri
Beltrame, Larissa Andrade
Silva, Patrícia Barbosa da
Liberato, Vivian Reis
Nisterac, Wellington de Souza
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Proex/Unila
Resumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiência oriundo das
intervenções em projeto de extensão, pautado nos pressupostos teóricos da
Psicologia Histórico-Cultural sobre queixas escolares relacionadas ao diagnóstico
TDAH. A referida abordagem compreende o desenvolvimento humano como um
processo histórico que necessita de condições materiais para a apropriação de
signos e produções humanas. Dessa perspectiva, as queixas são compreendidas
para além do biologicismo, parte-se da zona de desenvolvimento real a qual a
criança se encontra, vislumbrando a zona de desenvolvimento proximal, a qual as
intervenções são direcionadas visando por meio de atividades mediadas e
intencionais promover o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. As
queixas são recebidas pela Unidade de Psicologia Aplicada (UPA) e encaminhadas
para entrevista, em que são selecionados os casos pertinentes aos objetivos do
projeto. Neste ano recebemos uma variedade grande de queixas, incluindo
diagnósticos de TDAH, dificuldades de alfabetização e desenvolvimento da
linguagem oral e escrita. Como objetivos, buscamos trabalhar as questões
diferenciais do trabalho com grupo e conhecer as relações que permeiam a
construção da queixa escolar. Como fim, buscamos a superação da patologização
do não aprender e da medicalização desnecessária, mas recorrente em contexto
escolar. Por meio de espaços como este de intervenção, acreditamos ser possível o
desenvolvimento de potencialidades, para que as crianças sejam capazes de
resignifcar suas histórias e ser autoras de suas próprias vidas
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
Palavras-chave
Atendimento psicoeducacional, Dificuldade de escolarização, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)