Proto atendimento psicológico na clínica psicológica da UEL

Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Sei, Maíra Bonafé
Martins, Antonio Augusto Baldi
Bezerra, Paulo Victor
Ortolan, Maria Lúcia Mantovanelli
Morais, Ana Letícia Alves

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Proex/Unila

Resumo

O pronto atendimento psicológico é uma prática inovadora que difere consideravelmente das propostas tradicionais de terapia psicológica. Embora a pri- meira experiência desse tipo no Brasil seja da década de 1960, esse modelo ainda é muito pouco usual. O serviço de Pronto Atendimento Psicológico foi implementado na Clínica Psicológica da UEL no ano de 2015 como um projeto de extensão do de- partamento de Psicologia e Psicanálise. O pronto atendimento tem por objetivo o atendimento de demandas pontuais no momento de sua manifestação. Este serviço é oferecido diariamente na Clínica Psicológica da UEL. Realiza-se uma escuta quali- ficada das questões emergentes e prontamente avalia-se o encaminhamento mais adequado, por isso, além de um importante instrumento de atenção primária em saúde mental, o pronto atendimento também se configura como uma porta de entra- da para os outros serviços da rede de saúde pública. Desde o início das atividades foram realizados 307 pronto atendimentos. O projeto conta hoje com diversos envol- vidos, dos quais dois professores, 13 alunos de graduação e quatro colaboradores externos. Já passaram pelo projeto outros 11 alunos de graduação, 3 colaboradores externos e quatro agentes universitários de nível superior. A partir deste projeto de extensão foram produzidos três artigos já publicados, enviados 10 resumos e duas iniciações científicas que visaram caracterizar a população usuária do serviço e rea- lizar um estudo de seguimento com o público atendido, avaliando a prática realizada

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Saúde

Palavras-chave

Saúde - Clínica Escola, Saúde - Pronto Atendimento

Citação