Formação na fronteira: uso significativo das TIC
Carregando...
Arquivos
Data
2017
Autores
Cardoso, Vanessa Mattoso
Duarte, Larissa Francielle Martinez Rodrigues
Cordenonzi, Walkiria Helena
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Proex/Unila
Resumo
O projeto que aborda a formação na fronteira surgiu para atender uma
demanda local, tendo sua primeira edição no ano de 2014, unindo as comunidades
de Sant'Ana do Livramento/Br e Rivera/Uy, em prol do fortalecimento da educação a
partir da inserção das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no cotidiano
das escolas públicas, através de cursos de formação continuada e organização de
um evento (EBITE – Encontro Binacional de TIC na Educação) promovendo a troca
de experiências, em parceria com instituições públicas dos dois países, tendo como
público-alvo docentes e alunos de formação docente da fronteira. O objetivo deste é
dar seguimento as ações iniciadas, no então, projeto: “Formação Docente na
Fronteira: Uso significativo das TIC”. A edição atual amplia as edições anteriores,
2014 e 2015, ofertando oficinas para os estudantes, tornando o aluno um agente
ativo do processo de formação. As ações se darão através de palestras e oficinas de
formação continuada, organizadas em parceria entre IFSul e instituições de ensino
da nossa fronteira, visando construir novas práticas de ensino na área de TIC. O
projeto encontra-se em fase inicial, neste momento alguns cursos já estão em
andamento como o de Português e Matemática para o 9o ano do ensino
fundamental. Nas edições anteriores os resultados foram muitos satisfatórios, mais
de 300 pessoas participaram de alguma fase das formações e acredita-se que este
ano se replique
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
Palavras-chave
Formação - docência, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)