O Ateliê da infância como espaço de interações e brincadeiras
Carregando...
Arquivos
Data
2017
Autores
Mota, Maria Renata Alonso
Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
Pereira, Cleusa Maria Moraes
Marinho, Andriele dos Santos
Souza, Anna Larissa
Maciel, Dayanne de Oliveira
Almeida, Daniela de Almeida
Ribeiro, Lóry da Silveira
Tarouco, Lisandra Soares
Garcia, Maiara Mesquita
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Proex/Unila
Resumo
O Ateliê da Infância, projeto que está vinculado ao Programa de Extensão
Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE, da
Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi proposto com o objetivo de
oportunizar um espaço privilegiado para a brincadeirae a vivência de
múltiplaslinguagens pelos bebês e crianças da Educação Infantil, bem como
para a formação de professoras de creches epré-escolas da rede pública de
ensino do Rio Grande - RS. Como procedimentos metodológicos foram
definidas 10 ações desenvolvidas em 2016 e 2017. Dentre elas, destacamos as
visitas realizadas pelas turmas de Educação Infantil ao Ateliê da Infância, que é
planejado para que as crianças possam brincar e vivenciar múltiplas
linguagens,tendo em vistaque as interações com outras crianças e adultos são
possibilidades ricas de ampliação de conhecimentos nas mais diversas
dimensões, como, estética, cultural, corporal, artística, oral, escrita, entre
outras.Destacamos, ainda, as oficinas pedagógicas para professoras de
Educação Infantil e estudantes dos cursos de Pedagogia, Educação Física e
Artes Visuais.A partir das oficinas realizadas e das visitas das escolas ao
Ateliê,percebemos a contribuição deste espaço para as reflexões acerca da
infância e da importância das múltiplas linguagens na Educação Infantil
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
Palavras-chave
Educação Infantil, Formação - docência