Cultura, Estética e Formação: Redes de Saberes, imcompletudes e territorialidades
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Data
2017
Autores
Chaigar, Vânia Alves Martins
Soares, Luiz Paulo da Silva
Título da Revista
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Editor
Proex/Unila
Resumo
O Projeto de extensão, PROEXT/2016, da Universidade Federal do Rio
Grande – FURG está sediado no Núcleo EDUCAMEMÓRIA do Instituto de
Educação e busca ampliar redes formativas, que ressignifiquem a compreensão
hegemônica sobre a produção de conhecimento. Tem entre os principais objetivos
fomentar o diálogo intercultural e o reconhecimento do outro como um alterno e
evidenciar o conceito da incompletude cultural. Reconhecemos que a cidade é
permeada por movimentos, ações, saberes, reflexões, experiências muitas vezes
invisibilizadas ou que não são reconhecidas academicamente, mas que não podem
ser desperdiçadas, conforme alertou o sociólogo Boaventura de Sousa Santos.
Concordamos com a associação entre a ciência e a imaginação criativa, da poética
com a epistemologia para romper com o “império da visão” para aprendermos a ver
o invisível que, na perspectiva do geógrafo Milton Santos, significa ver o que ainda
não existe, mas (potencialmente) já está lá. Nessa direção almejamos, mesmo que
numa construção pacienciosa e nos condicionantes históricos, aproximações com
grupos, escolas, espaços não formais de educação, ONGs, etc., mediante a
metodologia da “rede de saberes”, que leva em consideração os sujeitos da cidade,
seus espaços e tempos, e a pluralidade epistemológica. Fazem parte da mesma,
rodas de diálogo, ateliês e oficinas formativas, seminários e outras formas de
interlocução originadas no processo. Como resultados parciais desse investimento
assentado no paradigma emergente, focado na emancipação, temos aumentado a
credibilidade junto a professores de escolas públicas e de educação popular,
construído parcerias com grupos de defesa de humanos e não humanos, estimulado
a participação de licenciandos em atividades que intercambiam com a cidade,
articulado associações com outras instituições acadêmicas, cujos intercâmbios
sancionam uma aliança epistemológica, estética e cultural. Nesse processo
confirmamos a importância da abertura epistemológica, do reconhecimento da
incompletude cultural e da territorialidade na produção de sociabilidades capazes de
alterar conhecimentos e racionalidades subalternas
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
Palavras-chave
Estética, Territorialidades